JEREMIAS Primeira Parte - Tema da Lição CPAD – 2º Trimestre.

JEREMIAS

Primeira Parte

Tema da Lição CPAD – 2º Trimestre.

Autor: Osvarela

Uma análise do Livro do Profeta Jeremias.

Verbetes:

Jeremias – Yermeyahu – O Senhor Estabelece.

Amanuense:

Escritor autorizado pelo Profeta para escrever seus ditos. Uma espécie de escriba dos oráculos recebidos pelos profetas. Definição adaptada pelo autor.

Baruque: filho de Nerias.

Este era o nome do amanuense do Profeta Jeremias.

36.3. Porventura ouvirão os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado.4 Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque da boca de Jeremias no rolo de um livro todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha falado.5 E Jeremias deu ordem a Baruque, dizendo: Eu estou encarcerado; não posso entrar na casa do Senhor.

6-10

Homem de confiança:

36.32 Tomou, pois, Jeremias outro rolo, e deu-o a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qual escreveu nele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoiaquim, rei de Judá, tinha queimado no fogo; e ainda se lhes acrescentaram muitas palavras semelhantes.

Dividindo o Livro do Profeta Jeremias:

Início:

Antes da Queda.

Capítulo 1 – veja abaixo.

-Oráculos anteriores a Queda de Judá:

-Chamada ao arrependimento e predição do Juízo.

-Finalizando com a amargura exaltada de Deus com Israel.

Profecias por Reinado:

1.2. Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.3 E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.

Nota: no reinado do rei Jeocaz nada foi profetizado, pelo menos não encontramos dados a respeito, que possam configurar este período.

Reinado do rei Jeoiaquim [2 Rs.23. Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias... e lhe mudou o nome para Jeoiaquim; porém a Joacaz tomou consigo, e foi ao Egito, e morreu ali.] 1.3;12.7-13;21;25;27;28;33.35;36;37.

Reinado do rei Joaquim -

Capítulos. 26;46 a 49.33;25;36.1-8;45;36.9-32;14-20;35;22-33;13

Predição do julgamento da Nação;

Predição da invasão;

O Reino Messiânico:

O Renovo: Profetizando sobre a Casa de Davi.

23. 5,6. Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado:O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.

Sofrimento pela profecia da invasão.

Reinado do rei Zedequias. [E o rei de Babilônia estabeleceu a Matanias, seu tio, rei em seu lugar; e lhe mudou o nome para Zedequias.]:

Capítulos. 52;24;27-29;49.34-51;21;34;37;38;39.15-18;32;33;30-31;39.1-14.

Elão – 49.34,35. A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, o profeta, acerca de Elão, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá...Eis que eu quebrarei o arco de Elão, o principal do seu poder.

Dn.8.20. E vi na visão; e sucedeu que, quando vi, eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão; vi, pois, na visão, que eu estava junto ao rio Ulai.

Oráculos:

21.2,3-4;7.Pergunta agora por nós ao Senhor, por que Nabucodonosor, rei de Babilônia, guerreia contra nós;[...]3Então Jeremias lhes disse: Assim direis a Zedequias:...Eis que virarei contra vós as armas de guerra, que estão nas vossas mãos, com que vós pelejais contra o rei de Babilônia, e contra os caldeus, que vos têm cercado de fora dos muros...entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus servos, e o povo...na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia...feri-los-á ao fio da espada; não os poupará, nem se compadecerá, nem terá misericórdia.

Contra a grande Babilônia:

Jeremias é encarcerado: 37. 12.ss. saiu Jeremias de Jerusalém, a fim de ir à terra de Benjamim, para receber ali a sua parte no meio do povo. E quando ele estava à porta de Benjamim, achava-se ali um capitão da guarda, cujo nome era Jurias, filho de Selemias, filho de Hananias, o qual prendeu a Jeremias, o profeta, dizendo: Tu estás desertando para os caldeus.E Jeremias disse: Isso é falso, não estou desertando para os caldeus. Mas ele não lhe deu ouvidos, de modo que prendeu a Jeremias e o levou aos príncipes, [...]o açoitaram e o meteram no cárcere...

