A Oração Sacerdotal de Jesus Cristo.

Lição 08-CPAD-4ºTrimestre 2010.u
Autor:Osvarela:Osvarela

Lc.6.12. E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.

LEITURA EM CLASSE
João 17.1-4; 15-17; 20-22.

João 17.1-4. JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

Glossário.

Convencer – elegcheo – expor, resistir; envergonhar, por exposição, oposição; No contexto neotestamentário, significa mostrar a alguém o seu pecado e convocá-lo ao arrependimento.

Tirará- airo conquistar, levar embora;levar à força, remover e tomar; no NT diz respeito a literalidade de Cristo levar o pecado embora [João1.29], de nós os crentes, que procuramos colocar de lado, as atitudes negativa – Ef.4.31] e tomar a cruz de Cristo – Mt.16.24.Pode também ser utilizado, para a ação maligna em arrancar a Palavra de Deus do coração dos ouvinte [ação de Satanás].

Aflições – thlipsis Pressão, opressão;apertar, sofrimento;colocar muita pressão no livre e liberto do pecado, esta é a ação do mundo: pressionar espiritualmente a Igreja.Uso no contexto, da época, era usada para o ato de esmagar uvas ou azeitonas na prensa.

DESTAQUES:

Oração do Senhor – um outro nome para esta Oração de Jesus.

A Tríplice Petição:

A glorificação do Filho, pelo Pai. – vs.1-5;

Santificação dos Apóstolos e discípulos e a da Igreja.- vs.2-19;

A Unidade, ou unificação da Igreja – vs. 20-26.

Além destes pontos basais para o entendimento desta Oração Sacerdotal:

Verdadeé a revelação da realidade, entendida por Deus, revelada pelas Escrituras, e por seu Filho. Hb.1.1,3. Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas,

Santificação – tornar santo, separar para uso sagrado, isto é para Deus. 17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.

Palavra de Deus. JOÃO 1.1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 14. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 18. Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.

I JOÃO 1.1,2. O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos,

INTRODUÇÃO:

Quando lemos a Oração sacerdotal no capítulo 17 do Evangelho segundo São João, temos que entender, que faz parte de um longo discurso[João 13.31-João 17], de Jesus, no qual está incluída a figura sacrossanta, do Espírito Santo, como condutor da Igreja, isto é, dos crentes em Jesus, que lhes falaria toda a Verdade.

Ele o Espírito Santo é quem vai guiar os que crêem em Jesus nesta Verdade.

A palavra utilizada, como guiar – é ‘hodegeo’, que significa e transmite um entendimento apropriado a imagem de alguém conduzindo um estranho num campo desconhecido.

Primeiramente, Jesus nos ensina:

Através da sua Oração por si mesmo, ao Pai.

O Pai é reverenciado por esta atitude de humildade, pelo Filho.

É o que nós primeiramente, aprendemos nesta Oração: Ser humildes, e nos apresentarmos, em primeiro lugar, a Deus em nossas Orações.

JOÃO 17.1-5. Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; [...]Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. leia mais...

Comentários

Postagens mais visitadas