LIÇÃO 13 – CPAD – 1º TRIMESTRE


A MORTE DE ELISEU
                                                                             LIÇÃO 13 – CPAD – 1º TRIMESTRE  
AUTOR – Pr. Osvarela  
TEXTO ÁUREO
II Reis 13:21. E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
II Reis 13:14-21. E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!
E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas.
Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei.
E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir.
Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terraE feriu-a três vezes, e cessou.
Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.
Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.
E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.
Texto Complementar:
22 Hazael, rei da Síria, oprimiu a Israel todos os dias de Jeoacaz.
Etimologia
הדד Ben-Hadad; n pr m - Ben-Hadade = “filho de [do falso deus] Hadade
1) o rei da Síria, contemporâneo de Asa de Judá;
2) o filho de Hazael, também rei da Síria;
חזאל Chaza’el ou חזהאל Chazah’el; n pr m - Hazael = “alguém que vê Deus
Um rei da Síria; enviado por seu mestre, Ben-Hadade, ao profeta Eliseu, para procurar remédio para a lepra de Ben-Hadade; aparentemente matou Ben-Hadade mais tarde, assumiu o trono, e logo engajou-se numa guerra com os reis de Judá e Israel pela posse da cidade de Ramote-Gileade.
אשפה ’ashpah - n f - aljava (para flechas);
זיקה ziyqah (Is 50.11) (fem.) e זק ziq ou זק zeq; n m - faísca, tição, flecha flamejante
פלט pallet; n. m. livramento, fuga;
פלטי Paltiy; n. pr. m. Palti = “meu livramento”;
αναψυχω anapsucho; v 1) resfriar, esfriar, restabelecer-se do efeito do calor
1a) restaurar (o espírito); 2) recobrar a respiração, tomar ar, esfriar, reviver;
εκπλησσω ekplesso; v 1) ferir, expelir com uma pancadaexpulsar; 2) expulsar através de pancada, expelir.
κακοποιεω kakopoieo; v 1) afligir, ferir; 2) fazer mal;
κατακοπτω katakopto; v 1) cortar em pedaços; 2) matar; 3) bater, ferir; 4) cortar, ferir profundamente, mutilar
Exórdio.
II Livro dos Reis tem em seu conteúdo o registro de uma narrativa seletiva, com propósito divino e teológico.
São enfatizados os complexos eventos do povo e ntre o povo, com um conteúdo de moralidade e religiosidade, únicos, para que possamos apreender destes, o que Deus tem como alvo em nossas vidas.
A ação providencial de D’us, para nós;
Os seus propósitos Redentivos, que nos alcançaram, estão neste livro como algo que podemos esperar a Redenção divina. Jó 19:25. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
Relata os reis que estiveram no poder, sobre Israel.
13º capítulo de II Reis retoma a história da sucessão dos reis do Reino do Norte, com a citação a Jeoacaz, filho de Jeú, que passou a reinar depois da morte de seu pai.
Ele reinou 17 anos, dando continuidade ao culto corrompido que Jeroboão.
O reinado de Jeoás de Israel durou 16 anos (v. 10) e foi nos dias do seu reinado que morreu o profeta Eliseu, do qual se diz neste capítulo ter sido visitado por Jeoás em seu leito de enfermidade, o qual, vendo o estado em que o profeta se encontrava, que indicava estar bem próxima a hora da sua morte, começou a chorar e exclamou as mesmas palavras que Eliseu havia proferido quando Elias foi arrebatado: “Meu pai, meu pai! carro de Israel, e seus cavaleiros!” (v. 14).
Ele reconhecia que era por meio das palavras do Seu grande profeta que Deus dava vitórias a Israel sobre os seus inimigos, e ele era então de fato melhor do que milhares de soldados, com suas intercessões em favor de Israel, diante do Senhor. Ainda, que seja difícil o entendimento, sobre os reis, pois o autor, ora fala dos reis de Judá [Reino do Sul] e ora está falando dos reis de Israel [ Reino do Norte], de maneira simultânea.
Israel teve 19[dezenove] governantes, todos maus.
Judá foi governado por 20 regentes, dos quais apenas 8 [oito] foram bons.