-Restauração prometida;46.1-6.

-Tomada de Jerusalém;

-O destino do Profeta Jeremias.

Pós-queda de Jerusalém:

-O restante de Judá. Capítulos 40;43.3.

Carta de Consolo e para viverem entre os da terra da Babilônia, até a Restauração. Esta carta de certa forma mostra que era preciso o povo se adaptar entre os da Babilônia para ter uma vida de paz, no limite e preservassem a genética do povo, sem mistura, para quando voltassem a terra fosse povoada pelos seus filhos.

A carta determinava o período [29.10] que Judá ficaria na Babilônia, a despeito de todas as dificuldades, ainda havia Esperança. Deus ainda tinha planos com Judá.

Era uma carta aos cativos na Babilônia. Jeremias manda uma carta de Jerusalém, pelas mãos de Elasa, filho de Safã, após a saída do Rei Jeconias da cidade. 29.1.4.ss.

Elasa aparentemente, como outros cativos tinham permissão de transito entre a Babilônia e Jerusalém. Neste caso ele não fora levado cativo, mas enviado a Babilônia pelo rei Zedequias.

A volta do Cativeiro. 24.1-6.

-O restante do Egito. Capítulos: 43.4;-44

Conclusão. Capítulo 52

Suplemento histórico [W.G.Scroggie]

Livro das Consolações:

Dentro do Livro do Profeta Jeremias, o Senhor fala pela boca do profeta e dá ao mesmo uma Consolação ao seu povo.

Capítulo 30 a 35.

30.3. vêm os dias, diz o Senhor, em que farei voltar do cativeiro o meu povo Israel e Judá, diz o Senhor; e tornarei a trazê-los à terra que dei a seus pais, e a possuirão.

Deus usa os recabitas para criar emulação no meio do seu povo.

35.5,6. pus diante dos...recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho....porém, disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;13,14.. homens de Judá e ...Jerusalém: Acaso não aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras?...As palavras de Jonadabe...guardadas; pois não o têm bebido até o dia de hoje, porque obedecem o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado a vós, com insistência, vós não me ouvistes.

EXÓRDIO:

Como regra para o entendimento exegético de um Livro Canônico, sempre leio os primeiros versículos do mesmo.

Não seria diferente com o Livro do Profeta Jeremias.

Assim o fazemos, leia o texto:

1.1-3..PALAVRAS de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.

Desta forma, à partir da leitura deste texto, podemos concluir algumas informações benéficas para entendermos, e nos situarmos de forma cronológica.

1.Obtemos informações do período:

2.A filiação do Profeta; filho do sacerdote Hilquias, da casa de Abiatar[décimo sumo sacerdote entre os judeus e quarto na descendência de Eli, 2Sm 8.17; 1Cr 18.16. até o reinado de Salomão, quando Abiatar foi, por Salomão, enviado para seus campos de Anatote, 1 Rs.1.26];

3.Naturalidade: Local de Nascimento: Anatote; 1 Rs.2. E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote, para os teus campos.

4.Região: Anatote, a cerca de 3 a 4 km de Jerusalém, na terra de Benjamim. Cidade levita no território de Benjamim. (Jos 21:17, 18; 1Cr 6:1;60: OS filhos de Levi foram: Gérson, Coate e Merari...E da tribo de Benjamim, Geba e os seus arrabaldes, Alemete e os seus arrabaldes, e Anatote e os seus arrabaldes; todas as suas cidades, pelas suas famílias, foram treze.);

Era a cidade natal do sumo-sacerdote Abiatar (1Rs 2:26) e de Jeremias, o profeta (Jr 1:1; Jr 11:21).

Havia 128 exilados, entre os que regressaram de Babilônia com Zorobabel, que tinham nascido em Anatote (Ed 2:23; Ne 7:27).

O antigo nome foi perpetuado na atual ‘Anata, uma aldeia de origem recente, a cerca de 5 km a norte de Jerusalém.

