CONHEÇA A HISTÓRIA DO DIA DA MULHER...


As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias.

A idéia da existência de um Dia Internacional da Mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria.

A partir da Revolução Industrial, em 1789, tomam maior vulto as exigências de melhores condições de trabalho, acesso à cultura.

As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

As continuadas más condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas.

Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres.

A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica.

Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque.

A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Comentários

  1. Irma Alice muito interessante essa postagem pois espero que daqui para frente voçes mulheres possam viver mais dignamente, sem abusos, violencia,desrespeito etc. Ah! aproveitando parabens pelo seu dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .

Postagens mais visitadas