A ESCOLHA DE DEUS!

A ESCOLHA DE DEUS!
São Bernardo do Campo –São Paulo – Brazil.

Mensagem pregada no Congresso do Jardim Paineiras – Diadema – SP - Setor 28.26 de março de 2010.

Autora: Maria Alice S. Varela.

Isaías 5-1-7 s. Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo. E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas.

Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.

Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?

E por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?

Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha:

-tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e será pisada; e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.

João 15-16. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Tiago 3-18. Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.

I - Frutos são atos bons e corretos, que são produzidos por uma pessoa, cujo Coração esta de acordo com o próprio caráter, e a própria natureza de Deus

Como ele é a videira, ele produzira em seus ramos, aquele fruto, que Deus sempre procurou, ou naqueles que são seus.

I-A-O que é um fruto bom?

Ele tem sabor ele alimenta, é temperado, tem semente para dar mais frutos.

Jesus disse: “para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça”.

Esse permanecer tem pelo menos duas conotações:

1-Tu porem vai ate o fim.

2-E a permanência de o mundo ver em nós, que nós temos uma seiva diferente, a ponto,...

-De sermos amados;

-A ponto de outros imitarem e quererem aquilo que você tem.

-Ou de sermos odiados pelo mundo, porque assim como rejeitaram a Jesus, e o mataram também vão nos odiar, e ódio sem causa, que existe porque o coração do homem natural [filhos da ira ,do pecado] é a naturalidade do pecado é Inimizade contra Deus.

E por causa do nome de Cristo, e pelo desconhecimento de Deus.

Ter só os dons espirituais, não é o suficiente, haja vista, a Igreja de Corinto, que os tinha em abundância, mas não viviam em comunhão.

Essa permanência dos dons espirituais, além do fruto do Espírito que é:

Gl.5.22.

-Caridade

-Gozo,

-Paz,

-Longaminidade,

-Benignidade,

-Bondade,

-Fé,

-Mansidão,

-Temperança,...

Produz:

A comunhão, a oração respondida, e por fim a vida eterna.

Ter o nome escrito no Livro da Vida, os demônios se nos sujeitam, as enfermidades são expulsas.

Você é morada do Espírito Santo, carrega a glória de Deus, ter anjos acampados ao seu redor.

E por fim a vida eterna, pedirá tudo o que quiserdes e vos será feito.

II - O primeiro tema é desenvolvido quando Jesus ressalta, que cada cristão deve estar nele:

Como um ramo;

Deve permanecer em comunhão intima com a videira, isto é essencial.

Porque como a vara de si mesmo não pode dar fruto ,se não estiver na videira, assim também vos se não estiverdes em min.

E sem min nada podeis fazer assim estar nele, quer dizer viver em união com ele.

Somente em união é possível dar frutos.

Israel era e continua sendo a videira de Deus só que deu uvas bravas.

E pareceu bem aos seus olhos cortar os ramos ruins e enxertar outros galhos.

Uma vez enxertado os novos galhos recebem o DNA do tronco,e é por isso que passa a dar frutos bons.

A videira e a figura natural da dependência pois depende permanentemente dos:

- Cuidados do viticultor, que é Cristo, através desta escolha ele:

Revela-nos seus planos e projetos, as suas maravilhas; através desta escolha ele revela para João as Maravilhas dos céus!

Os seus propósitos, a sua vontade, qual é o plano dele para nossas vidas.

Como fez com o Apostolo Paulo, que de perseguidor passa a ser perseguido, e torna-se um dos homens a quem, Deus revela como:

-ser igreja;

-viver como igreja;

-andar como igreja;

-esperar a sua vinda como igreja;

-ser arrebatado como igreja;

Não me escolheste vós a mim ,mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei eu dei o meu nome para vocês fazer uso,quer dizer eu dou autoridade a vocês porque agora sois filhos, para que vades e deis frutos ,e o vosso fruto permaneça,a fim de que tudo .

Quanto em meu nome pedirdes ao pai,ele vos conceda.

Concede, porque faz parte da escolha, ter os frutos.

Dele nos somos dele; a permanência em Cristo - a palavra grega aqui, significa:

-continuar, permanecer, ficar, habitar na Videira.

Na videira verdadeira, que é Cristo Jesus Nosso Senhor.

Viva como o ramo enxertado na Videira Verdadeira que é Cristo.

Deus vos abençoe.

Maria Alice Varela

Informações sobre uma videira:

Nome Científico: Vitis sp

Nome Popular: Videira, Parreira, Vinha

Ciclo de Vida: Perene

As parreiras crescem bem depressa e em cerca de 2 a 4 anos após o plantio, podemos colher seus frutos.

Elas podem ser conduzidas por diferentes suportes, que devem ser muito fortes e duráveis, para acompanhar a longeva vida da planta.

No período vegetativo até a frutificação, a videira apresenta-se verde e produz sombra, no entanto, após a colheita, ela perde as folhas e aparenta estar morta, e o que pode ser feio para alguns, é um excelente efeito dramático para outros.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em local protegido dos ventos fortes e com solo fértil, corrigido, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.

A insolação direta é extremamente importante para a cultura da videira e a doçura dos frutos está relacionada com o período de sol que a planta recebe diariamente.

Apesar de originalmente de clima temperado, hoje existem muitas variedades adaptadas ao calor tropical.

A videira não tolera solos pesados e encharcamento.

É uma planta longeva e relativamente rústica, mas que necessita manutenção constante para que frutifique satisfatoriamente.

Entre os manejos necessários podemos citar as podas, tutoramentos, amarrios, adubações, regas, pulverizações e colheita.

Adubações mensais com esterco curtido estimulam o rápido crescimento e uma boa produção de frutos.

Multiplica-se por sementes, estaquia e mais comumente por enxertia.

Comentários

Postagens mais visitadas