A antiga cidade situa-se a cerca de 0,8 km a sudoeste de ‘Anata e chama-se agora Râs el-Kharrûbeh.

Da antiga localização, cerca de 46 km mais para cima, é possível ver o Vale do Jordão.

Jr.1:1 sacerdotes que estavam em Anatote. Anatote era uma cidade sacerdotal dos tempos antigos (Josué 21:17, 18), cf. 11:21-23. Jeremias era o profeta.

5.Qual o Rei que estava no poder em Israel:

O Livro de Jeremias, mostra-nos que o autor, aparece durante o reinado do bom Rei Josias e participou daquela, que a Bíblia chama da maior Páscoa, jamais, realizada em Israel desde os tempos do Profeta Samuel.

Cinco anos depois de sua chamada, após

2 Cr.35.18 Nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; nem nenhum rei de Israel celebrou tal páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Judá e Israel, que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém.

25 . E Jeremias fez uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras, nas suas lamentações, têm falado de Josias, até ao dia de hoje; porque as estabeleceram por estatuto em Israel; e eis que estão escritas nas lamentações.

Presente, em tal magnífico ato, Jeremias alça a sua voz em lamentação ao Rei, em sua morte, antevendo o que haveria de vir.

5.As origens da linhagem do profeta: Benjamita, de origem Levítica;

6. Início do Ministério profético. Quando se dá início o Ministério profético de Jeremias, também se inicia a verdadeira saga do Profeta Jeremias.

Época: 626 AC

I - Conhecendo as Referências Internas, que nos indicam o Autor do Livro:

Época:

Da escrita do livro – 627-580 AC.

36.1. SUCEDEU, pois, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:

2. Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje.

Trata-se de um livro cujo conteúdo está inserido no Macro Plano de Deus para as nações, incluindo as de nossos dias.

Jr.1.10. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

II -VISÃO ESPACIAL:

Muitos teem visto no Livro de Jeremias, apenas as suas lamentações e dores, mas podemos ver mais além, ao estudarmos sob a égide da justiça da Majestade Eterna, este poderoso livro bíblico.

1- Os Oráculos:

Jeremias recebe os oráculos de justiça de Deus, com palavras de :

a-Arrependimento;

b-Julgamento;

c-Exortação;

d-Juízo;

e-Castigos.

Assim, temos que despertar-nos, em relação aos anúncios tão presentes e atuais contidos neste compendio bíblico.

Escolhido desde antes de ser gerado, Jeremias é chamado por Deus para ser um nabi’ real e legítimo, ainda muito jovem [Jr.1.6] em sua cidade natal Anatote.

Iniciando seu ministério profético sob um período de reforma religiosa de Israel sob a direção do jovem rei Josias, este na ocasião, com 20 anos de idade.

Teve medo como todo jovem chamado para ser um pastor, sacerdote e/ou profeta. Jr.1.7,8.

Jeremias escreve e fala somente o que O senhor colocou em sua boca com a sua poderosa mão.[Jr.1.9.].

2 -Há no livro de Jeremias uma determinação do Senhor, pela qual este levantara o jovem:

Para que Jeremias foi levantado:

Em meio a prostituição cúltica Jeremias vem de uma área de desterro [vide Abiatar e Salomão], para falar ao povo os Oráculos divinais e a suprema vontade de Deus, com dureza de palavras e com simbolismo exarcebado, para que o Profeta não tivesse dúvida da vontade de Deus.

Jr.1.10. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

Mas, como a justiça divina é perfeita vemos que para o juízo, há etapas a serem cumpridas, exaradas pela boca do profeta:

Arrancar – tirar fora.

Derrubar – lançar ao chão o que está torto ou mal edificado.

Destruir – demolir as estruturas que põe em risco a nação ou nações.

Arruinar - destruir completamente, vir a rapadura de Deus, para ter terra limpa para novo tempo.

Contrasta com a promessa de Deus, que é a sua vontade:

Edificar. Significa lançar novos fundamentos.

