O Coração do Homem




          Este livro, de autor desconhecido, surgiu há mais de 200 anos atrás na frança e foi escrito baseado em 10 imagens ilustrativas do coração do homem.
Estas imagens representam a condição espiritual do homem diante de Deus. O livro é conhecido no mundo inteiro e durante estes duzentos anos de suas várias publicações tem trazido bênçãos a homens e mulheres de todo o mundo, por  varias gerações, fazendo com que através dele e da sua leitura, muitos tenham uma nítida visão acerca das coisas espirituais e entenda a sua própria condição diante de Deus e da sua Palavra.
A seguir as imagens do livro e um resumo do significado das suas figuras, que por si só nos falam muita coisa!

Ronaldo Silva

Primeiro Quadro-ronalduron@blogspot.com
Neste quadro, por baixo da cabeça, vê-se o coração humano;
Moram nele diversos animais, que nos falam de várias qualidades de pecados.
Deus nos diz pela boca do profeta Jeremias, “que enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 19.9. Jesus confirma isto, dizendo: “por que do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba , a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7. 21-23.

Segundo Quadro-ronalduron@blogspot.com
Este quadro mostra um coração penitente, que começa a procurar a Deus.
O anjo segura a espada, que representa a Palavra de Deus, “que é viva e eficaz, e mais penetrante, que espada alguma de dois gumes, e que penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4.12.
A Palavra de Deus faz-nos lembrar que “ o salário do pecado é a morte,” e que “ aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo.” Hebreus 9.27. A porção do pecador e do descrente será no “lago que arde com fogo e enxofre.” Apocalipse 20.10. 


Terceiro Quadro-ronalduron@blogspot.com
Este quadro mostra-nos o estado da alma de um pecador verdadeiramente arrependido.
Ele vê agora quão grandes e horríveis são os seus pecados, pelos quais Jesus morreu na cruz.
A luz do Espírito Santo enche agora o seu coração, dantes escuro e sujo mas agora limpo e tornado alvo como a neve, pelo sangue de Jesus.
Neste quadro, portanto, vemos que os animais, que representam o pecado já estão fora do seu coração bem como Satanás, embora ele vá de má vontade olhando para trás e pensando na melhor maneira de tornar a entrar novamente. É por esta razão que Jesus nos avisa para vigiar e orar, a fim de resistir ao diabo e este fugir.
Quarto Quadro-ronalduron@blogspot.com

Este quadro mostra um cristão que achou perfeita paz e redenção pelo sacrifício de Cristo, e que portanto não se vangloria senão na cruz do Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo Está crucificado para ele e ele para o mundo.
Há muitos que se dizem cristãos que oram nas igrejas, que tomam parte na ceia do Senhor, que cantam hinos a Deus e que, no entanto, pelas suas ações más crucificam Jesus constantemente. “ Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino de Deus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
A humanidade, regra geral, está ansiosa por receber todas as bênçãos de Deus, a chuva e o sol; porém não quer submeter-se ao governo de Deus.Para muitos, Deus serve apenas de refúgio nos tempos de tribulação e desespero.
Quinto Quadro-ronalduron@blogspot.com

Este quadro mostra o coração limpo e santificado do pecado,
Salvo pela bondade graça e misericórdia de Deus.
Tornou-se um verdadeiro templo de Deus, e a habitação do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme a promessa de Jesus Cristo:
“Se alguém me ama guardará a minha Palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” João 14.23.
Deus agora honra, abençoa e eleva o homem por meio de Jesus Cristo. O diabo também é visto junto ao coração, como quem espera uma oportunidade de novamente entrar na sua antiga habitação.Por esta razão somos avisados a orar e vigiar contra este adversário. I Pedro 5.8
Sexto Quadro-ronalduron@blogspot.com

 Este quadro é muito triste, por que representa o crente que deixou a vida cristã.
Um olho está para se fechar, mostrando  que o fervor do cristão arrefeceu nalguma coisa. Enquanto o outro está a fixar descaradamente o mundo.
Nele já diminuiu a luz do Evangelho e diminuirá também o desejo e a prontidão de sofrer por Cristo.
Está cercado de tentações, às quais ele se vai submetendo pouco a pouco, em lugar de lhes resistir. Em vez de escutar a voz de Deus, escuta as sugestões sutis e vãs promessas do tentador.
Embora ele ainda vá à Igreja, já não é por amor a Deus, mas sim para fingir que ainda é religioso, escondendo, assim, que se tornou amigo do mundo.

