Êxodo - saida - Luz.. trevas,noite...dia.Light ... Dark...

A Praga das Trevas.
Autoria: Maria Alice Varela.

Êxodo-10-21.

No livro do Êxodo, que nos relata a saída do povo hebreu das terras do Egito, quando Deus o Yave, o Eu sou, o Jeová Gire, no tempo, determinado por ele, resgata o povo do cativeiro egípcio, para deste povo fazer uma grande nação.

Pois assim dissera Deus a Abrão, depois de o povo ter sido escravo por um período de quatrocentos e trinta anos, chega a hora da libertação.

Porem, com o endurecimento do coração de Faraó, pelo próprio Deus, Moisés foi usado por Deus para lançar pragas no Egito, através do seu cajado e suas mãos.

Me chama a atenção, a nona praga.

A praga das trevas -

Êxodo-10-21.Então disse o Senhor a Moises;estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito,trevas que se apalpem.

Densas trevas, as trevas que podiam ser apalpadas, eram tão densas que nenhuma luz podia penetra-la, o suficiente para, que algo pudesse ser visto.

Ninguém podia sair do lugar.

Ex.10.21. Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão para o céu, para que haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar. Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Não se viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas para todos os filhos de Israel havia luz nas suas habitações.

Essa podia ser uma descrição das trevas externas do inferno: Mt. 8.12;22; 2 Pe2.4;17. Jd. 6,13.

Não se explica em que sentido as trevas é o fogo irão se misturar,mas ambos são e serão,acontecimentos literais por toda a eternidade. Is.66-24; Mc.9-32; Ap.14-9-11.

Trevas espessas são mencionadas: Dt.5-22; 1Rs8.12.2; Cr 6-1.

Isso obviamente, é o mesmo que a Nuvem espessa de Êxodo 19 -9,16;2 Samuel,22-12; Salmo 18.11-12.

Esta claro que as trevas e as nuvens são do mesmo material e densidade.

Casos de trevas:

1-Trevas na criação da terra,

2-medo das trevas que se apoderou de Abraão;

3-maldição das trevas sobre o Egito;

4-trevas entre os israelitas e os egípcios;

5-trevas no Sinai quando a lei foi dada,

6-trevas na crucificação de Cristo

Esta praga estava voltada contra ao deus sol, que deveria proteger o povo de qualquer maldição do sol e trazer bênçãos naturais de luz, calor e fecundidade. "Rá, o deus Sol é o mais antigo dos deuses adorados no Egito".

Deve ter sido horrível experimentar trevas espessas em toda região ocupadas pelos egípcios, é maravilhoso contemplar a luz que foi preservada na terra de Gosen.

Agora quero falar da luz:

Gênesis 1-3. E disse Deus haja luz, e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

E Deus chamou a luz dia; e a noite trevas,e foi a tarde e amanhã; o dia primeiro.
Notemos que no meio do povo de Deus tinha luz, Cristo a luz do mundo.

Jesus disse: eu sou A luz do Mundo, quem me segue não andara em trevas.

É maravilhoso saber que o verbo se fez carne e habitou entre nós.

Mas, no principio de tudo o Pai, o Filho, e o Espírito Santo de Deus atuava em tudo por tudo e em tudo.

Vivemos em dias de trevas sobre a face da terra, dias estes que antecedem a volta de Jesus

E a Bíblia diz, que o Deus deste século tem segado o entendimento.o mundo jaz no maligno, mas existe um povo que com eles habita a luz, vive na claridade em meio as trevas por isto o Apóstolo Pedro disse que estamos assentados em regiões celestiais.

Faraó que representa o príncipe deste mundo,quer nos impedir que possuamos a terra prometida.

Mas há um mediador entre Deus e os homens:

Jesus Cristo.

Ele é mais do que Moises;

Ele é a luz do mundo;João 8.12. Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Ele é o sol da justiça;

A estrela da manhã.

Jesus Cristo, o filho de Davi, quem o segue não andara em trevas,.

Se pelas mãos de um homem Deus fez maravilhas, com seu imenso poder e mostrou ao mundo o agir, o querer e o efetuar da sua vontade que é Soberana.

Porque ele é o Deus, que tirou o povo com mão forte das terras do Egito, e nos conduzirá as mansões celestiais porque ele e a luz dos homens, e quem tem aceitado esta luz Morará, para sempre, com a luz do mundo.tem aceitado esta luz
çtudo.

Por isto, o povo de Deus aqui na terra tem um Sinal, como o povo que saira do Egito tinha o sinal da coluna de fogo, durante a noite e a nuvem de dia.
Nos preparemos para morar com a luz.

Em Apocalipse, nos diz que: os céus não necessitam de luz, pois o proprio Cristo é a luz que a alumiara. Ap.21.23. A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

Lá não há trevas; Ap.22.5. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.

Andemos, pois como filhos da luz

O mesmo Deus que guardou o seu povo no Antigo Testamento é o mesmo de agora, nele não há mudança e nem sombra de variação, permanece fiel.

Houve um plano divino e uma escolha de Deus para andassemos na luz.

1João 1.7 . mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas