OS MILAGRES DE ELISEU - Em edição milagres ordenados - Lição 11 - CPAD - 14/03 Lição 11 – CPAD - 1º trimestre – Março 2013 Pr. Osiel Varela

Texto áureo 


II Reis 8:4. Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito.
Leitura Bíblica Em Classe
II Rs. 2.9-14. Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.
Destaque: “Todas as grandes obras que Eliseu tem feito.
Personagens desta Lição e sua posição no contexto bíblico de Elias e Eliseu.
I Reis 19:15. E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
Etimologia Dos Nomes Dos Personagens.
Significado e importância.
חזאל Chaza’el ou חזהאל Chazah’el
n pr m - Hazael = “alguém que vê Deus”
1) um rei da Síria; enviado por seu mestre, Ben-Hadade, ao profeta Eliseu, para procurar remédio para a lepra de Ben-Hadade; aparentemente matou Ben-Hadade mais tarde, assumiu o trono, e logo engajou-se numa guerra com os reis de Judá e Israel pela posse da cidade de Ramote-Gileade.
בן הדד Ben-Hadad - n pr m - Ben-Hadade = “filho de [do falso deusHadade
I Reis 20:13-15. E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o SENHOR. E disse Acabe: Por quem? E ele disse: Assim diz o SENHOR: Pelos moços dos príncipes das províncias. E disse: Quem começará a peleja? E disse: Tu. Então contou os moços dos príncipes das províncias, e foram duzentos e trinta e dois;
Ben-Hadade subiu e pressionou Acabe para tomar suas mulheres e os melhores de seus filhos e foi derrotado, sendo o início de sua derrocada por duzentos e trinta e dois – 232 – jovens moços, príncipes de Israel, que puseram o forte Exército de Bem-Hadade em fuga;
Segundo Deus profetizou após 1 (um) ano, voltou a guerrear contra Acabe e Israel;
I Reis 20:26-28. E sucedeu que, passado um ano, Ben-Hadade passou revista aos sírios, e subiu a Afeque, para pelejar contra Israel. E sete dias estiveram acampados uns defronte dos outros; e sucedeu ao sétimo dia que a peleja começou, e os filhos de Israel feriram dos sírios cem mil homens de pé, num dia.
E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o SENHOR: Porquanto os sírios disseram: O SENHOR é Deus dos montes, e não Deus dos vales; toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos; para que saibas que eu sou o SENHOR.  
I Reis 19:16-17. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
הדד Hadad - n pr m [nome próprio masculino]- Hadade = “poderoso
1) filho de Ismael
2) um rei de Edom que teve uma importante vitória sobre os midianitas no campo de Moabe;
Etm. A- Existiram 3 (três) reis Ben-Hadade que reinaram em Damasco, na Síria:
     a- Ben-Hadade I citado em I Rs.15, que foi contemporâneo de Baasa – rei de Israel e de Asa – rei de Judá;
b- Ben-Hadade II citado na passagem abaixo – I Rs.20, que fracassou na sua guerra contra Acabe e foi asfixiado por Hazael – veja acima – I Rs.20; II Reis 7-8; [Ben] Bir-Hadade II de Damasco - 844-842 (morto por Hazael)
Hazael de Damasco - 844-800
c- Ben- Hadade filho de Hazael. Adad-Nirari III derrotou Ben-Hadade filho de Hazael,  e recebeu homenagem de Jeoás de Israel em 796. Inferimos, então, que este nome era dado aos reis siros [siros – nome do povo - ]neste período em adoração a Hadade, seu deus!
Rei da Síria [rei dos siros] contendente de Acabe que foi morto pelo seu Oficial Hazael, como Deus revela a Eliseu.
Eliseu foi contemporâneo, [como profeta pleno [Ministério Próprio], após a tomada de Elias] dos seguintes reis:
-Jorão, Rei de Israel – filho de Acabe;
-Josafá – Rei de Judá;
-Jeorão – filho e sucessor de Josafá – Rei de Judá;
E contemporâneo sob o Profeta Elias de:
-Acabe – rei de Israel, pai de Jorão;
-Acazias – Rei de Israel; o rei que caiu pelas grades de seu quarto alto – IRs1;O que consultou a Baal-Zebube – deus de Ecrom;
E outros reis. Sugiro que estenda a leitura, para historiar melhor o assunto, no contexto próximo de II Reis, e contexto um pouco mais distante em I Reis, parte final.