A Lição mostra o tempo do reinado do Rei Jeoacaz,  contemporâneo do rei Joás de Judá, e do seu filho Jeoás, o qual, começou a reinar em Israel, depois da sua morte, a partir do 37º ano do reinado de Joás de Judá, que seria por conseguinte, contemporâneo de Jeoás, por apenas mais três anos, porque reinou 40 anos sobre Judá.
No 2º Livro dos Reis [não se deve pronunciar, “segunda Reis, pois, é ‘o Livro’] se recorda a História dos últimos 10 [dez] reis de Israel e dos últimos 16 [dezesseis] governantes de Judá, totalizando 26 [vinte e seis] reis e governantes, que são mencionados em poucos versículos.
Entretanto, há capítulos longos dedicados a outros e poucos reis.
Por quê?
Porque, a forma pela qual dirigiram os seus reinos, a sua moralidade e integridade; pelas suas personalidades e espiritualidade, seja em servir a Deus de maneira restauradora do Reino, seja pela sua forma promiscua e prostituída, ao reger o povo de Deus, levando-os ao mal e aos astarotes e baalins.
Mostram-nos o sucesso e o colapso destas nações [Israel e Judá], que formavam o Povo de Deus, no momento da descrição narrativa.
Este Livro nos mostra o poder e a Soberania de Deus em reger a História Humana, ele estabelece e faz descer Reis!
Ele levanta Inimigos, e os faz dominar o Seu Povo, o qual, se distancia d’Ele, em momentos, mas sempre sob a ótica da Justiça e de Redenção, que permite ao seu Povo ser restaurado e de maneira Redentiva, a qual aponta para O Cristo – Jesus, Seu Filho! Parte deste Item é: Compilação e edição da Introdução da Bíblia Plenitude, realizada por este autor, Osvarela.
Crente Fica Doente.
Eclesiastes 9:2. Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
 “E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu...”.
Ao ler, um artigo com este título, de autoria do Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP, o Pastor Augusto Nicodemus, me fez pensar sobre este tema, o qual inicia a leitura bíblica desta Lição final, do 1º trimestre de 2013.
Muitos ainda pensam que crentes, ou homens de Deus, ao passarem por doenças, estão fora do plano ideal de suas vidas, ou seja, perderam a batalha espiritual e foram derrotados.
É uma forma, que felizmente tem sido paulatinamente combatida e diminuída no seio da Igreja, mormente.
Temos uma acusação desta ordem, em Atos doa Apóstolos.
Paulo – o atingido - Atos 28:6-4. E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver. E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente;
Podemos listar, a partir do Profeta desta lição, inúmeros casos de homens que sofreram e morreram de doenças, a despeito de sua Fé e forma leal de servir a Deus.
-Eliseu; Foi usado para curar a Naamã e a restaurar e ressuscitar o filho da viúva sunamita;
Podemos ver que mesmo doente o Homem de Deus – Ish Elohim – continua ativo, a doença não fere o ser espiritual ou abala o contato e a comunhão com o Senhor, Eliseu continua sendo Profeta do Senhor, em sua plenitude espiritual!
De tal ordem e expressão para Israel que o Rei se pôs a clamar e chorar lamentando a doença do Profeta.
Pois reconhecia que O Senhor agia em livramento a Nação usando, o profeta Eliseu:
“... e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!”
Doente é um conselheiro impar para o Rei, de tal forma que o mesmo vem consultá-lo.
Não desprezemos os nossos líderes, e seus conselhos, mesmo na época em que estão em declínio físico, mas a Graça ainda está sobre eles!
Jó 19:19-27. Todos os homens da minha confidência me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.
-Jó; No meio das chagas nos dá um exemplo de como devemos servir ao Senhor, nãoo servimos por causa das doenças que nos atingiram,nãoo deixaremos ,por causa da enfermidade, mas reconhecemos, Sua Soberania e Poder e que D’Ele dependemos. Jó 2:8-10. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
-Jacó - sofria de falta de visão ao final de sua vida; Gn.48
-Isaque – “...como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver ...” (Gn 27:1 ACF)
-Calvino – o grande mestre ortodoxo
E tantos outros que morreram na África em missões das quais nunca mais voltaram, adoecidos e serrados ao meio. Hebreus 11:37-38. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
Ou seja, a morte, a doença não são indicativos de fraqueza dos que servem a Deus.
A doença, a enfermidade, as vezes fatal, não indica que perderam a fé ou decaíram da Graça, mas apenas que somos servos e humanos e nossa vida está escondida em Deus.
E Deus tem a Soberania em curar a quem aprouver!
Todo O Mal Sobre Israel Vem Do Oriente.
Historicamente, ate aos nossos dias, os dias hoje, o Mal, tem advindo do Oriente, sobre Israel.Jr.49
Como também do Norte, caminho dos que iam a Terra da palestina, vindo do Oriente.
Jeremias 1:13-14. E veio a mim a palavra do SENHOR segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte. E disse-me o SENHOR:Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra. br />
Como também o Bem, proposto a Israel, a Flecha do livramento. Is.41. [Ciro – o justo]
Império Babilônico – que destruiu e levou cativo o melhor de Israel;
Irã;
A Glória do Templo tomou, e veio do Caminho do Oriente. Ez. – 40;4;
Dn.11
Jonas ficou prostrado ao Oriente. Jn.4.5
O Mal apocalíptico, do derramar a Sexta Taça – a taça da sequidão que atingirá as fontes de águas do grande rio Eufrates – Oriente - se dará ao Reis do Oriente. Ap.16.
 São exemplos geográficos do cumprimento profético de Eliseu e demais profetas.
Ao estudarmos as profecias veremos que é recorrente esta citação.
-Do Norte
-Do Oriente
Desde o Genesis, Deus colocou proteção no Oriente, onde anjos protegiam a entrada do Jardim do Éden.
Gênesis 3:24. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden... para guardar o caminho da árvore da vida.
Qual é o Oriente do qual vem as lutas sobre tua casa?
Ló foi para o Oriente, ao apartar-se de Abraão. Gn. 13.11;
Os inimigos do povo de Israel sempre vinham do Oriente, aos quais deveriam ferir e destruir.Js.11;12.
Quando não ferimos de morte, o mal que vem sobre nós, ele se torna mais resistente, como uma bactéria, e aí só a Mão de Deus, nos trás o livramento.
Os limites de Israel iam até ao Oriente. Dt.3;4.
O Verdadeiro Profeta de Deus Fala Com Certeza!
Aquilo Que Falou se Cumpre.
E disse Eliseu [a Hazael]: O SENHOR me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria.
Neste contexto do capítulo da Leitura Bíblica em Classe encontramos o cumprimento da profecia e choro de Eliseu por um homem que ele encontrara, em determinado momento.
I Reis 19:15. E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.Deus permite o ímpio crescer para que possa executar seus juízos sobre o seu povo, quando este se prostitui após aos baalins.
II Reis 13:3. Por isso a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e entregou-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Ben-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias.
II Reis 8:8-13. Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, e vai a encontrar-te com o homem de Deus[...]E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou. Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás. E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O SENHOR me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria.
Cumprindo-se a Profecia de Eliseu.
II Reis 13:3. Por isso a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e entregou-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Ben-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias.
II Reis 13:22. Hazael, rei da Síria, oprimiu a Israel todos os dias de Jeoacaz.
Não Perca Oportunidades
Não deixes escapar a oportunidade dada por Deus para ferir os teus inimigos. O texto mostra claramente, que o profeta estava dentro de sua casa.  
A profecia de Elizeu, em seu leito final, durante a sua doença, orientando ao rei de Israel é uma das muitas formas, de Deus comunicar seus mistérios, ao homem. E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira ...
A profecia de Elizeu, em seu leito, durante a sua doença, próximo a sua morte,  orientando ao rei de Israel é uma das muitas formas, de Deus comunicar seus mistérios, ao homem. 
De maneira teatralizada ou tipológica, na qual Deus falou com Israel através de Isaías, que é a forma mais próxima, deste evento descrito nesta Lição– que andou nu   
Isaías 20:3. Então disse o SENHOR: Assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, por sinal e prodígio sobre o Egito e sobre a Etiópia...  
- de Jeremias – que andou com uma canga sobre os ombros – agora O Senhor fala com Jeoás, de forma figurativa, para que Ele possa entender que há de lutar contra os siros. 
Jeremias foi o profeta que chegou ao entendimento profético, ou daquilo que o Senhor queria falar comele, quando desceu à casa do Oleiro, e O viu fazer um vaso, quebrá-lo e tornar a moê-lo e fazer um vaso novo.
