Crianças em Segurança

Uso de cadeirinha em carros.

Equipamento é obrigatório no transporte de crianças até 7 anos e meio.

Multa por descumprimento é de R$ 191,54, mais sete pontos na CNH.

A Lei obriga o uso de um equipamento – cadeirinha – por criança.

Do G1, em São Paulo*

A partir de Setembro de 2010, se tornou obrigatório em todo o país o uso de cadeirinhas no transporte de crianças em carros de passeio.

O Conselho Nacional de Trânsito prevê multa de R$ 191,54, mais sete pontos na carteira de habilitação para quem descumprir a nova regra.

Em pesquisa realizada no mês de março com 500 mães em cinco capitais brasileiras, o grupo Ipsos constatou que só 32% dizem possuir cadeirinha entre as que transportam seus filhos em automóveis.

Em entrevista ao G1 (veja o vídeo acima), mães defendem o dispositivo de segurança, mas contam que o uso às vezes se torna complicado.

A advogada Soraia Magalhães tem três filhos, todos abaixo dos 7 anos. Por isso, circula com três cadeirinhas no carro. "A minha sorte é que no meu carro elas cabem. Se você não tem como colocar as três cadeirinhas, será multada a toda hora.”

Assista ao video.

Dicas de Prevenção

Carro

A maneira como a criança é transportada no carro pode ser tão importante quanto fatores como velocidade do veículo e condições da estrada. O acidente de trânsito (que vitima a criança na condição de pedestre, passageira de veículo e ciclista) é a causa líder de mortes por acidentes na faixa etária de 0 a 14 anos no Brasil.

Como transportar seu filho com segurança em um automóvel

A melhor proteção para a criança no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. O cinto de segurança é projetado para adultos com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege os pequenos dos traumas de um acidente.

Nunca saia de carro com crianças sem estes sistemas de retenção, mesmo que seja para ir até a esquina.

Entretanto, não basta apenas comprar um desses artigos para garantir a segurança da criança. É essencial usar cadeiras certificadas, apropriadas ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao seu veículo. É importante instalar o equipamento de acordo com as instruções do manual. A maioria das cadeiras e assentos de segurança é instalada de forma incorreta.

A Resolução 277 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito regulamentou o transporte de crianças em veículos. Segundo a norma, publicada em maio de 2008, crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção de acordo com a idade. Em 2010, mas precisamente no dia 1º de setembro, iniciaram as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito.

Para saber mais sobre a resolução e a forma correta de transportar a criança no veículo, faça uma aula virtual sobre o tema e consulte o Guia da Cadeirinha.

CADEIRAS AMERICANAS E EUROPÉIAS: são certificadas ou seguem normas específicas de seus países. Qualquer produto proveniente dos Estados Unidos ou da Europa leva obrigatoriamente o selo de certificação ou segue padrões de segurança para fabricação e testes.
CADEIRAS BRASILEIRAS: certifique-se de que possui o selo do Inmetro. Esta é a garantia de que o produto foi testado e pode resistir a um acidente. Se o produto não possui a certificação, não compre.

Guia da Cadeirinha

Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade da criança.



Bebê conforto ou conversívelCadeira de segurançaAssento de elevação ou “booster”Cinto de segurança de três pontos

Tipo de assentoBebê conforto
ou conversível
Cadeira de segurançaAssento de elevação ou “booster”Cinto de
segurança de
três pontos do
veículo
Peso e idadeDesde o nascimento
até 13 Kg ou
conforme
recomendação
do fabricante
(aproximadamente
1 ano de idade).
De 9 a 18 Kg
(aproximadamente
de 1 a 4 anos
de idade)
De 18 até 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade.Acima de 36 Kg
e no mínimo 1,45m de altura - aproximadamente 10 anos de idade
PosiçãoVoltada para o vidro
traseiro (de costas
para o movimento),
com inclinação
sugerida de 45° ou
conforme instruções
do fabricante..
Voltada para a
frente, na posição
vertical, no banco de trás.
No banco traseiro
com cinto de três
pontos.
Até 10 anos de
idade, no banco
traseiro do carro,
com cinto de três
pontos.






Assista vídeo e saiba mais sobre como usar a cadeirinhas.

Saiba mais

o Muitas colisões acontecem próximo à área de destino e origem ou em ruas com baixos limites de velocidade. Por isso é importante usar a cadeira sempre, mesmo em pequenas distâncias;

o Esteja atento ao selo de certificação de Padrões de Segurança Brasileiro (selo do Inmetro), Europeu ou Americano. O Brasil possui a NBR 14400, norma obrigatória que estabelece os requisitos de segurança de dispositivos de retenção para criança em veículos (cadeira e assento de segurança). Todos esses dispositivos vendidos em território nacional a partir de 1º/10/2008 devem conter o selo do Inmetro;

o Uma cadeira de segurança somente recebe o selo de certificação após passar pelos testes que garantem sua eficácia no caso de colisão:

· Teste estático: a cadeira é verificada quanto à resistência dos cintos, das fivelas, toxidade dos materiais usados, etc;

· Teste dinâmico: “car crash” - a cadeira é instalada dentro de um carro que colidirá contra um muro a 50 km/h.

o O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança que estiver sentada no banco da frente, por isso, se for transportar uma criança em camionete, desative esse dispositivo;

o Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente;

o Os ERROS mais comuns são:

· Usar uma cadeira inapropriada para a idade e o tamanho da criança;
Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 13 kg em uma cadeira de segurança de frente para o movimento;

Não instalar a cadeira bem presa ao banco do carro e não colocar a criança corretamente na cadeira de segurança.

Fonte.

iG

ONG Criança segura

Comentários

Postagens mais visitadas