Plantar. Plantar significa semear uma nova safra.

III - VISÕES DO PROFETA:

Jeremias era um Vidente.

A-Simbolismos:

1-Vara de amendoeira

O seu andar com Deus é iniciado com visões simbólicas e este simbolismo acompanhará toda a escrita do livro de Jeremias.

Jr.1.11-12. Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

Deus incita a coragem do profeta ao faze-lo entender por visões que tudo era da Sua vontade e esta visão era uma visão extrema para o último despertar de Israel.

A amendoeira é considerada a "despertadora" no pensamento hebraico, visto que de todas as árvores ela é a que floresce mais cedo, muito atenta a oportunidade de florir. As amendoeiras também teem grande capacidade de regeneração não necessitando de podas.

A cada ano elas morrem e renascem esplendidamente tornando-se completamente floridas.

A vara de amendoeira tem também a capacidade de gerar duas flores numa única vara, uma rosa e outra branca, uma é doce e a outra amarga

2-Panela a ferver:

1.13-16. E veio a mim a palavra do Senhor segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte. E disse-me o Senhor: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra. Porque eis que eu convoco todas as famílias dos reinos do norte, diz o Senhor; e virão, e cada um porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor, e contra todas as cidades de Judá.ss.

Deus chama Jeremias num momento em que o despertar espiritual parece indicar que haverá um renascimento nacional.

Este renascimento é indicado pela festa da páscoa da qual o profeta participa indicando o enriquecimento de muitos em Israel.

Pouco tempo depois, recebeu ele a ordem de levar uma mensagem a Jerusalém (2.1) - e alguns supõem que fez uma viagem pelas cidades e vilas de Judá com o fim de anunciar aos seus habitantes, o que ordenava o livro da Lei, encontrado no templo (11.2,6 - 2 Rs 22).

De volta a Anatote, os seus concidadãos agindo com injustiça, inclusive algumas pessoas da sua própria família, como se julgando ofendidos com as repreensões do profeta, conspiraram contra ele (11.21 - 12.6).

Assim, deixa-nos transparecer que o profeta parece ter, resolvido fixar a sua residência em Jerusalém.

Durante o reinado de Josias, não há dúvida que Jeremias o auxiliou na reforma religiosa do povo.

3-Cestos de Figo:

24.1-6.Fez-me o Senhor ver, e vi dois cestos de figos, postos diante do templo do Senhor. Sucedeu isso depois que Nabucodonosor, rei de Babilônia, levara em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os carpinteiros, e os ferreiros de Jerusalém, e os trouxera a Babilônia. Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro cesto tinha figos muito ruins, que não se podiam comer, de ruins que eram. E perguntou-me o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu respondi: Figos; os figos bons, muito bons, e os ruins, muito ruins, que não se podem comer, de ruins que são....

4-Cinto de Linho:

Deus manda Jeremias comprar um cinto e usá-lo numa viagem até o Rio Eufrates.

O suor do homem produz sal que rói as cerdas de qualquer roupa.

Manda colocar o cinto na água e mostra o que representa Israel naquele momento para Deus.

Mostra a ira de Deus pelo adultero espiritual, em qualquer tempo será cobrado, ainda que o mesmo tenha aliança com Deus,se assim proceder será assim julgado.

13.1. Assim me disse o Senhor: Vai, e compra-te um cinto de linho, e põe-no sobre os teus lombos, mas não o metas na água.

7 -10.

IV - Contato com outras Nações:

Pela riqueza nacional e pelo fortalecimento militar, aparentemente super-valorizado pelo bom rei Josias, que enfrenta o Faraó Neco com seus exércitos e morre na batalha.

Ao surge o primeiro sinal, ou presságio do que haveria de ser a vida nacional do povo de Israel.

A partir, deste evento funesto aumentam as dores de Israel e do profeta.

Sendo usado por Deus.

Este é colocado por Deus com uma mensagem principal, inicialmente desprezada e rejeitada, como soi, todas as mensagens de condenação.

