ENCHEI- VOS DO ESPÍRITO SANTO.

Congresso de Senhoras e Mocidade.
Pouso Alegre - MG

Pregando no Segundo dia - Sl. 17

Deus por sua infinita Graça e misericórdia, nos levou nos dias 20-21/2010 à Cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais para levar a palavra de Deus cujo tema foi baseado na carta do Apostólo Paulo aos Efesios cap 5-18.
Pouso Alegre-MG
Pregação dia 20/11/2010
Estudo:**ENCHEI-VOS DO ESPIRITO SANTO.
Introdução e Glossário.
embriaguez (em-bri-a-guez)
s. f.Ação de embriagar-se; bebedeira.Fig. Transporte, exaltação, êxtase, inebriamento: a embriaguez da vitória.
Origem e significado da palavra vinho
Hoje a palavra vinho passou a ter um único significado, qual seja o líquido resultante da fermentação etílica da uva, ou de outras frutas, conforme pode-se observar pela definição encontrada no dicionário Michaelis:
1. Líquido alcoólico, resultante da fermentação do sumo da uva ou ainda de outros frutos.
2. Licor fermentado que se extrai dos vegetais.
Mas, cabe aqui uma análise mais profunda sobre a origem da palavra "vinho", isto porque esta palavra não teve sempre este único significado, como fazem supor alguns.
A palavra vinho origina-se da palavra latina vinum, que por sua vez tem origem na palavra grega oinos. Retirando-se os sufixos tem-se os radicais de cada palavra:
Significado de embriaguez.
A palavra embriagado vem do latim êbrïus que significa intoxicado, bêbado, saturado.
O sinônimo mais importante nesta análise é intoxicado. Intoxicação, conforme o dicionário Michaelis, é a introdução de uma substância tóxica no organismo.
Assim, passa-se a estar embriagado no momento em que ocorre a introdução de uma substância tóxica no organismo.
O álcool é uma substância tóxica que pode até causar a morte imediata do indivíduo, dependendo da quantidade que for ingerida e das características específicas do álcool ingerido.
Desta forma o estado de embriaguez se estabelece no exato momento em que se ingere a primeira dose de qualquer bebida que contenha álcool.
Embriagado.
embriagar (em-bri-a-gar) v.t.
Tornar ébrio, embebedar, alcoolizar.
Fig. Exaltar, envaidecer, inebriar.
v. pr.Embebedar-se, ingerir bebidas alcoólicas a ponto de ficar tonto ou perturbado.(Sinônimo Popular. Esquentar o peito, quebrar a munheca, tomar pileque, tomar porre.)
Fig. Extasiar-se.
Enchei vos do Espírito: Efésios 5-18
Pv. 20-1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não e sábio.
Pv.23:20 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.21 Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.
I Coríntios 6:10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Por causa do vinho nasceu uma nação contra a vontade de Deus, quando as filhas de Ló. GENESIS
Embriagam seu pai e deitam se com eles e eles tem filhos de seu pai e nasceram dois povos , os moabitas e os amonitas. Números 25-1-3
NÚMEROS 25.
Por causa do vinho houve pecado de incesto!!!!!
1 Ora, Israel demorava-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas de Moabe,
2 pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
3 Porquanto Israel se juntou a Baal-Peor, a ira do Senhor acendeu-se contra ele.
4 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao senhor diante do sol, para que a grande ira do Senhor se retire de Israel.
Amonitas Dt 2-19 e quando chegares defronte dos amonitas, não os molestes, e com eles não contendas, porque nada te darei da terra dos amonitas por herança; porquanto aos filhos de Ló a dei por herança. Lucas 12-45-47
45 Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se,
46 virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
I Tessolonicenses 5-7. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; mais uma referençia ás orgias de baco, onde os homens e as mulheres se embriagavam para realizar todo tipos de atos imorais.
Devassidão de todos os tipos. verso chave romanos 8-9:16
Este é um previlegio de todos os crentes. E verdade que todo que nasce de novo recebe o Espírito de filiação e tem o Espírito Santo numa medida romanos 8;9,14-16.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;
13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus..
Paulo faz um contraste entre se embriagar com vinho, que produz uma temporária; sensação de bem estar;
Ser cheio do Espirito Santo, que produz uma permanente alegria.
Embriagar se com vinho esta associado, a antiga forma de vida e aos seus iniquios prazeres.
Em Cristo gozamos uma alegria superior, mais elevada e mais duradoura QUE :
CURA NOSSA DEPRESSÃO,
MONOTONIA, OU TENSÃO MENTAL.
NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM O QUANTO TEMOS DO ESPIRITO SANTO EM NOS, MAS O QUANTO A NOSSA VIDA ESTA ENTREGUE A ELE.
SUBMETA SE DIARIAMENTE A SUA ORIENTAÇÃO.
EMBRIAGAR-SE –ÊXTASE A Embriaguez é um Falso Escape
Muitas pessoas se embebedam para escapar da realidade.
Algumas se embriagam por diversão, enquanto outros querem esquecer dos seus problemas. Pessoas que se embebedam estão rejeitando a consciência criada por Deus em favor de uma consciência quimicamente alterada.
Deus criou o homem são, sóbrio.
É tolo e pecaminoso prejudicar nossas mentes.
É um insulto a Deus destruir nossos corpos.
Deus não quer que corramos de nossos problemas. Ficar bêbado não resolve problemas.
Jesus disse que a embriaguez aprofunda a depressão, ao invés de eliminá-la. “Estejais vigilantes, para que vossos corações não sejam sobrecarregados com dissipação e embriaguez e as preocupações dessa vida...” (Lucas 21:34).
A Embriaguez Destrói a Família
Bebida em excesso é destrutiva para a família e a sociedade. Isto porque a bebedice conduza algo chamado, luto e pobreza. “O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora; quem é por eles vencido não é sábio.” (Pv. 20:1).
Quantos maridos e esposas agem de forma cortês depois que estão bêbados? Embriaguez causa discórdia e um espírito contencioso.
Para quem são os ais? Para quem as aflições? Para quem as rixas?...Para aqueles que se demoram em beber vinho...” (Pv.23:29-30).
Quantos homens se embebedam e batem em suas esposas e filhos?
Quantas mulheres se embebedam e abusam e negligenciam suas crianças?
Quantas famílias são pobres porque um pai é um bêbado e um irresponsável?
“Não estejas com o bebedor de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o comilão e o beberrão cairão em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem.” (Pv. 23:20-21).
A Embriaguez Conduz à Devassidão
Embriaguez pode conduzir à imoralidade sexual, ira, briga e até mesmo assassinato. Os homens têm usado o álcool durante milênios para embebedar as mulheres a fim de que possam possuí-las sexualmente.
A bebida em excesso desfaz todas as inibições de uma pessoa.
Nubla a consciência e suprime a culpa.
As filhas de Ló embebedaram seu próprio pai para que ele pudesse agir perversamente e cometer incesto.
“Vem, façamos nosso pai beber vinho, e nos deitemos [i.e., ter relações sexuais] com ele...” Gn. 19:32).
Ficar bêbado e ficar nu tem um longo passado.
Cerca de vinte séculos atrás Jeremias falou contra Edom e disse “...te embriagarás e ficarás nu” (Lm 4:21).
Quase dois mil anos atrás bebedices e imoralidade sexual eram muito populares no Império Romano.
“...os gentios tem andado em dissoluções, concupiscências, chocarrachices, orgias, bebedices, e em idolatria abominável.” (1 Pe. 4:3).
Encher-se do Espírito Santo é entrar nas torrentes das águas puricadoras de Ezequiel 47 , e nadar no espírito ,e não conter a medida a ponto de nadar no rio de Deus .
O Espírito de Deus se apoderava de Sansão , Davi , Daniel em sua visão caiu como morto ; joão tambem pela presença do Espirito Santo que ainda não tinha sido derramado.
Na Ilha de Patmos quando teve a visão desfaleceu . Ser cheio do Espírito é rodear um muro ,e gritar diante dele para que caia , dar voltas ever as muralhas de Jerico vindo ao chão, e sair pela fé como abrão do meio da parentela;
ISABEL ESTAVA CHEIA DO ESPIRITO SANTO - LUCAS 1 -41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo,.
LUCAS 2-25. ESTAVA SOBRE SIMEAO .
25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor..
JOÃO 14 -17a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
JOÃO 20. 22. E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
CRISTO REFERIU SE A ELE COMO OUTRO CONSOLADOR, CAPAZ DE ATUAR EM CADA ASPECTO COMO REALMENTE ELE TEM ATUADO, ELE TEM PERSONALIDADE ,QUE VEM DO LATIM PERSONAL [I]+ DADE, SIGNIFICA AQUILO QUE É DE QUALIDADE PESSOAL.
ESPIRITO SE ESCREVE - PNEUMA DE DEUS, CONSOLADOR, QUE NO GREGO SE ESCREVE:
PARAKLETOS: ELE PESCRUTA AS PROFUNDEZAS DE DEUS.
I CORINTIOS 2- 10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
E ELE NÃO É UMA FORÇA ATIVA SEM INTELIGÊNCIA, POIS ELE COMUNICA AS VERDADES DIVINAS AOS HOMENS
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPIRITO DIZ AS IGREJAS –AP 2-7.
O ESPIRITO SANTO VEIO A ESTE MUNDO COMO AGENTE TRASFORMADOR E FORTALECEDOR E REGENERADOR ,E VAI NOS LEVAR PARA O CEU .
Nós presisamos ser cheios do Espirito Santo de Deus, para vencer as astutas ciladas do Inimigo, e sermos mais que vencedores por aquele que nos amou.
Maria Alice S. Varela

Comentários

Postagens mais visitadas