Como vencer as tentações

1. Encare a realidade da situação. Diga a Deus exatamente como se sente (Fp 4.6; Hb 4.16, 7.25). Ele não ficará espantado e até respeitará sua sinceridade. Foi ele quem nos criou com anseios emocionais profundos e intensos desejos físicos. Ele conhece a nossa estrutura.

2. Reconheça que a tentação é temporária. Mesmo que ela seja muito forte e sedutora, não durará para sempre, ainda que possa repetir-se.

3. Veja o que as Escrituras ensinam. A Palavra de Deus é nossa melhor defesa contra Satanás e suas artimanhas, uma das quais é encher-nos de dúvidas quanto às boas intenções de Deus para nós e fazer-nos pensar que somos exceções à sua lei. Nosso conhecimento da Palavra de Deus bem como a fé que depositamos nela nos protegem da derrota e destruição. O próprio Jesus respondeu às tentações de Satanás com a Palavra escrita. (Para saber mais sobre o plano de Deus, leia 1 Coríntios 6, 7.24, 2 Coríntios 7.1, e 1 Tessalonicenses 4.3.)

4. Resolva obedecer a Deus. Não importa a intensidade de seu desejo, nem o quanto terá que sofrer para fazer essa autonegação, mas viva de acordo com os padrões propostos por Deus. Se obedecer, o Senhor o fortalecerá, restaurará e recompensará.

5. Não de “lugar à carne”. Não se coloque voluntariamente numa situação em que terá plenas condições de liberdade e privacidade para ceder à tentação.

6. Saiba com certeza que você pode vencer as tentações. Não importa a intensidade dela, não temos que ceder. Juntamente com cada tentação, Deus nos dá um “livramento” (1 Co 10.13). Creio que esse “livramento” é o poder do Espírito Santo – o Espírito de Cristo que habita em nós. “O Cristo que conheceis não é um ser fraco, indiferente ao que se passa dentro de vós, mas é uma força que dentro de vós vem a agir formidavelmente.” (2 Co 13.3) A satisfação sexual, ao contrário do que propaga o mundo, não é inevitável, nem essencial a um bom relacionamento amoroso.

7. Agradeça a Deus porque ele compreende as dificuldades por que você está passando. Ele partilha de nossa “natureza física comum”, e “por virtude do Seu próprio sofrimento, sob a tentação, pode socorrer os que estão expostos à tentação”. (Hb 2.14 e 18) Até mesmo o apóstolo Paulo teve que renegar a si próprio para aprender a confiar em Deus, e não em si mesmo. (2 Co 1.9.)

8. Permita que Deus restaure o seu espírito abatido. Depois da tentação de Jesus, vieram os anjos e o serviram. O mesmo aconteceu a Elias, depois de haver fugido desalentado. 0 Senhor nos abençoa da mesma forma, em nossas tentações. Não permita que Satanás o prejudique nem à pessoa que você ama com incriminações ou acusações pela tentação. Em vez disso, busque a melhor coisa de Deus (isto é, obedeça à sua vontade revelada em sua Palavra, que proíbe a infidelidade) para os dois, pois “… Deus é a resposta cabal às nossas mais profundas e ardentes aspirações”. (1 Co 6.13)

9. Não procure suportar seu sofrimento sozinho. Procure uma pessoa, um amigo, um conselheiro, em quem possa confiar, e que possa ajudá-lo a entender seus próprios sentimentos, pensamentos e ações. Essa pessoa pode ajudá-lo a compreender suas reações, e auxiliá-lo a reforçar sua decisão de obedecer a Deus. “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados.” (Tg 5.16.)

10. Procure um relacionamento melhor com seu cônjuge, se é casado. Procure, de maneira ativa, consolidar bem o seu relacionamento conjugal, pois até mesmo um bom casamento pode ficar debilitado por falta de apoio emocional.

fonte gospelm.

Comentários

Postagens mais visitadas