Sétimo Quadro-ronalduron@blogspot.com
Este quadro mostra o estado infiel do coração do homem. Mostra

igualmente a condição de uma pessoa que nunca se arrependeu nem se entregou ao Senhor.

Apesar das Boas Novas ter-lhe apresentada e revelada.

O pecado, com toda a sua capacidade de enganar voltou a governar o coração e nele fixou residência. O Espírito Santo aquela meiga Pomba, vê-se obrigado a deixar o coração, pois o pecado e o Espírito Santo não podem viver juntos.

O Anjo, a Palavra de Deus, tem de retirar-se, com dor, olhando para trás, esperando ainda que a pessoa se arrependa, como o filho pródigo.

Oitavo Quadro-ronalduron@blogspot.com

 Aqui encontramos o pecador aproximando-se do seu fim, com o corpo cheio de dor e a alma cheia de temor da morte. A morte veio numa hora inesperada e pouco agradável. Os prazeres enganadores do pecado já fugiram e ele tem de encarar, na realidade, o terrível salário do pecado. As agonias do Inferno já se agarraram à sua vítima. Embora ele agora queira orar, encontra dificuldade em ter comunhão com Aquele cujo amor desprezou. Os velhos amigos têm medo de permanecer ao seu lado no leito de morte e as vãs palavras de conforto já não ajudam. As suas riquezas, provavelmente mal adquiridas, não podem prolongar a sua vida nem salvar a sua alma. É-lhe impossível concentrar os pensamentos em Deus, e já nem pode lhe dar esta oportunidade.


Nono Quadro-ronalduron@blogspot.com

Por outro lado, Este quadro representa o cristão que suporta as tentações e está vencendo no meio de grandes tribulações. Ele fica firme mesmo quando tentado de todos os lados, e resiste até o fim, sendo mais que vencedor por meio de Cristo Jesus. Não somente tem começado a carreira cristã, como tem perseverado, correndo com paciência, não olhando para a direita nem para a esquerda, mas antes para Jesus, Autor e consumador da nossa fé. Hebreus 12. 1, 2. Satanás, com todos os seus exércitos cerca o coração do crente, tentando em vão desviar o filho de Deus.  O orgulho, o amor ao dinheiro, o demônio, a imoralidade, e muitos outros pecados estão aqui representados.
Mas o cristão alerta reconhece o pecado sob qualquer disfarce, pois a Palavra de Deus e o Espírito conduzem-no em toda a Verdade.

Décimo Quadro-ronalduron@blogspot.com

 Uma pessoa que viveu e andou com Deus não tem medo da morte.  Quando chegar a sua hora de partir deste mundo, ele vai de boa vontade, como diz o apóstolo Paulo: “tenho desejo de partir e estar com Cristo, por que  é muito melhor.” Filipenses 1.23.  Em lugar do horroroso esqueleto (a morte) vê-se o anjo ou o mensageiro de Deus, neste último quadro. Ele está esperando o momento de levar o espírito do justo para junto de Deus. O seu espírito é solto do corpo mortal que o prendera e voa para o seio daquele que serviu e amou na terra. As boas vindas o esperam na presença de Deus, onde as palavras de louvor do seu Mestre o cumprimentam: “bem está, servo bom e fiel. Entra no gozo do teu Senhor. Mateus 25.21.
fonte: força para viver 

Comentários

Postagens mais visitadas