A AUTENTICIDADE DA PROFECIA LIÇÃO 05-CPAD – 3º TRIM.

A AUTENTICIDADE DA PROFECIA

LIÇÃO 05-CPAD – 3º TRIM. Autor:Osvarela

Texto Áureo.

Mq. 5.2. E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas origens [saídas] são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Leitura Bíblica em Classe

Is.53.2-9. Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. [...]Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; [...]Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. [...] Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca [fez] cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Bíblia on-line. Versão ACRFiel - Bíblia.com.br

Glossário.

Trilema - O mais antigo uso registrado do termo vem do pregador britânico Philip Henry em 1672, seguido, aparentemente de forma independente, pelo pregador Isaac Watts em 1725

O termo 'Pragmatismo' foi introduzido por Charles S. Pierce em um famoso artigo intitulado "How to make our ideas clear", publicado em 1878. Em Pierce há o Pragmatismo metodológico, que é fundamentalmente uma teoria do significado e também um pragmatismo metafísico que é uma teoria da verdade e da realidade. Segundo o autor, a idéia de um objeto é correspondente à idéia de seus efeitos sensíveis, assim, a concepção de um objeto é a concepção dos efeitos práticos que atribuímos a esse objeto da nossa compreensão. O pragmatismo de Pierce é uma teoria da significação, um método de determinação de significados que atribui o significado ao conjunto de disposições para agir que o objeto causa ao entrar em relação com um sujeito humano.

1. Velar
José Carlos Delfino (SC)

[Do lat. vigilare.]V. int.

1. Passar a noite, ou boa parte dela, acordado:

2. Conservar-se aceso (vela, candeeiro, etc.).

3. Estar alerta; vigiar. V. t. d.

4. Passar (a noite) acordado:

5. Estar de vigia, de guarda ou de sentinela a: 2

6. Passar a noite junto à cabeceira de (um doente), para tratar ou cuidar dele, ou ao pé de (um morto):

7. Proteger, patrocinar: 2 V. t. i.

8. Interessar-se grandemente, com zelo vigilante:

9. Interessar-se, preocupar-se, zelar: 2 V. p.

10. Acautelar-se, vigiar-se.

Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, amálgama vem «do francês amalgame, este do latim medieval – amalgama.

Dicionário Aurélio, «Mistura de elementos que, embora diversos, contribuem para formar um todo»

Feminino Singular: acurácia| Feminino Plural: acurácias proparoxítona aparente » acurácia

1. Grandeza que indica o quão algo é ou está acurado

Adjetivo. ms=acurado|mPlural: acurados

| Feminino Singular: acurada

| Feminino Plural: acuradas feito com cuidado e perfeição

Plenitude (grego pleroma)

Conceitos.

Acurácia - sm. (acurar + ácia)

1. Mat. Exatidão de uma tabela ou de uma operação.

2 Fís. Propriedade de uma grandeza física que foi obtida por processos ou por instrumentos isentos de erros.

O termo acurácia, é definido como: “o mais próximo que de um elemento observado ou analisado estiver de um valor definido ou verdadeiro” e esclarece que a acurácia é usualmente expressa em termos de erros ou incerteza. Assim, acurácia é a habilidade de se fazer alguma coisa de maneira exata, sem cometer erro.

No caso de base de dados, diz-se que ela tem acurácia, se os seus dados estiverem transcritos, sem erros de quaisquer espécies e a informação transcrita, tal como o original. "

A Inerrância Bíblica e a acurácia profética.

Portanto o que estamos estudando nesta Lição é a apuração e constatação da Autenticidade em relação a Profecia.

A profecia bíblica é submetida, a cada dia, a provas de sua acurácia tendo até aos nossos dias, passado de forma, jamais vista, a todas as ações humanas pelo testes de sua veracidade.

Jr.1.9. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;

A Profecia é uma habilidade vocacionada, como Dom, na vida dos Profetas do A.T. com tal veracidade e sem conter erros.

A autenticidade da profecia é inerente a sua qualidade canônica determinada pelos santos lábios, de Deus, que transmitiram, ao ouvido humano, e a pena do que a escreveu.

A base desta afirmação está na forma da crença e fé nas Escrituras.

A questão da palavra, a própria definição da palavra de Deus confere a exatidão da mesma como;

Inerrante.

Por conta, da participação do homem nas Profecias, alguns segmentos teológicos esbarram nesta inerrância por conta de certos trechos bíblicos, mas o estudo acurado das escrituras, principalmente, na questão estudada nos garante a Inerrância da palavra de Deus, pela sua exatidão nos acontecimentos proféticos.

