DESPERTA DÉBORA, A IMORALIDADE E A PALAVRA DE DEUS...

JUÍZES 4.4-23

4 Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5 Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento.
6 Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes-Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não te ordena, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
7 e atrairei a ti, para o ribeiro de Quisom, Sísera, chefe do exército de Jabim; juntamente com os seus carros e com as suas tropas, e to entregarei na mão?
8 Disse-lhe Baraque: Se fores comigo, irei; porém se não fores, não irei.
9 Respondeu ela: Certamente irei contigo; porém não será tua a honra desta expedição, pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. Levantou-se, pois, Débora, e foi com Baraque a Quedes.
10 Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiram dez mil homens após ele; também Débora subiu com ele.
11 Ora, Heber, um queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até o carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.
12 Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.
13 Sísera, pois, ajuntou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos Gentios até o ribeiro de Quisom.
14 Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor entregou Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
15 E o Senhor desbaratou a Sísera, com todos os seus carros e todo o seu exército, ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera, descendo do seu carro, fugiu a pé.
16 Mas Baraque perseguiu os carros e o exército, até Harosete dos Gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; não restou um só homem.
17 Entretanto Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Heber, o queneu, porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Heber, o queneu.
18 Saindo Jael ao encontro de Sísera, disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui; não temas. Ele entrou na sua tenda; e ela o cobriu com uma coberta.
19 Então ele lhe disse: Peço-te que me dês a beber um pouco d'água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
20 Disse-lhe ele mais: Põe-te à porta da tenda; e se alguém vier e te perguntar: Está aqui algum homem? responderás: Não.
21 Então Jael, mulher de Heber, tomou uma estaca da tenda e, levando um martelo, chegou-se de mansinho a ele e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra; pois ele estava num profundo sono e mui cansado. E assim morreu.
22 E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem a quem procuras. Entrou ele na tenda; e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
23 Assim Deus naquele dia humilhou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel.

CONFIANTES EM DEUS E PRONTAS PARA LUTAR

Em Juízes 4.4-23, encontramos o exemplo de Débora, que foi um modelo de mulher e mãe.Nesses versículos , conhecemos a sabedoria (v.5), a sua coragem (vs.8-9) e principalmente , como ela reconheceu a presença de Deus ao seu lado e teve a certeza de que ele daria vitória aos israelitas(v.14).
Débora tem muito a ensinar a todas nós, mães.
O que podemos aprender sobre o Deus que Débora amava na canção que ela ofereceu a ele em juízes 5.1-11? Será que sempre lembramos de dar glória a Deus quando ele nos dá vitória em nossas dificuldades, necessidades e provações ?
Há um grupo de mulheres no Brasil que ora por seus próprios filhos e pelos filhos de todas as brasileiras.
Elas são chamadas de "Déboras", relacionando seu ministério, "Desperta Débora", ao exemplo da personagem bíblica.
Elas desafiam as mulheres de nosso país a acordar, levantar e lutar em oração contra a diversidade de inimigos comandados por Satanás que atacam nossos lares.
Há não muito tempo, uma das líderes do ministério inconformada com o excesso de outdoors, painéis de rua, etc, que apelavam vulgarmente para a sensualidade e o erotismo através de fotos de mulheres e homens seminus em poses apelativas, compartilhou com suas companheiras sua apreensão contra esse tipo de propaganda.
Elas pesquisaram e descobriram que há leis que censuram publicidade desrespeitosa.
Então, em 2002, um juiz do Rio de Janeiro lhes deu ganho de causa e censurou todos os outdoors de uma determinada artista de TV que representavam uma falta de respeito as famílias deste país.Um simples gesto evitou que milhares de homens, jovens e adolescentes fiassem expostos à vulgaridade.
Há um órgão especializado em defender os cidadãos contra esse mal, e uma simples carta pode mudar, como mudou , uma situação constrangedora.
Elas descobriram isso porque resolveram lutar.
Assim como Débora e coma as Déboras , precisamos estar alertas e atentas, prontas para lutar intercedendo por nosso marido e filhos incessantemente, confiando que nosso Deus é o único capaz de livrá-los das armadilhas sutis de Satanás.
As mães das Déboras assumem o compromisso de orar quinze minutos diariamente por seus filhos e maridos.Sinto que essas mulheres não somente mudarão a realidade de suas próprias famílias , mas também causarão impacto na história do Brasil.
Judith
Hoje em pleno século XXI Deus conta com grande número de mulheres que estão orando, mesmo que a imoralidade permanece e tudo voltou ao estado em que estava, ou pior, porque o mundo jaz no maligno, nos vamos continuar orando, pregando a moralidade, os bons costumes pois temos um só modelo e nele nos espelhamos, que é a santa e bendita palavra de Deus, pois ela diz sede santo porque eu sou Santo, e sem a santificação ninguém verá o Senhor.
Quando a palavra nos fala em santificação não fala em idade; é uma ordem, um mandato do Senhor, e além de tudo temos uma viva esperança em buscarmos ao Senhor porque estamos aguardando a sua vinda como diz o apóstolo Paulo em I Coríntios 15-52: Num momento, num abrir fechar de olhos,ao ressoar da ultima trombeta .A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nos seremos transformados.Maranata . Ora vem Senhor Jesus.
MARIA ALICE VARELA

Comentários

Postagens mais visitadas