Lançando as Flechas
Rei Jeoás atirou as flechas apenas três vezes.
E por três vezes significava que ele teria sucesso contra os sírios, porém esta luta somente seria vencida por mais vezes, pois, os sírios tinham potencia e tempo pra se reagruparem e virem sobre Israel e ferir a Israel.
A profecia de Eliseu era de dar os sírios nas mãos do Rei,mas quantas vezes, seria segundo o discernimento do Rei.
Tenhamos discernimento, não deixamos o inimigo continuar atacando a Igreja!
É tempo de usarmos a Autoridade dada por Jesus. Marcos 13:33-34. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
Lucas 10:19. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
Senão fizermos uso deste poder, de nada adiantará.
Debaixo das Mãos do Homem de Deus
E pôs sobre ele a sua mão...
Quando deixamos e estamos sob as mãos do homem de Deus tudo correrá bem
Porém o nosso futuro será realizado e acontecerá conforme a nossa fé.
Aproveite ficando sob a Unção do teu líder, mas exerça e aprenda esta lição: pôr a fé em ação determina o que podemos alcançar; Deus, já deu a oportunidade, basta apenas, entendermos, e ter discernimento, daquilo que Deus está fazendo, com ações aparentemente estranhas, como esta deste trecho.
Precisamos corrigir o nosso Alvo!
Quando Eliseu pediu ao Rei para atirar as flechas ao chão, pode ter parecido estranho, ao rei. Pois, as flechas são feitas para alcançar um alvo distante. Talvez o rei tenha pensado que deveria atirar em direção a Síria, talvez tenha sido o momento de sua dúvida, ele não entendeu, porque atirar, em direção a terra, ferir a terra, pareceu-lhe estranho. 
Faça o que o ungido mande e Deus te fará prosperar. Não duvides ou pense, mas Faça! 
 Segundo as tuas necessidades! 
Se discernirmos isto obteremos sucesso, em nossa regência ministerial! 
A benção está na mão do teu Profeta, aproveite isto!
Se discernirmos isto obteremos sucesso, em nossa regência ministerial!
A benção está na mão do teu Profeta, aproveite isto!
Alcançando As Flechas Lançadas.
Não devemos limitar a ação de Deus.
A nossa Fé deve ser usada com olhar voltado para o Poder do Nosso Deus.
Ele é o Deus do impossível que pode vencer todas as batalhas.
Porém se formos como Jeoás, estaremos limitando o agir de Deus por nosso próprio pensamento à nossa capacidade, quando o agir D’Ele é infinito, basta crermos, sermos dependentes D’Ele e pedir: “aumenta-nos a Fé”!
A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento.
“E as bênçãos te alcançarão”. Dt.28
Isaías 49:2. E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; eme pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;
As bênçãos são flechas que Deus tirou de Sua aljava e lançou no caminho de cada um, que N’Ele confia.
Pode ser um profeta como Eliseu;
Podem ser algo providencial para um momento de nossas vidas;
Nós somos o alvo de Deus, para cumprir suas bênçãos, em nós e em vidas que estão sob nossa responsabilidade.
Ao momento determinado estas flechas alcançarão as nossas vidas, conforme o bom propósito de Deus.
Porém, se nos atrasarmos ou tentarmos adiantar os nossos passos na caminhada, elas só chegarão até nós, no local e tempo espiritual determinado, para cumprir o objetivo, pelo qual Deus no-las atirou em nossas vidas, para cumprimento de seus desígnios, em nós. Osvarela.
Devemos identifica-lo, porque o nosso inimigo esta de olho nesta área de nossas vidas, mas Deus nos libera uma Flecha de Livramento, devemos confiar que Ele nos livrará de todo o Mal.
Senão, seremos como o rei feriu ao seu inimigo apenas três vezes!
II Reis 13:25. Jeoás, filho de Jeoacaz, tornou a tomar as cidades das mãos de Ben-Hadade, que ele tinha tomado das mãos de Jeoacaz, seu pai, na guerra; três vezes Jeoás o feriu, e recuperou as cidades de Israel.
Fonte.  
O Tempora, O Mores.  
Dicionário Strong Bíblia Plenitude 
– SBB Bíblia Digital Hábil  
Kuryos - Rio de Janeiro/RJ - Brasil  
Continuação...

Comentários

Postagens mais visitadas