Livro de Rute - A Eleição dos gentios

ESBOÇO DE PREGAÇÕES:

AUTOR: Maria Alice Sampaio Varela

Dia 29/11/2009

Um estudo para explicar a eleição do povo gentílico desde o Velho Testamento, nos fatos ocorridos no Livro de Rute, uma das mulheres mais citadas nas pregações e antepassado sanguíneo, parte da história genealógica de Jesus.

Rute 1:16 _

Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.

Mateus 1:5,6:

5 a Salmom nasceu, de Raabe, Booz; a Booz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;

6 e a Jessé nasceu o rei Davi. A Davi nasceu Salomão da que fora mulher de Urias;

Isaias 9:6

6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

A Salvação é pra todos

Este livro declara 4 verdades do NOVO TESTAMENTO;

1 º - Transtornos humanos: dão oportunidades a Deus para realizar seus grandes propósitos redentores

Filipenses 1:12

12 E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho;

2 º - A inclusão de Rute no plano da salvação demonstra que a participação no reino de Deus independente da descendência física, mas pela conformação da nossa vida , a vontade de Deus mediante a obediência da fé.

Romanos 16:26

Mas, agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé;

Romanos 15:16

16 para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo Espírito Santo.

3 º - Rute como participante da linhagem de Davi e de Jesus, significa que pessoas de todas as Nações farão parte do grande reino do filho de Davi- Jesus Cristo, Filho de Davi.

4 º - Boaz como parente remidor, é uma pré-figura do grande redentor Jesus Cristo.

O propósito do livro, parecem ser as relações, e os propósitos de Deus com os gentios.

Rute era moabita pertencente a um povo que se originou de um ato impuro e pecaminoso com Ló e suas duas filhas, um povo que sempre foi inimigo ferrenho do povo escolhido, nós vemos Deus trabalhando com os gentios, séculos antes de Cristo ser rejeitado pelos Judeus.

A graça divina é mais vasta do que costumamos pensar.

A historia de Rute aparece no momento em que Israel se afasta do culto a Jeová, isto vem a ser uma figura da chamada dos gentios. A igreja de Deus, o corpo de Cristo

Atos 13:14 :18 e 6

Elimileque e Noemi não podiam confiar em Deus, em tempo de forme ?

Eles não confiaram e morreram .

Foram para uma terra aonde cultuavam um deus chamado Camos, considerado Baal _Peor, isto é, o senhor das montanhas rochosas, ali existia um culto prestado a esse deus, que era é semelhante ao de Moloque, com sacrifícios de crianças, às vezes até os com próprios filhos .

Rute é uma gentia, gentio era tido como cão, neste livro há Graça em todo tempo.

O estender da capa sobre uma mulher era símbolo de colocá-la sobre proteção e selar um casamento com ela, quanto Rute descobre os seus pés ela esta dizendo permita-me ser sua esposa.

Quando os casamentos eram solenizados entre os judeus, o homem jogava a capa ou o seu manto sobre sua esposa e lhe cobria a cabeça.

Rute estava dentro dos direitos legais de agir, ao requerer dele o comprimento de sua parte como parente próximo, mesmo sendo ele um homem velho.

A entrega do sapato simbolizava a transferência da propriedade , isso é mencionado em:

SALMO 60.8 E 108.9

Moabe, a minha bacia de lavar; sobre edom lançarei meu sapato; sobre a Filistia jubilarei.

Os moabitas mantiveram Israel sob servidão por 18 anos .

Uma amizade e intimidade entre nora e sogra,significa respeito.

Rute tem uma explosão de amor para sua sogra.

A bíblia nos fala nos livros do antigo testamento de homem que foram tipos de Cristo, tipos para falar do antítipo.

O livro de Rute começa com revezes e terminas com vitória e alegrai.

Quanto se tem aliança, fé e fidelidade de pessoas piedosas , elas enseja a Deus de converter a tragédia em triunfo , e a derrota em benção

Boaz entra como provedor de pão, com o senhor da seara , tipo de Cristo como o doador de descanso.

Mas o livro começa com morte e através de uma aliança com Deus , veio à provisão , a alegria, o nascimento de uma criança , o resgate da terra e a alegria , enfim de volta a provisão.

Quanto Rute se deita aos pés de Boaz ela está dizendo Senhor me aceita como sua esposa e sua serva.

Jesus disse aquele que vem a mim de maneira nenhum o lançarei fora.

Gálatas 3:28:29

28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Boaz representa uma das figuras do Antigo Testamento que antecipa a obra redentora de Jesus Cristo.

Noemi tipifica a obra do ESPÍRITO Santo em nosso favor, este livro enobrece os valores da dedicação familiar.Quem obedece é recompensado.

Rute era jovem, viúva, pobre e estrangeira

Hoje quem nos resgata é o sangue de Jesus , é o documento legal que resgata todo aquele que nele crê.

Noemi e sua família deram testemunho de crentes a ponto de Rute se interessar pelo Deus de Israel.

Comentários

  1. Gálatas 3:28:29

    28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

    29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

    Como é bom ser do Senhor!Te amo minha Pastora!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .

Postagens mais visitadas