Is.55.1.Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

e.t.não vamos nos alongar nesta questão de trechos em discussão na área crítica teológica

[javismo; deuteromismo, Fontes...].

EXÓRDIO.

A Autenticidade das Profecias é um Trilema Universal.

1-Quem as exarou?

2-Quem as pronunciou?

3-Quais se cumpriram?

O questionamento humano esbarra nas evidencias da exatidão e autenticidade das ocorrências de fatos profetizados ao longo das eras humanas na Terra.

2 Tm.3.16. Toda a Escritura é divinamente inspirada,

A Bíblia declara acerca de si mesma que é a revelação especial de Deus; temos, portanto de reconhecer que reivindica ser o verdadeiro tipo de fonte de onde se deriva todo conhecimento da verdade religiosa digno de confiança. A Bíblia e suas origens.

I- CRENÇA E DESCRENÇA.

A Autenticidade das profecias para os que acreditam e para os que não acreditam nas Escrituras, aliada ao descrédito de um Deus é o trilema a ser discutido.

Baseia-se esta discussão no fato, de que a fé não necessita de evidencias, mas a razão as coloca no Plano da discussão.

Ao longo dos Séculos a canonicidade das Escrituras foi fruto de discussão humana, até mesmo no seio de onde a fé utilizava as profecias como base de toda religiosidade, no mais puro sentido do religare.

Os primeiros receptores da Profecia divina sofreram por recebê-la.

Já os que não criam sofreram por não aceitá-las.

A presente Lição vem em boa hora nos alertar que ainda se discute como em todas as Era [AEON], a Autenticidade das Escrituras.

II- A IGREJA E A AUTENTICIDADE DAS PROFECIAS NO PRESENTE SÉCULO.

Dois Lados.

1- Temos um lado positivo.

a- Pela nossa existência no presente século.

Nascer neste século e no passado, traz-nos uma questão positiva, que muitos estudiosos não puderam assistir.

As Ciências que estudam a Autenticidade das Escrituras avançaram com qualidade tecnológica notável.

Discussão que se baseia em dois pontos ou processos a serem analisados [que estudamos, mas não nos dispomos a inseri-los neste presente subsídio].

I -Transmissão das Escrituras

II -Tradução das Escrituras

Arqueologia

Descoberta de evidencias nunca anteriormente encontrada.

2- A mais importante.

Achado dos escritos de Qunram [Qumrãn].

Acharam-se Escritos mais antigos – mil anos – do que todos os disponíveis entre os Museus e estudiosos.

Escritos de outras culturas, confirmando acontecimentos do Período Profético.

Porém, em 1947, a maior descoberta foram os manuscritos do Mar Morto, quando uma cópia completa de Isaías, fragmentos de Gênesis, Levítico, Deuteronômio e Juízes foram encontrados. Estes manuscritos datam do século 1° ou 2° no máximo.

3- Evidências.

Podemos falar de Evidências externas ao texto, mas devemos dar atenção as Evidências do próprio texto.

Temos evidência indireta que vem da versão grega do Velho Testamento, a Septuaginta, do 3° século AC, e o Pentateuco Samaritano, do 4° século, possivelmente. Há diferenças entre este texto e o texto hebraico, mas, são de pouca importância. A Bíblia e suas origens.

4- Descobertas de novos métodos, de datação documental, que garantem a comprovação de achados Arqueológicos

Decifrados os hieróglifos.

Jean François Champolion - Os hieróglifos foram usados durante um período de 3500 anos para escrever a antiga língua do povo egípcio.

Hieróglifo é um termo originário duas palavras gregas: ερός (hierós) "sagrado", e γλύφειν (glýphein) "escrita". Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".Existem inscrições desde antes de 3000 a.C. até 24 de Agosto de 394, data aparente da última inscrição hieroglífica, numa parede no templo de Ilha de Filas.

Constituíam uma escrita monumental e religiosa, pois eram usados nas paredes dos templos, túmulos, etc. Existem poucas evidências de outras utilizações.

Durante os mais de três milênios em que foram usados, os egípcios inventaram cerca de 6900 sinais. Um texto escrito nas épocas dinásticas não continha mais do que 700 sinais, mas no final desta civilização já eram usados milhares de hieróglifos, o que complicava muito a leitura, sendo isso mais um dos fatores que tornavam impraticável o seu uso e levaram ao seu desaparecimento.

5- Geografia Bíblica.

A posse de novos equipamentos - via satélite

Satélites utilizados em pesquisas.

Equipamentos digitais

Mapeamento digital.

A-O Lado negativo.

A Alta crítica

A Discussão Deuteronomista

A Discussão Javista

O desrespeito dos céticos para com a palavra, subsidiado na Filosofia e Teoria opositora da Evolução, e do próprio ceticismo.

III- - PARÂMETROS PARA AUTENTICIDADE DA PROFECIA.

Quanto à Autenticidade da Profecia devem-se usar parâmetros pelos quais, a mesma, deve ser interpretada, usando alguns preceitos.

Sem usar maior consideração de ordem teológica geral.

-Literalidade

- Tipologia

-Simbologias

-Verificando-se:

-Para quem foi dita;

-Momento em foi exarada;

-O ouvinte do Profeta;

-A sociedade da época;1 Rs.22.10-12. E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença. E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o SENHOR: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir. E todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o SENHOR a entregará na mão do rei.

1- -O Conceito Pessoal do Profeta na Comunidade;

1 Rs. 17.24. Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.

1 Rs.22.8-23. Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei. Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR, ao qual possamos consultar? Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim. [...] E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem. Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal?E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti.

IV- SALVAÇÃO E AUTENTICIDADE PROFÉTICA DAS ESCRITURAS.

O Estudo das Profecias do AT, sem dúvida, alguma passa pela questão da Salvação, de tal forma que merece contraditório, sob esta perspectiva única.

Se nós imaginarmos uma questão soberana nas Profecias Bíblicas, não podemos escapar desta, Salvação!

A questão da Autenticidade da profecia esbarra na questão da ação pneumática da Profecia.

Ou seja, a ação do ‘sopro ou palavras que passaram pelo hálito de Deus’ tornam a profecia legitimamente canônica, pois o próprio Deus diz:

Nm.23.19. Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

O fato a ser abordado nesta Lição já vem com o selo premissal, de que estamos estudando Profecias, como Palavra de Deus.

Assim, estes textos das Escrituras balizam nosso pensamento neste estudo.

A Palavra de Deus é uma Graça abundante, que transpassa as eras, Veterotestamentaria, e Neotestamentária, sem escalas, muito embora, Deus tenha ficado por séculos em falar com seu povo, Ele estava trabalhando [João 5.17. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também] para que a Plenitude do Verbo fosse chegada a todos os homens, assim a Graça abundante no nosso entendimento e conforme alguns estudos sobre a atuação desta Graça, ela é o elemento que dá o amálgama a todas as Profecias, pois tem um Objetivo final Messiânico.

Deus continua dizendo em outra passagem em mais um livro dos profetas.

Jr.1.12. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

Velar é tomar conta para que nada se perca, estar acordado [Sl.121.4. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.], Deus por definição etimológica da palavra usada, está de vigia, de guarda ou de sentinela;

Deus é o grande interessado, sem necessidade de aprovação de nenhum ser, em que continue velando pela sua Palavra, no sentido: “Interessar-se grandemente, com zelo vigilante”, demonstrando que Ele cuida, não da sua própria honra, pois é Deus, mas da honra dos Profetas vocacionados, que como homem podem vir a serem questionados [Deus mesmo, sabedor deste processo, dá as características da autenticidade de um Profeta].

Mas, a credulidade humana, o mau uso das profecias, o egocentrismo de posse das Profecias, levam-nos a ter cuidado, senão quanto à fidedignidade, mas quanto à informação posterior e uso das Profecias.

Para tanto esta Lição nos leva a buscar um Universo próprio das profecias a questão e entendimento da Autenticidade.

V- As profecias do AT não têm uma sistematização, de caráter cronológico, mas um Pragmatismo

1- Pragmatismo.

Teoria da significação - um método de determinação de significados que atribui o significado ao conjunto de disposições para agir, que o objeto causa ao entrar em relação com um sujeito humano.

O pragmatismo divino pode ser minimamente definido pela ilustração:

Um pedaço de madeira, por exemplo, pode ter, para um artesão, o valor de matéria prima.Quando o encontra, o artesão vê no pedaço de madeira o que futuramente será uma escultura. Para alguém que procura lenha, esse pedaço de madeira significa “lenha a ser queimada” e nada mais.”

Quando Deus viu o homem caído, já sabia que havia uma possibilidade de Regeneração pela Palavra.

Importa Renascer.

João 3.4-7. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

1 Pe.1.3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

João 15.3.Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

A afirmação da Autenticidade da profecia no AT, como verdadeira é um fator de valorização da atividade profética, como Plano de Deus em Israel, em um processo Messiânico Redentivo, de Anunciação, planejamento divino, vinda, tempo e aproximação de Israel aos ditames para recepção do Messias.

A veracidade da Profecia é um dos termos teológicos que nos dão garantia do Cânon no sentido profético.

VI- A AÇÃO PROFÉTICA É O PENHOR DE FATOS QUE A AUTENTICAM PELO SEU CUMPRIMENTO.

Assim, a ótica da Lição desta semana é uma visão global da ação profética ao longo dos tempos, ação que fielmente ocorre através de eventos profetizados e que se realizam na História Geral do Mundo, independente da vontade humana.

A Bíblia Sagrada estruturada em 66 livros [para nós crentes reformados] foi escrita por um longo período de cerca 2000 anos por cerca de 40 autores, de diversas épocas, profissões e que não se conheceram, em sua maioria. Todos realizaram seus trabalhos de forma individual, sem pensamento voltado para formação de uma História coerente e cronologicamente única, só Profetas o podem fazê-lo com base na Vocação divina.

É o maior ‘blockbuster’ ou best-seller de todas as eras e continua sendo.

Primeiro livro impresso, no Mundo, por Gutenberg.

Ao longo dos séculos tem sido fonte para pesquisas em todas as áreas da ciência.

E algumas profecias são partes das civilizações, como a que é apontada pelo Pastor Ezequias Soares, sobre a estátua do sonho de Nabucodonozor, cujo teor [Dn.2.31-45] e conteúdo foi revelado por Deus a Daniel.

VII- Autenticidade e Predição.

1- A questão da transmissão da Revelação de Deus é uma discussão secular.

A- A transmissão da mesma se pode dar por duas vertentes.

Quais foram os caminhos que as Escrituras que temos por Sagradas percorreram até chegarem às nossas mãos?

Quais foram os meios e formas utilizadas por Deus para transmitir, preservar e guardar as Escrituras? É uma história emocionante e rica em detalhes, cujo fim nós conhecemos: vem abençoando, salvando, curando, transformando milhões de vidas pelos séculos a fio! Conheçamos um pouco desta fascinante história!

Independente da aceitação, pelos homens, mesmo os que receberam os Oráculos divinos, antes de nós, ou da crença no Deus Todo-Poderoso, [os Hebreus - Rm.3.1]do que as Profecias divinas predisseram e ainda virá ocorrer.

2- A Igreja é a atual Notificadora das Profecias e sua Autenticidade.

2 Pe.19-21. E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

At.13.46. Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.

2-1- A ação da Igreja não é mais de ser guardiã da Palavra de Deus, mas cumpridora e anunciadora das mesmas.

At.6.4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

A Plenitude me Jesus é confirmada pelo escritor da Epístola aos Hebreus 1.1. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho...”

Mt.28.20. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Sl.119.112. Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.

Deus tem dado a Plenitude da Revelação, sem que isto signifique o encerramento da Revelação Progressiva das Escrituras.

Isaías 8:20.Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles [não verão a alva].

2-2- E é através de Jesus Cristo que esta autenticidade tem se cumprido e a Igreja se acercado da mesma.

É evidente que há grupos que se divergem, até mesmo dentro da Igreja, em especial na questão da crítica Teológica, aos documentos revelados pelas Escrituras.

Gálatas 4:4. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

Efésios 1:10. De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;

VIII- E O MAIOR DELES É A PLENITUDE EM JESUS.

1- A morte de Jesus – O Homem.

"Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, não se dê o caso que os seus discípulos vão de noite, e o furtem, e digam ao povo: Ressuscitou dentre os mortos; e assim o último erro será pior do que o primeiro. E disse-lhes Pilatos: Tendes a guarda; ide, guardai-o como entenderdes. E, indo eles, seguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra" (Mateus 27:64-66).

Sinal irrefutável, que os judeus e romanos tentaram impedir a sua ressurreição.

"Digamos que simplesmente sabemos muito mais sobre os detalhes das horas que antecederam a morte de Jesus Cristo, dentro e próximo a Jerusalém, do que sobre a morte de qualquer outro homem em todo o mundo antigo" (Página 360).

A ressurreição de Cristo possui uma rica abundância de evidências que incluem:

2- O Testemunho da História:

Um historiador judeu de nome Josefo escreveu no final do primeiro século D.C., em sua obra Tempos Antigos Dos Judeus: "Havia, então, um homem nesse tempo chamado Jesus, um homem sábio, se é que é lícito chamá-Lo de um homem; pois ele fazia maravilhas, um mestre de homens que receberam a verdade com imenso prazer. Ele atraía para si muitos judeus e também muitos dos gregos. Tal homem era o Cristo e quando Pilatos o condenou à cruz, pela acusação dos homens principais entre nós, aqueles que o amaram desde o princípio não o abandonaram; ele lhes apareceu vivo no terceiro dia. Os santos profetas haviam falado estas coisas e milhares de outras maravilhas a respeito dele. E mesmo agora, a raça de Cristãos, os que tomaram seu nome, não desvaneceram."

Flávio Josefo [que viveu de 37 d.C. até o ano 100, de acordo com os textos que chegaram até nós teria citado Jesus em seu livro Antiguidades Judaicas, livro 18, capítulo 3, item 3, escrito em 93 em grego:"Havia neste tempo Jesus, um homem sábio, se é lícito chama-lo de homem, porque ele foi o autor de coisas admiráveis, um professor tal que fazia os homens receberem a verdade com prazer. Ele fez seguidores tanto entre os judeus como entre os gentios. Ele era o Cristo.(Ananus supôs que tinha agora uma boa oportunidade: ...ele reuniu o sinédrio dos juízes, e trouxe diante dele o irmão de Jesus, o que era chamado Cristo, cujo nome era Tiago e alguns outros...)] era um judeu tentando agradar aos romanos e certamente ele não teria relatado esta história se não fosse verdade, já que não era agradável aos romanos retratar Pilatos como aquele que havia condenado o "Cristo". Texto sob contestação de alguns estudiosos.

3- Evidência Poderosa Sobre a Divindade de Cristo.

O cumprimento do Plano da Salvação, com a chegada da Plenitude em Cristo, ou com a Plenitude de Cristo torna a questão das profecias e sua Autenticidade um só núcleo para corporificar a identidade profética das Sagradas Escrituras como determinante a toda ação divina e eternal.

Existem centenas de profecias interligadas com outras demonstrando que uma mão sobrenatural e invisível inspirou os autores da Bíblia, dando-lhes provas da divindade de Jesus Cristo, evidências históricas de Sua morte na cruz e Sua ressurreição.

Na Bíblia existem cerca de [300] trezentas referências proféticas sobre o Messias de Deus que se cumpriram em Jesus Cristo. A realidade e a história da ressurreição de Jesus Cristo são os pilares mais importantes da fé Cristã.

A- Podemos enunciar algumas delas.

3-1- Seu nascimento.Lc.1.34,35.

a- O fato. Gn.3.15;

b- A época.Gn.49.10;Dn.9.24

c- Seu precursor. Is.40.3;Ml.3;4

d- A natividade e os primeiros atos. Mt.1.22. Mt.4.13;Lc.2;

e- O fato. Is.7;Jr.31

f- O lugar. Nm.24;Mq.5

g- Descida ao Egito. Os.11

3-2- Sua Missão e Função. Lc.4.18

a-Missão.Gn.12.;Sl.21;Profeta.Dt.18;Is.61

b-Sacerdote.Sl.110

c-Relação com os gentios. Is.11;

d - Purificando o Templo.Sl.69.9

3-3- Sua Paixão. Mt.26;26.50;Mt.27

a - Perseguição.Sl.22;Sl.109

b-Traição.Sl.49.

c-Trinta moedas. Zc.11[Mt.27.9]

d - Ossos não quebrados. Sl.34.[

e - Traspassado.Sl.22;Zc.12;13

f-Sofrimento vicário.Is.53;Dn.9

g-Campo de sangue comprado pelos sacerdotes, com o dinheiro da traição. Zc.11[Mt.27.8]

3-4- Sua ressurreição. Sl.16;30;41;Os.6.[Lc.24]

3-5- Sua Ascensão. Sl.16;24;68;110;118;[Atos 1].

3-6- Sua Segunda Vinda.Sl.50;Is.9;Dn.7.13;Zc.12;14.[At.1]

a - Domínio sempiterno. 1cr.17.11;Sl.72;Is.9.7;Sl.2;8;110;45.6,7.

Demos apenas algumas de uma extensa lista possível.

Procure fazer com que seu aluno lembre-se de mais algumas e pesquise para comprovar mais ainda a autenticidade profética salvítica.

ABAIXO QUADRO CRONOLÓGICO-PROFÉTICO.

A Chegada do Messias

Daniel 9.24-27

A VINDA DO MESSIAS

PROFECIA E CRONOLOGIA

Gráfico Cronológico.

5 de março de 444 a.C.

Ne.2.1-8

30 de março de 33 A.D.

Zc. 9.9

Lc.19.28-40

Daniel 9.27

1 semana

[70ª semana]

69 semanas

7 semanas + 62 semanas

3 de Abril

33 A.D.

70 A.D.

_______

3 ½ 3 ½

_________________________

7 anos

69 semanas

Anos:69 x 70.483

Dias: 483 x 3.600 =

173.880dias

Destruição de Jerusalém

Crucificação

Decreto de Artaxexes

Entrada triunfal em Jerusalém

Porque a acurácia [apurar, periciar com dados] das Escrituras é independente, da ordem em que a lemos, não mudaram e não mudarão, ao longo de todo o Plano Divino, e firmam os crentes e a Igreja pelo:

-Cumprimento

-Verdade

-Cronologia

-Acontecimentos maravilhosos

-Pela ação

-Pela transformação na geração dos homens

-Pela ação no Universo

-Pela ação na Terra

-Pela ação geológica. Lc.21.11. E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.

IX- A ESTÁTUA E A PROFECIA CRONOS.

FALAREMOS POUCO SOBRE ESTE ASSUNTO.

Dn.2.29.34.Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos ao que há de ser depois disto. Aquele pois que revela os segredos te fez saber o que há de ser.E a mim me foi revelado este segredo, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua: esta estátua, que era grande e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti; e a sua vista era terrível.A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre;As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.

-Pela queda e transformação de Grandes Reinos que passaram e passarão [Egito, Assíria, Nabucodonosor, Medo-Persa, Alexandrino, Grego e Romano].

Dn.7. 1.3.ss. NO primeiro ano de Belsazar, rei de Babilônia, teve Daniel, na sua cama, um sonho e visões da sua cabeça: escreveu logo o sonho, e relatou a suma das cousas.Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu combatiam no mar grande.E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.

-A queda e reconstrução de cidade, como Jericó, Nínive, Sodoma e Gomorra, demonstram que aquilo que Deus falou por seus navi [navihim] se cumpre.

Jericó.

Profecia - Js.6.26. E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó: perdendo o seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas.

Cumprimento - 1Rs.16.34. Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó: morrendo Abirão, seu primogênito, a fundou, e morrendo Segube, seu último, pôs as suas portas: conforme à palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Josué, filho de Num.

Em cerca de 538 AC (Daniel 9:24-27. Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Daniel, o profeta, predisse que Jesus viria como o Salvador e Príncipe prometido para Israel exatamente 483 anos depois que o imperador persa desse aos judeus permissão para reconstruir a cidade de Jerusalém que estava em ruínas nesta época. Essa profecia foi clara e definitivamente cumprida no tempo exato.

A Bíblia também contém uma grande quantidade de profecias tratando de nações e cidades específicas ao longo da história, todas as quais foram literalmente cumpridas.

Suas sabedorias e intelectualidade, aliás, bem vindas, mas muitas destruídas e esquecidas [egípcios, acadianos, alexandrinos, babilônicos],

Por Reis e Líderes, incapazes de deter ou mudar as Profecias.

Pela própria mantença das Escrituras no seio da Sociedade, após anos de Obscurantismo.

Pelos regimes políticos que vão e vem.

Nada conseguiu chegar perto de abalar a Autenticidade da Profecia Bíblica.

Conclusão:

A acurácia arqueológica, científica, histórica ou teológica não conseguiu vencer os ditos proféticos mencionados por Deus através de seus Profetas, pelo contrário, embora fosse desnecessária, só validou e autenticou humanamente falando o Conteúdo Profético.

Temos infinitas provas da autenticidade das Profecias, mas estas não nos preocupam, pois estamos firmados na Inerrância da Palavra de Deus, como autenticamente soprada pelo próprio Deus, que Vela por sua Palavra.

Para nós a Autenticidade da Profecia se resume a um único fato e Nome.

Jesus Cristo.

Seu nascimento, vida, ministério, morte, ressurreição e ascensão, que agora na iminência nos garante toda a Autenticidade Profética.

Fonte.

ELAINE CRISTINA – Digressões.

A Bíblia e suas origens - A Bíblia em Bytes online.

dicionário Informal -

Elza Maria Ferras Barboza

Valtencir Alves

O que é o Talmud

Apontamentos do autor

Bíblia digital – cortesia Tio Sam.

Comentários

Postagens mais visitadas