Miomas uterinos Esclareça suas dúvidas sobre miomas uterinos, como surgem, quais os sintomas e tratamentos indicados

Os miomas são tumores benignos, ou seja, não cancerosos que se desenvolvem na parede do útero. Na maioria dos casos, eles são múltiplos e com tamanhos que podem variar de milímetros até grandes formações com centímetros consideráveis de diâmetro.miomas uterinos 300x200 Miomas uterinos


Apesar de ser um assunto muito estudado, a causa do aparecimento dos miomas uterinos ainda é desconhecida. Uma das possibilidades é que eles têm origem a partir de uma única célula, que começa a se multiplicar desordenadamente. O crescimento desses tumores está ligada ao hormônio estrogênio, o que pode explicar seu desenvolvimento durante a fase reprodutiva da mulher, que é quando ele está presente em maior quantidade no organismo feminino.

Sintomas

Os miomas podem causar diversos sintomas dependendo da sua localização e seu tamanho. O mais frequente entre eles o prolongamento do período menstrual e aumento da quantidade de sangramento. A cada menstruação, o fluxo vai ficando maior e podem ocorrer também sangramentos fora do período menstrual, às vezes com coágulos.

publicidade

Essas alterações menstruais podem ser acompanhas por aumento das cólicas, dor crônica no baixo ventre, dor na região lombar, flancos e pernas, dor durante as relações sexuais, sensação de peso na barriga e vontade de urinar com mais frequência. O aumento do volume do abdômen também é outro sintoma de miomas uterinos, que inclusive pode levar muitas mulheres ao consultório médico com a suspeita de gravidez ou ganho de peso progressivo.

Na maioria das vezes, as mulheres commiomas no útero não apresentam sintomas durante anos. Assim, eles são descobertos em exames ginecológicos de rotina. Para confirmar o diagnóstico, é preciso fazer um exame de ultrassonografia, de preferência transvaginal.

Tratamento

Os casos de miomas que não apresentam sintomas significativos não exigem tratamento imediato, mas devem ser acompanhados regularmente. Em alguns casos, é necessário tratamento com medicamentos à base de hormônios para controlar os sangramentos, inibir o crescimento dos miomas ou reduzir seu tamanho. Mas se os tumores provocarem dores, hemorragias ou infertilidade, o problema deve ser resolvido com cirurgia.

fonte Dicas de mulher.

Comentários

Postagens mais visitadas