Chile o que passa...Volta de Brasileiros se inicia...
Capital do Chile foi afetada por terremoto de magnitude 8,8.
(Foto: Nasa / Modis Rapid Response Team / Rebecca Lindsey)
Tremor mais potente já registrado foi na mesma região.
Sinal de fumaça -
Foto de cima foi obtida em 23 de fevereiro. A de baixo, logo após o terremoto.
A coluna de fumaça preta indica a extensão dos estragos causados pelo terremoto de sábado, de magnitude 8,8 na escala Richter.
O abalo mais potente já registrado pelo homem, 9,5 na escala Richter, foi na mesma região, em 1960, e gerou um tsunami que matou 61 pessoas no Havaí.
Primeiros brasileiros resgatados do Chile chegam nesta madrugada a São Paulo
Eles estão sendo transportados em avião reserva da Presidência.
Em reunião com a presidente chilena, Lula prometeu ajuda ao Chile.
Fausto Carneiro e Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília;
Jeferson Ribeiro Do G1, em Brasília
Um grupo de 30 brasileiros que estava no Chile durante o terremoto que atingiu o país embarcou na noite desta segunda-feira (1º) no avião reserva da Presidência da República de volta para o Brasil.
Segundo o Itamaraty, o grupo é composto por escritores brasileiros que participavam de um congresso de literatura no país, idosos, gestantes e crianças.
Segundo informações do Palácio do Planalto, o avião vai pousar no aeroporto de Guarulhos,
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e prometeu ajudar os brasileiros a retornar ao país.
"Quero dizer que brasileiros fiquem tranquilos. Nossa embaixada está atenta. Se nós recebermos informações de que aeroporto não vai funcionar vamos dar um jeito de trazer os brasileiros de volta", disse o presidente. Segundo Lula, o aeroporto de Santiago está com sua estrutura danificada, mas a pista está em condições de receber aviões.
Mais de mil pessoas já buscaram informações sobre brasileiros no Chile
Até agora, não há registro de brasileiros mortos no terremoto.
Lula visitou o Chile nesta segunda-feira e prometeu ajuda.
O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (1º) que já recebeu mais de mil pedidos de familiares para auxiliar no contato com brasileiros que estavam no Chile no momento do terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter que atingiu o país vizinho no sábado (27).
Utilidade Pública:
A internet é uma das ferramentas que auxiliam na busca por desaparecidos no terremoto que atingiu o Chile na madrugada deste sábado (27). O site Chile Person Finder permite que usuários possam procurar por informações de parentes e conhecidos, digitando seus nomes em uma barra de buscas.
O sistema então busca informações sobre a pessoa desaparecida, bastando digitar o nome. Ele avisa o endereço que a pessoa se localiza, seja em casa ou em um hospital. Caso não existam dados sobre o indivíduo, o estado que o sistema apresenta é “desconhecido”.
Comentários
Postar um comentário
QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .