TIATIRA, A IGREJA TOLERANTE Lição 06 - CPAD -06/05/2012
TIATIRA, A IGREJA
TOLERANTE
Lição 06 - CPAD
Autor do subsidio: Osvarela“A Igreja dos tiatirenos foi a Igreja que tentava recolorir a mensagem verdadeira do Evangelho e da presença de Cristo, com falsas doutrinas de Jezabel! ”
Cuidemos
para que esta posição de Tiatira não adentre em nossas Igrejas!
O espírito de Jezabel se mostra como espírito de domínio sobre a autoridade do anjo da igreja, do verdadeiro profeta [como Elias, destes dias] e do Rei Jesus.LEIA A CONCLUSÃO
O espírito de Jezabel se mostra como espírito de domínio sobre a autoridade do anjo da igreja, do verdadeiro profeta [como Elias, destes dias] e do Rei Jesus.LEIA A CONCLUSÃO
Rm.6.13. ...mas
apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos...
TEXTO E LEITURA BÍBLICA
2 CO.6.14-15. Não vos
prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça
com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há
entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
Ap. 2.
18-25. E ao anjo da igreja de Tiatira
escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os
pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu
serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do
que as primeiras.
Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que
se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e
comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua
prostituição; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram
com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as
igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a
cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em
Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem,
as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
Tiatira:
Das
sete cidades da Ásia, Tiatira era a menos importante, politicamente.
Localizada
no fértil vale do rio Lico, era um rico Centro comercial, apesar da
pouca representatividade plítica no império romano.
Foi
fundada por Celenco Nicanor, um dos quatro generais de Alexandre Magno, que
dividiram entre si seu império, entre 301 e 288 a.C..
Ela
foi originalmente conhecida pelos nomes de Pelópia e depois Enópia, mudando-lhe
Selenco o nome para Tiatira de modo definitivo. A cidade de Tiatira ocupava uma
posição importante no sistema rodoviário de Roma, uma vez que estava situada na
estrada que vinha de Pérgamo, a capital dos romanos.
Era
ligada também por estrada à Laodicéia, e daí para as províncias orientais.
Constituía-se numa importante junção entre estas cidades para o livre comércio.
Estava situada no vale entre o monte Horno e o rio Caico, entre Pérgamo e
Sardes, a 25 km
do Mar Egeu.
Como
era muito exposta aos invasores, tinha apenas uma fortaleza para defender não
só a cidade, como também para obstruir o caminho até Pérgamo, a capital.
Por
isso Átalo III, em seu testamento, doou esta cidade ao império romano.
Atualmente, é nesse lugar que se encontra a cidade de nome Akhisar (“castelo
branco”), na Turquia.
Foi
destruída por um grande terremoto durante o reino de [César Augusto (27
a.C.-d.C. 14 d.C.)], mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano.
A
cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”.
Tiatira era de grande importância, pela
produção e comercialização de vestidos de púrpura, uma tinta usada em tecidos (Atos 16:14),
além de roupas, artigos de cerâmica, e apetrechos de bronze, etc..
Tiatira era considerada “santa” por causa de
Apolo Tirinas, “deus do sol”.
Como
as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos,
incluindo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Ártemis (Diana), além de um santuário a Sambate, uma sibila (uma
espécie de oráculo ocidental).
A importância de
figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho
de Jezabel, a
mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua
prostituição; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram
com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as
igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações.
Jesus sempre nos dá tempo pra arrependimento, rever
nossos erros e os deixar.
É a Justiça de Deus em ação.
Confessar
Arrepender-se metanóia é o processo.
Deixar
Obter perdão
Caso contrário:
Colocar no Leito para poder rever sua posição.
...e sobre os que adulteram com ela virá grande
tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
É um tempo de reflexão antes da chegada do
resultado de seus erros doutrinários, não é vingança de Cristo, mas fruto do
erro da doutrina anticristã.
Jezabel não se arrepende.
Por isto ela foi colocada sobre um leito de dores e
morte.
Ninguém pense que seus erros, embora abandonados,
não resultem em fatos ruins sobre suas vidas:
Jr 23:32-40.Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos
mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas
mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem;
e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. Eis que eu
sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem:
Ele disse. E porei sobre vós
perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida.
O adultério espiritual é condenado e fica marcado na vida de quem permite
a sua execução:
Pv 6:32-33.Assim, o que adultera ... é falto de entendimento;
aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará
castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará.
A igreja de Tiatira
desapareceu completamente no século II.
Nós
não queremos ser como Tiatira uma igreja destinada ao desaparecimento ou a cama
de dores e tribulações.
Tiatira
que era fruto do Ministério do Apóstolo Paulo – Atos 19.10, em sua 3ª viagem
missionária sofre estas graves palavras e infelizmente, mesmo avisada sucumbiu
ao erro.
Faz
parte da visão de Daniel 9.17.ss
sobre Os 4 chifres notáveis do
império grego foram os 4 generais
que sucederam Alexandre, o Grande: Ptolomeu, Cassandro, Lisímaco e Selêuco.
Histórico:
O
termo "tempos dos gentios" é o período no qual Jerusalém estaria sob
o domínio dos gentíos, desde o cativeiro babilônico, continuando até hoje e
continuará durante a tribulação.
Terminando
na segunda vinda de Jesus à terra onde irá julgar as nações.Dn 2:35
A
era da igreja que começou no dia de Pentecostes vai até o arrebatamento da
igreja.
Também
conhecida como dispensação da graça Ef 3:1-7 .No livro de apocalipse temos
representadas a era da igreja em diversas épocas, através das sete igrejas da
Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes,
Filadélfia e Laodicéia (a útima igreja).
Este
período não é contado como dentro das 70 semanas, pois não correspondem a
"teu povo e a tua santa cidade" (Israel e a Jerusalém), mas sim a
Igreja, pois a profecia é para Israel e Jerusalém.
Setenta
Semanas de Daniel
Confronto do verdadeiro com o mito:
O confronto da mitologia com a Divindade verdadeira.
Jesus – o Filho de Deus – O Vedadeiro
Contra o filho de Zeus. Apolo
“Filho
de Deus”, confrontando diretamente a divindade protetora de Tiatira, o deus
Apolo, que era o “Filho de Zeus” (o deus-Sol), que apesar de seus mitológicos
poderes, agia com muita injustiça. Jesus não era apenas o filho de um deus-Sol,
mas o próprio Sol da Justiça que traz (e traria aos tiatirenses salvação, se o
“temessem” (Malaquias 4:2).
Ap. 2. 18-25. E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto
diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés
semelhantes ao latão reluzente:
Cristo se apresenta à igreja de Tiatira como aquele “que tem
olhos como chama de fogo".
Representado aqui para Tiatira com o mais temível aspecto a
todas as igrejas, anteriormente avisadas.
“que tem seus olhos
como chama de fogo...” É o Filho de
Deus em Glória e com olhos que perscrutam tudo e todo.
É aquele que tem seus pés com o brilho inconfundível do lataão
reluzente, qual o brilho do sol e da chama de fogo, na qual esteve, e saiu
ileso da morte, então tem a firmeza do Eterno brilho celestial do vencedor da
Morte e do Inferno e tem os pés firmes para julgar o Tiatira, Igreja que
permitia o pecado.e continua com o mesmo poder, para julgar-nos como igreja
atual, para que não possamos admitir o pecado em nosso meio e reuniões.
“E que
comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial?”
Assim ele se apresenta como a maior autoridade pra suplantar
qualquer outra autoridade inferior admitida no seio de Tiatira!
Eis
o ensino apostólico que o espírito de Jezabel quebrou em Tiatira:
Atos
15:13-29.E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens
irmãos, ouvi-me:
Na
verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo
algum, senão estas coisas necessárias:
Que
vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne
sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem
vos vá.
“Mas tenho
contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar
os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.”
Os filhos
de Jezabel:
São sem dúvida alguma, os que aceitaram sua
doutrina em detrimento da Doutrina de Cristo.
São os seguidores de doutrinas não verdadeiras, que
infelizmente tem proliferado entre o cristianismo.
Com danos a vida de muitas pessoas e para igrejas,
que foram dizimadas, até recentemente.
A ação de Jezabel entre os seus seguidores e aos da
igreja não atentos:
-Ensino
-Engano
-Prostituição
-Comer sacrifícios da idolatria;
Muitos sofrerão este dano, por ensinar, ministrar e
permitir e serem omissos em não combater Jezabel, hoje disfarçada em novas
liturgias e ensinos aparentemente revelados, a ‘escolhidos’ no meio do povo!
“E ferirei de morte a seus filhos, e todas as
igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a
cada um de vós segundo as vossas obras.”
Quem aquilata, analisa,
condena e declara o objetivo desta palavra de alerta e condenação, que segue até
aos nossos dias nos orientando como sermos cristãos verdadeiros.
Pv
17:10-11.A repreensão penetra mais profundamente no prudente do que cem açoites
no tolo.Na verdade o rebelde não busca senão o mal; afinal, um mensageiro cruel
será enviado contra ele.
É aquele que “sonda os rins e os corações”, ou
seja, ao próprio Logos: Hebreus 4:12.Porque
a palavra de Deus é viva e eficaz, e
mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da
alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração.
I
Corintios 2:10.Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o
Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
A igreja
de Tiatira abrira espaço para outra autoridade ensinar e enganar o povo
congregado, em detrimento à doutrina do Cristo glorificado!
Agora é disciplinada e chamada a atenção com o mesmo Cristo em
forma poderosa, como nenhuma Igreja até este momento vira seu resplendor
glorioso, demonstrando seu Senhorio e Poder únicos.
Cristo não reparte seu senhorio e poder, dentro do universo e
menos ainda, no seio de sua Igreja, seu Corpo místico e glorioso, na esfera
divinal.
Solução:
A única vacina contra as
heresias é o conhecimento da Palavra e a comunhão com o Espírito Santo, só
assim há proteção.
Esse é um dos motivos do
Senhor dizer no final de todas as suas cartas: “Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas”. Apontamento do autor.
Livres desta condenação,
estão os que não se aliaram a doutrina de Jezabel – que representa a mulher
dominadora, que quer atuar junto com o anjo da igreja embasada em seus ensinos adúlteros,
cuidado com elas, que aparentemente usam “dons” para comeles se sobrepujarem
sobre os pastores e lideranças dentro da Igreja! - e livres da condenação dos ensinos
das “profundezas de Satanás”.
Seja este remanescente da
Igreja fiel em Tiatira!
“Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão
em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás,
que outra carga vos não porei.”
Os magos da Babilônia já usavam esta expressão –
profundeza de sabedorias pagãs – juntamente com os teosofistas, “ciência cristã”,
os espíritas, que ainda hoje atuam nesta área.
São apenas misticismos condenados sob a luz das Escrituras:
São pseudo-conhecimentos de fundamento espiritual
do reino parasita do mal – cujo príncipe é Satanás.
São psíquico-diabólicas doutrinas, que agem na
mente do que não tem conhecimento da verdadeira Doutrina, que não é prova
alguma de espiritualidade, mas da ação do príncipe deste Mundo.
Quem se mantém longe deta
doutrina pode receber as promessas:
Rm 6:12-22.Não
reine, portanto, o pecado em vosso
corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;Nem tampouco
apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas
apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a
Deus, como instrumentos de justiça.Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto
para santificação, e por fim a vida eterna.
“Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.”
Historiando:
Lídia e os familiares da sua casa estavam
entre os primeiros na Europa a aceitar o cristianismo, por volta de 50 EC, em
resultado da actividade do apóstolo Paulo em Filipos.
Lídia
morava em Filipos, a principal cidade da Macedónia, mas seria originária de Tiatira ou pelo menos teria morado lá
anteriormente.
Tiatira
era uma cidade que ficava na região chamada Lídia, na parte ocidental da Ásia
Menor. Por esta razão, alguns crêem que Lídia não seria o nome desta mulher mas
simplesmente uma alcunha ou apelido que os filipenses lhe teriam atribuído.
Ou
seja, esta mulher seria chamada "a
lídia", assim como a mulher com quem Jesus Cristo falou em Sicar podia
ser chamada de "a mulher samaritana", por viver em Samaria.
Independentemente disso, o termo "Lídia" veio a tornar-se um prenome
feminino da onomástica da língua portuguesa.
Tiatira era bem conhecida pela sua
indústria de tingimento e é provável que Lídia tivesse aprendido ali as
habilidades que vieram a tornar-se a sua profissão. A existência de fabricantes
de corante tanto em Tiatira como em Filipos é comprovada por inscrições
descobertas por arqueólogos.
É
possível que Lídia se tivesse mudado por causa do trabalho, quer para cuidar do
seu próprio negócio, quer como representante de uma firma de tintureiros
tiatirenos.
Mais tarde, já em Filipos, Lídia
vendia púrpura, quer o corante, quer o vestuário e tecidos tingidos com ele.
O corante púrpura era
extraído de várias fontes.
Parece
que era ela quem dirigia a sua casa, o que pode ter incluído escravos ou
servos, e, portanto, possivelmente era viúva ou solteira.
Segundo[1]
Marcial, poeta romano do Século I-pagão, um manto da mais fina púrpura de Tiro, outro centro
fabricante dessa substância, chegava a custar 10.000 sestércios, ou 2.500
denários, o equivalente ao salário de 2.500 dias de um trabalhador.
É
óbvio que essas roupas eram artigos de luxo ao alcance de poucos. Vê-se que
Lídia devia viver bem em sentido financeiro.
O
fato é que ela tinha condições de
receber o apóstolo Paulo e seus companheiros, Lucas, Silas, Timóteo e
talvez outros discípulos de Cristo.
“...e
o SENHOR lhe abriu o coração para
que estivesse atenta...”.
Porque
a palavra mostra que isto só aconteceu, porque ela recebeu a Cristo, diferente
da Igreja de sua cidade – Tiatira,
vide texto bíblico abaixo:
Atos 16:14-40.E uma certa mulher, chamada Lídia,
vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo
dizia.E, depois que foi batizada, ela e
a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao SENHOR,
entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.E, saindo da prisão, entraram em casa de
Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.
Muitos
não temos atentado para ajudar aos irmãos e abrigá-los em nossas casas, devemos
ser como Lídia de Tiatira para atentar em cuidar dos menos favorecidos entre
nós, e ajudá-los a nossa expensas.
Sestércio com a efígie de Vitélio.
O sestércio (sestertius, em latim) era uma
antiga moeda romana.
O nome provém das palavras latinas semis
("meio") e tres ("três"), isto é, "meio
terceiro", porque valia dois asses e meio.
O sestércio foi criado por volta de 211 a.C. como uma pequena moeda de prata que valia um-quarto de
denário (e, portanto, um-centésimo de um áureo).
Quando o valor do denário foi reajustado para 16 asses, o
sestércio também sofreu um reajuste, passando a valer 4 asses (mantendo,
portanto a paridade equivalente a um-quarto de denário).
Em 23 a.C., a reforma monetária de Augusto
transformou o sestércio numa moeda grande de bronze; da mesma forma que o
dupôndio, era feito com uma liga dourada chamada oricalco.
Circulou até meados do Século
III.
O dupôndio (dupondius,
em latim, pl. dupondii) era uma antiga moeda romana de bronze em circulação
durante a República e o Império Romano, no valor de 2 asses (1/2 sestércio ou 1/8 denário).
O dupôndio entrou em circulação durante a República como
uma moeda grande fundida (e não cunhada) cujo peso era de cerca de 2 libras romanas. A moeda
apresenta o busto de Roma no anverso e uma roda com seis raios no reverso.
Com a reforma monetária de Augusto em 23 a.C., o sestércio e o
dupôndio passaram a ser fabricados com uma liga dourada de bronze que os
numismatas chamam oricalco; denominações de menor valor eram produzidas em
cobre avermelhado.
A inclusão de uma coroa radiante sobre a efígie do
imperador, em 66 d.C., durante o reinado de Nero, teve como resultado
destacá-lo do asse (de dimensões semelhantes).
O acréscimo de uma coroa radiante para indicar valor
dobrado foi também aplicado ao antoniniano (denário duplo) e ao duplo
sestércio. O dupôndio foi fabricado
até o fim do século III d.C.
Tendo em vista que os dupôndios anteriores a Nero não
apresentam a coroa radiante, é por vezes difícil de distingui-los do asse,
devido à pátina.
Conclusão:
Conclusão:
Punição:
A
punição aos filhos é de uma conotação espiritual, ou seja, são os seus
seguidores, mas ainda havia tempo para se arrependerem. A punição será para
exemplo entre as igrejas. Evangelismo e Reforma
Autoridade (v.26) – A igreja
não precisa se vender para ganhar o mundo. Nem precisa se parecer com eles. O
Senhor a honrará na fidelidade, fazendo reinar sobre as nações.
O
Sol da justiça (Ap. 22.16) será o clareador das trevas da ignorância, revelando
o entendimento genuíno da igreja por meio de Cristo.
Faz
bem aquele que escuta estas palavras.
O
espírito de Jezabel se mostra como espírito de domínio sobre a autoridade do
anjo da igreja, do verdadeiro profeta [como Elias, destes dias] e do Rei Jesus.
Como
o espírito da sexualidade e da maquiagem para aparentar sua presença.
Satanás
deseja que a igreja deixe os padrões morais cristãos.
Que
a Igreja relativize o homossexualismo, o aborto, a imoralidade, o sexo fora do
casamento e tudo que denigre a santidade.
Mas,
nos dias de hoje precisamos olhar e atentar para a vontade de Deus em conservar
homens santos e zelosos, como nos dias do profeta Elias.
A
igreja verdadeira há de se purificar dessas ciladas.
Usemos
a Palavra de Deus, manejando-a com destreza e única regra de fé, para que desenvolvamos
seu zelo profético por meio da piedade e do conhecimento de Cristo
Fonte:
Bíblia Plenitude
Bíblia Explicada – CPAD
Espada Cortante- Orlando Boyer - CPAD
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento -
CPAD
O PATRONATO EM MARCIAL
Leni Ribeiro Leite - Prof. Dr. Carlos
Antônio Kalil Tannus
Dissertação de Mestrado submetida ao
Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas, Faculdade de Letras, da
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, como parte dos requisitos
necessários à obtenção do título de Mestre em Letras Clássicas.
The
Sephardic Community of Akhisar (Thyatira), Turkey
(Kahal
Kadosh Akhisar)
Evangelismo e Reforma - Fabiano Ramos Gomes
Outras fontes.Evangelismo e Reforma - Fabiano Ramos Gomes
[1] A obra de Marcial consiste de quinze livros de poemas,
conforme mencionado acima. Aquele que figura na maioria das edições como o de
número treze, chamado Xenia, e o de número quatorze, Apophoreta,
pelo seu conteúdo mesmo, não foram considerados para análise, bem como o não
numerado Liber Spectaculorum. Restaram então os demais doze livros, a
parte realmente importante da obra
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QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .