quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Focaccia de legumes para um lanche caprichado


Focaccia de legumes
Focaccia de legumes, para o lanche do domingo | Foto: Marcia Cavalieri
Essa focaccia caseira é uma opção para a pizza no fim do domingo. É fácil de fazer, mas exige tempo para a massa crescer, portanto, comece fazer à tarde.
A cobertura pode ser feita de várias maneiras: com azeitona picada, só alecrim e sal grosso- uma versão clássica, com molho de tomate e ervas variadas, enfim use suas preferências e o que você tem na geladeira.
Eu fiz essa focaccia com cebola, tomate cereja e abobrinha ralada – só a parte da casca, o restante da abobrinha usarei em uma sopa.
A focaccia com suco de fruta natural e uma salada verde vai dar um ótimo arremate para o fim de semana.
FOCACCIA DE LEGUMES
Preparo: Demorado | Dificuldade: Moderada
Rendimento: 12 porções | Calorias: 170 kcal
Massa
. 1 tablete de fermento fresco para pão (15g)
. 1 colher (sopa) de açúcar
. 300 ml de água morna
. 400g de farinha de trigo aproximadamente
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 colher (chá) de sal
Cobertura

. 4 cebolas cortadas em fatias finas
. 3 colheres (sopa) de azeite
. 130g  de tomate cereja
. 2 abobrinhas
. Sal e pimenta do reino a gosto
Faça a esponja. Dissolva o fermento no açúcar e adicione a água morna. Acrescente 4 colheres de sopa de farinha de trigo e mexa até formar um mingau grosso. Cubra com um pano e deixe descansar por 15 minutos.
Adicione o azeite e o sal e misture bem. Junte a farinha de trigo peneirada aos poucos. Sove até ficar uma massa macia e elástica. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume.
Abra a massa em um retângulo e transfira para uma assadeira polvilhada com farinha. Deixe a massa crescer por mais 2 horas.
Enquanto isso faça a cobertura. Refogue as cebolas em 2 colheres (sopa)  do azeite e tempere com o sal e a pimenta. Reserve. Rale só a parte da casca das abobrinhas no ralo grosso em tiras finas. Lave e seque com papel toalha os tomates.
Quando a massa estiver bem crescida na assadeira, faça com as pontas dos dedos da mão pequenos buracos em toda a focaccia. Pincele a massa com o restante do azeite.
Espalhe a cebola refogada, salpique com os tomates e com as cascas de abobrinha.
Polvilhe sal e pimenta do reino e asse em forno médio preaquecido a 200° por aproximadamente 40 minutos. Sirva em seguida.
Veja mais dicas de nutrição e saude na revista WOMEN’S HEALTH

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