Exórdio:
1- Eliseu E A Continuidade do Ministério Profético, Pós-Elias:
Eliseu é citado numa significativa passagem em IIRs. 2.25. E dali foi para o monte Carmelo de onde voltou para Samaria.;3.1. E JORÃO, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.
Há uma menção na narrativa, de continuidade da ação.
Eliseu – Jorão
Como Acabe, Jorão continuou a fazer necessária, a presença de um profeta legitimado por Deus, com porção dobrada: “II Reis 3:2. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.” Ou seja, continuou a fazer o povo pecar, embora tenha tirado a estátua de Baaldos altos.
Muitos ao lerem esta narrativa, desta quadra da vida de Israel, sob Elias até Eliseuentendem que a prostituição espiritual foi extirpada, ledo engano, a sucessiva caminhada ao desterro estava sendo trilhada pelo povo de Deus, embora os avisos notórios dos profetas.
I-Introdução:
I-A- “...e Eliseu passou.”
Ao iniciar este subsídio, no seu corpo textual, me chamou a atenção, o texto que contem “...e Eliseu passou”!
É o início de uma nova caminhada, Eliseu já houvera passado este rio, diversas vezes, mas agora esta passagem marca uma etapa:
Ele passa o Jordão de forma sobrenatural!
Ele tem confirmada a Unção – veja nas lições anteriores, sobre – Unção de I Reis 19:16-17. ...e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
É a passagem tipológica do natural profeta vidente, para o profeta sobrenatural com a dobrada porção de Elias.
I-B-Jordão. O Divisor de Uma Vida Profética:
Muitos de nós necessitamos aprender, com esta passagem.
Haverá o momento, pelo qual passaremos o Jordão do nosso Ministério, dividindo nosso Ministério, individual em um Ministério próprio:
I Reis 19:19. Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
-Deus sempre manda lançar a capa para aquele que vai ser usado para realizar Milagres, ao que se encontra trabalhando – Moisés, Davi, e Eliseu, tem muito em comum!
-antes com Elias;
-Agora sem Elias;
-Antes sem a Unção, mas sem a capa;
-Agora com a Unção, mas com a capa;
-Apóstolo Paulo largou a capa romana, para usar a capa do Evangelho...”..traze-me também..a capa..os pergaminhos...”II Tm.4.13
-O Apóstolo Pedro colocou a capa para acompanhar o Anjo na Miraculosa libertação das cadeias romanas – At. 12
É interessante, ressaltar que a capa é citada, nos dias de hoje, como um esconderijo, mas devemos lembrar-nos, que a capa, neste trimestre é a capa de novidade de vida, recena a capa de Elias [serviu de proteção para ouvir deus falar – I Rs.19], mas não use outra capa, a capa de lobo, entre as Ovelhas.
Não rasgue a capa do teu Samuel!
Nem use a capa de Acã, para reter tesouros anátemas;
Não use a capa para se esconder e mendingar: Mc.10.46.ss
Eliseu usou a capa, como representação do Revestimento de Poder - Lc.24.49:
-É a capa do remidor de Rute – Rt.3.9  
-É a capa da Amizade e despojamento de Jonas para Davi, no momento da perseguição;
II Reis 2:13-15. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.
Tenho dito, a alguns jovens Obreiros que chegam ao Ministério, ou estão iniciando a carreira, que ao ser imposta a mão do Ungido de Deus sobre eles, os mesmos, passam a usufruírem de Dons dados pela imposição das mãos dos nossos pastores, como o Apóstolo Paulo exorta a Timóteo: “I Timóteo 4:14. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério”.
Sem confundir, com os Dons dados pelo Espírito Santo para Edificação da Igreja!
A Seguir - O Profeta vai a Damasco, terra dos Inimigos de Israel, Hazael e Eliseu...Os grandes Milagres feitos por Eliseu...
Continuação...
II- Os Milagres – Por Sua Sucessão.
1-    Abrir o Jordão.
Instrumento: Capa de Elias. Significa dotação alcançada pela perseverança em buscar o que Deus tem para nosso Ministério.
A capa caiu de Elias ao ser arrebatado pelo redemoinho, veio de cima!
É de cima que vem a nossa Unção.
II Reis 2:13-14. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.
A primeira experiência de Eliseu em seu solo, sem Elias foi uma demonstração de Deus, ao profeta, para confirmação de seu Ministério profético.
II Reis 2:15. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.
Serviu para confirmação junto aos filhos dos profetas, como se chamavam os discípulos seguidores dos Profetas reconhecidos, que habitavam comunalmente junto ao Profeta de Deus, agora Eliseu.
Sabedoria: Um homem de Deus sempre verá e terá a oportunidade dada por Deus para confirmação de sua Chamada, diante de Deus, dos seus liderados e do Povo!Osvarela
Os Filhos dos Profetas, nem mesmo com esta ação de Eliseu deixaram de pensar em Elias.
Um Constrangimento desnecessário.
Quantos de nós já passamos por este tipo de atitude?
Ainda que D’us nos use de maneira misericordiosa em realizar atos sobrenaturais, como seu instrumento, tem sempre um grupo, até mesmo próximos de nós, que não acreditam e querem buscar o profeta retirado de nosso meio!
Nos constrangem, desnecessariamente.
Veem Deus operar, mas sentem falta do “Elias”, que se foi.
Veem Deus operar mas, só creem depois de não terem mais solução visível, e passam a nos acompanhar, mas o constrangimento no meio da Escola de Profetas já foi feito.
Mas, o certo é agir como Eliseu, os deixe procurar o “Elias”, eles terão de voltar, e andar com você “Eliseu”!
Conheço este lado da Estória!
É necessário entender a posição dos mesmos.
II Reis 2:15-18. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. E disseram-lhe: Eis que agora entre os teus servos há cinqüenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar a teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do SENHOR e o lançasse em algum dos montes, ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis. Mas eles insistiram com ele, até que, constrangido, disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam.
Então voltaram para ele, pois ficara em Jericó; e disse-lhes: Eu não vos disse que não fosseis?
Primeiro porque era, infiro pelos textos, era coisa quase normal [ainda que sobrenatural, pois nenhum homem voa] Elias voar nas asas do Vento do Espírito e ser arrebatado.
I Reis 18:7-12. Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade.
I Reis 18:45-46. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel. E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
A escola de profetas era uma congregação do profetismo, nascido com Samuel, no sentido de estabelecer-se em Israel.
Na ocasião, eles tinham motivos de achar que Elias voltasse?
Sim e não!
Sim, pelo que escrevemos acima.
Não, porque estavam junto a Elias e Eliseu desde o momento da decisão de Eliseu e sua unção por Elias.
Sabiam da posição de Elias em relação a Eliseu, até ao momento do arrebatamento.
2 Rs.2.1-3 – leia o texto bíblico.
Ubiquidade - Faculdade de estar presente em diversos lugares no mesmo instante. Uso o termo para demonstrar o poder do Espírito em transportar Elias. Ele porem não tinha o poder de estar presente ao mesmo tempo em todos os lugares. Só Deus tem este poder!
A necessidade de Deus usar Elias, como Seu Profeta em Israel, o fez ser um passageiro de Seu Poder!
Por outro lado, os filhos do profeta [ainda que de forma atabalhoada], pediram autorização a Eliseu para procurar por Elias.
E disseram-lhe: Eis que agora entre os teus servos há cinqüenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar a teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do SENHOR e o lançasse em algum dos montes, ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis. Mas eles insistiram com ele, até que, constrangido, disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam.
Se a capa está contigo você pode ser constrangido, mas no final prevalecerá!
2-    Salgando a água para ficar doce.
Sal na fonte Amarga.
Eliseu – Uma solução para o Arraial dos Filhos dos Profetas.
II Reis 2:19-22. E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril. E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram. Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade. Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha falado.
“...porém as águas são más, e a terra é estéril...”
Se as águas que brotam na tua terra são salobras, sem dúvida alguma a terra será estéril, pois não poderá produzir nada e não servirá para matar a sede do sedento.
2-A-Intermezzo:
II Reis 2:23-25. Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. E dali foi para o monte Carmelo de onde voltou para Samaria. Neste momento Eliseu é vitima de uma discriminação e zombaria.
Jovens idólatras que zombavam de Eliseu referindo-se a tomada de Elias, aos céus e desta forma, queriam dizer: “Hei! Se você tempoder de Elias, sobe também...” poderiam se referir também a questão de Elias ser tomado pelo Espírito para ir de um lugar a outro e também, ao próprio arrebatamento de Elias.
