COMPORTAMENTO-MULHERES - IMPULSO

Pregação:

Encontro de mulheres – Jd. Inamar 2.

Sao Bernardo do Campo, 21 d maio de 2010.

Mulheres em Destaque:

Sara,

Agar,

Abigail;

Texto - Genesis 21-11;21. 1Samuel25.

Mulher precipitada, mulher escrava, mulher sabia:Gálatas 4-21:22.

-Sara : precipitada Gênesis 16-1:16.

-Agar: mulher sofrida humilhada,arrogante.

-Abigail : mulher sábia, prudente ponderada,calada,linda,apaziguadora.1 Sam.25.

Vejamos os diferentes temperamentos destas mulheres, não quero entrar no temperamento .

Visto pela psicologia psiquiatria, que são quatro:

-fleumático [de fleugma, pronuncia-se fleuma],

--sanguíneo,

-colérico [de cholé, bile]

- melancólico [de melános, negro + cholé, bile].

Colérico, portanto, é aquele que tem mais bile amarela, e melancólico, o que tem mais bile negra.

Mas visto pelo trabalhar de Deus nas vidas delas, pela ação do Espírito Santo.

Sara criou o problema e não soube lidar com ele.

Agar entra no problema e quer tirar vantagem, zombando de sua senhora.

Abigail se depara com uma situação de, desrespeito, pouco caso, fúria e morte

Como nos comportamos diante das situações que a vida, o cotidiano nos coloca.

Qual e a sua atitude diante das circunstancias, sim porque não vivemos pelas circunstancia. Não vivemos pelo que vemos mas andamos por fé, e não por vista somos um povo diferente.

Dependemos inteiramente de Deus, e não podemos agir por impulso, e sim pela direção de Deus:

Sara- impulso, precipitação, falta de confiança em Deus; duvidou da promessa, agiu por conta própria, quis dar jeito na situação da maneira dela, qual o resultado?

Problema indissolúvel.

Isto acontece sempre quando queremos passar a frente de Deus. Quando Deus promete.

Devemos confiar inteiramente em Deus:Deus não e homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa’.

Nm.23.19. Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá?

1 Sm.15. 29. Também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende, por quanto não é homem para que se arrependa.

Quando Deus fala, e faz uma promessa existe um período.

Do trabalhar de Deus em sua vida, e o tempo do cumprimento da promessa que na maioria das vezes e no deserto. Deus vai burilar o seu caráter, para você saber esperar.

Por este motivo Sara precipitadamente toma a frente de Deus e trabalha com as suas mãos .

Eis ai uma conseqüência:uma nação de homems bravos:

Gênesis 16:12. E ele será homem bravo;e a sua mão será contra todos ,e a mão de todos contra ele; e habitara diante da face de todos os seus irmãos.

Eis ai a conseguencia de uma precipitação, o de não saber esperar em Deus.

Sendo o seu marido o pai da fé, e a Bíblia diz que Abraão foi fortalecido na fé, dando Glória a Deus.

Assim devemos fazer, darmos glória a Deus independente das circunstâncias, que nos cercam.

Temos em nossos lábios o poder transformador de situações:

-glorificarmos, adorarmos, exaltarmos e sermos gratos: 'a um coração quebrantado e contrito não desprezaras ó Deus' .

Vamos ser como Abgail, sensata, sábia, prudente, tendo uma palavra dita a seu tempo.

A Palavra de Deus nos diz pelo sábio Salomão:

Que a palavra dita a seu tempo é como maçãs de ouro em salva de prata.

O nosso irmão Tiago nos exorta com a sequinte palavra:

"Sabeis isto,meus amados irmãos. Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio, para se irar". Tiago 1-19 .

Foi a atitude de Abigail , atitude prática da palavra de Deus.

Estamos vivendo o momento de sair da teoria da palavra de Deus e agirmos pela pratica.

Vivermos o que lemos, ouvimos e pregamos.

O grande rei Davi disse a Abigail:"Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro"!

1 Samuel 25-18:32. Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas assadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos secos, e os pôs sobre jumentos.

19 E disse aos seus mancebos: Ide adiante de mim; eis que vos seguirei de perto. Porém não o declarou a Nabal, seu marido.

20 E quando ela, montada num jumento, ia descendo pelo encoberto do monte, eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro; e ela se encontrou com eles.

21 Ora, Davi tinha dito: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, de sorte que nada lhe faltou de tudo quanto lhe pertencia; e ele me pagou mal por bem.

22 Assim faça Deus a Davi, e outro tanto, se eu deixar até o amanhecer, de tudo o que pertence a Nabal, um só varão.

23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, inclinando-se à terra,

24 e, prostrada a seus pés, lhe disse: Ah, senhor meu, minha seja a iniqüidade! Deixa a tua serva falar aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.

25 Rogo-te, meu senhor, que não faças caso deste homem de Belial, a saber, Nabal; porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; mas eu, tua serva, não vi os mancebos de meu senhor, que enviaste.

26 Agora, pois, meu senhor, vive o Senhor, e vive a tua alma, porquanto o Senhor te impediu de derramares sangue, e de te vingares com a tua própria mão, sejam agora como Nabal os teus inimigos e os que procuram fazer o mal contra o meu senhor.

27 Aceita agora este presente que a tua serva trouxe a meu senhor; seja ele dado aos mancebos que seguem ao meu senhor.

28 Perdoa, pois, a transgressão da tua serva; porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor, pois meu senhor guerreia as guerras do Senhor; e não se achará mal em ti por todos os teus dias.

29 Se alguém se levantar para te perseguir, e para buscar a tua vida, então a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o Senhor teu Deus; porém a vida de teus inimigos ele arrojará ao longe, como do côncavo de uma funda.

30 Quando o Senhor tiver feito para com o meu senhor conforme todo o bem que já tem dito de ti, e te houver estabelecido por príncipe sobre Israel,

31 então, meu senhor, não terás no coração esta tristeza nem este remorso de teres derramado sangue sem causa, ou de haver-se vingado o meu senhor a si mesmo. E quando o Senhor fizer bem a meu senhor, lembra-te então da tua serva.

32 Ao que Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!

Que nos sejamos homens e mulheres que tenha a palavra dita a seu tempo. Que Deus nos ajude a vivermos a sua santa palavra

Comentários

Postagens mais visitadas