O povo sempre achava que Deus, por ser o Deus de Israel levaria em conta as condições laterais da Aliança existente entre ele e YAWEH.

Assim sendo, o povo não aceitou e procurou descaracterizar as Mensagens proféticas de Jeremias, levando-a até ao plano pessoal, emparedando o nabi’ como em um seqüestro da Palavra proclamada.

De tal forma, que o nabi’ ficaria refém do povo e sua palavra, na realidade as suas mensagens e oráculos recebidos, também ficariam reféns da vontade e aprisionamento a que foi submetido.

Esperando eles que através de outros profetas pudessem, na situação do momento, obter um desígnio diferente daquele proclamado pelo Profeta Jeremias.

V - A Mensagem do Livro, porem, é Clara:

Deus inicia um processo demolidor de Israel, mandando-a para o desterro, um dos muitos, da casa de Judá e utilizaria para isto, um povo de conceito oposto aos conceitos divinais, um povo adorador de falsos deuses, um reinado com cultura diferente, língua diferente, um povo violento e sanguinário, que furava os olhos dos líderes dos seus inimigos e seus príncipes, de tal forma que Israel viria até mesmo perder uma das identidades de uma nação: a sua Língua natal.

Jeremias 2. 1 .E VEIO a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava.

3Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.

4Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel;

5Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando- se levianos? E versículos seguintes [ss]

Podemos também encontrar:

O Cativeiro babilônico;

A volta depois de 70 anos;

A Reunião posterior;

O Milênio;

O julgamento dos poderes exteriores a Israel – gentílicos;

Um ensino sobre o Restante.

VI - Israel é condenado por comparação:

Fiel comparado com o Infiel.

2.11-14. Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas...

Foi como um retorno as suas raízes, este período, no qual Deus mostra a Israel, que ele tem poder de deixar uma nação retirada do Oriente voltar ao mesmo local, só que agora como escravos.

É uma demonstração de YAHWEH a Israel, de que Ele usa quem Ele quer para realizar seus juízos.

Já que Israel adulterara contra Ele volta agora a seu estado de onde foi tirado por Deus, viver na terra de onde viera até entender que Jeová era o seu Deus e que a Aliança quebrada unilateralmente, fosse restaurada.

Juízo exercido didaticamente produz sangue nas narinas dos israelitas, pois abandonaram o Seu Deus e foram atrás de outros deuses.

Jer 52:10 - E o rei de Babilônia degolou os filhos de Zedequias à sua vista, e também degolou a todos os príncipes de Judá em Ribla.

Jer 52:11 - E cegou os olhos a Zedequias, e o atou com cadeias; e o rei de Babilônia o levou para Babilônia, e o conservou na prisão até o dia da sua morte.

Mesmo, após a restauração promovida por Josias Deus não se esquecera dos erros de Israel, pois após a Restauração voltaram a viver como dantes:

Adulteramente!

O pronunciamento da sentença, já no primeiro Capítulo do Livro mostra-nos uma faceta terrível:

Quando o povo de Deus sofre a punição, como fora chamado para ser paradigma das realizações de Deus na vida de Uma Nação e falhara; a punição deste povo vai transtornar todos os moradores da Terra.

a-Assim, poderíamos dizer que o erro de Israel causou:

-Espanto na Terra

-Prejuízo e vassalagem para todas as nações atingidas pelo Império de Nabucodonosor;

-Deus cingiu de força uma nação para ser um império Mundial, por causa de Israel;

-Poderíamos inferir que se Israel se posicionasse corretamente dentro da Aliança javítica, muitos seriam poupados em suas vidas, seja em perdê-la, seja em prejuízos materiais, em prejuízo cultural, seja em prejuízo político-cultural e social e o maior de todos: perderam por anos a fio, a oportunidade de conhecerem o Deus YAHWEH: o EU SOU.

14 E disse-me o Senhor: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra.

15 Porque eis que eu convoco todas as famílias dos reinos do norte, diz o Senhor; e virão, e cada um porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor, e contra todas as cidades de Judá.
Leia mais...

Comentários

Postagens mais visitadas