Sobe, calvo; sobe, calvo!
O problema não era, ou foi, a calvície do profeta, mas o ato do qual eles zombavam.
Zombavam na realidade de Deus.
E do chamado de Eliseu.
3-    Covas que Produzem Águas em Terra Seca.
A estratégia dada por inspiração a Eliseu realizou um momento dos mais instigantes desta quadra da vida profética de Eliseu em Israel.
As covas dos israelitas seriam e foram cheias de água sem que houvesse chuva, foi um milagre distinto dentre os muitos realizados pelo profeta.
As covas dos israelitas se encheram de água e a vista dos seus inimigos estas águas eram sangue.
Pesquisando, achei um texto que compilei, editei e inseri algumas frases, sobre cavar.
Apoio bíblico: II Reis 3:8-9. E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom. E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.
3-a-Covas no Deserto.
II Reis 3:7-12. E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom.E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.Então disse o rei de Israel: Ah! o SENHOR chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do SENHOR. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele.
3-a-1-Um Profeta Ousado E Com Autoridade:
Neste ponto a Autoridade de Eliseu se mostra do mesmo nível que a de Elias, mais uma confirmação.
Deus necessitava de um homem ousado, tanto quanto Elias, já apontei para esta visão, em lições passadas.
Reis 3:13-14. Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o SENHOR chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas. E disse Eliseu: Vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.
Se você anda com gente amiga do profeta, ainda que você seja mau perante os seus olhos, ele vai te atender, pela consideração ao seu amigo!
3-a-1-1-A. Ação de Cavar nos traz Bençãos.
Você Está no Deserto?
Cave poços, cave covas...
Sonhe, tenha projetos, vá à luta.
Acreditar na palavra do Profeta Eliseu foi fundamental para os reis ganharem a guerra.
Cave poços e não discuta a ordem: Cave!
Quantos poços puder, no final você vai ter água para saciar todo a tua casa e os vizinhos.Glória à Deus!
Mas não confunda, essa não é uma espera passiva, inerte: Cave!
Essa é uma espera ativa: Cave!
Enquanto eu espero, eu cavo poços!
Eu confio na palavra do profeta então, cavo poços!
Não é hora de desanimar
Ah, mas eu não to vendo sinal! Mas, cavo!
Cave teu poço!
É preciso esforço, para conseguir sobreviver no deserto, mas se eu confio na palavra do profeta de Deus, o Santo Homem de Deus, eu cavo.
Cova Com Pouca Água Não Reflete O Sol.
Cova Com Pouca Água, Ninguém Vê O Sangue.  Pr. SIlvio Monteiro, em (23/09/12- Igreja Cristã Vida de Deus)
A- Secção destaque.
A Ação dos Fundeiros.

A Tropa de Elite, não deixa de cumprir Ordem.
Juízes 20:15-16. E contaram-se ...Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam.
II Reis 3:25. E arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes de água, e cortaram todas as boas árvores, até que só em Quir-Haresete deixaram ficar as pedras, mas os fundeiros a cercaram e a feriram.
II Reis 3:17-22. Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.
E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos. E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue.
II Reis 3:23. E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!
B- Música inspira ao profeta.
Muitos de nós não entendemos e as vezes, em certos cultos criticamos a hinologia.
Mas, a música introduzida de maneira correta e no momento e tempo certo, sem dúvida é um instrumento poderoso que Deus deixou para seu povo, poder ser tocado pelos louvores e extasiar-se em sua presença.
Deus habita no meio dos louvores!
unção que precisamos receber de Deus para enfrentar grandes batalhas flui através do nosso louvor
Quando você louva e adora ao Senhor, Ele mesmo derrama unção e graça sobre sua vida. 
Se você estiver naquele dia cansado, onde tudo está dando errado, pare de reclamar e traga o louvor, a inspiração do tangedor, [...ao invés de reclamar e ouvir outro tipo de música, adore!] para o meio do teu vale. 
Aonde quer que você esteja: Em casa, no trabalho e principalmente na Casa de Deus!.Compilado e editado, à partir, de texto do Pr. Gláucio Marques - Igreja Batista Renovada
II Reis 3:15. Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR.
4-    O Azeite da Viúva.
Lição 10
Continuação...

Comentários

Postagens mais visitadas