O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO - LIÇÃO 03 – CPAD - 3º TRIMESTRE

O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO
                                                                                                  Edição e Estudo: Pr. Osvarela
LIÇÃO 03 – CPAD - 3º TRIMESTRE
Fp 1.27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Fp 1.27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
28 E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.
29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,
30 Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim.
2.1 PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Etimologia aplicada a Lição:
Comportamento - a. 1. Maneira de se comportar, de viver, de agir e reagir etc.; CONDUTA; PROCEDIMENTO: "Procurar a regeneração por um melhor comportamento futuro." (Arnaldo Cama, Segredos do abade) 2. Modo de agir, em geral, em relação aos fatores ambientais: o comportamento das formigas no inverno; 3. Conjunto de reações e atitudes do indivíduo diante do meio social, em sua interação com as situações etc.: Quando a mãe está presente este menino tem outro comportamento. 4. Reação de algo em determinadas circunstâncias: gabou o comportamento do carro na estrada. 5. Forma pela qual um organismo, ou parte dele, funciona ou reage a estímulo: o comportamento do coração em condições de estresse [F.: comportar + -mento. Ideia de 'comportamento', pref. et (o)-] ;- subst. m. 1. forma de agir: um comportamento infantil
Sinônimos de Comportamento:
- atuação, conduta e procedimento.
Hebraico – Grego - Latim –
מדהבה madhebah; n f turbulência, violência, comportamento, comportamento turbulento;
αναστρεφω anastrepho -; v 1) virar de pernas pro ar, virar; 2) voltar; 3) mover-se para lá e pra cá, girar em torno de si mesmo, permanecer por pouco tempo residindo em um lugar; 4) metáf. conduzir a si mesmo, comportar-se, viver
αναστροφη anastrophe; n f 1) modo de vida, conduta, comportamento, postura.
Do Latim comportare, “trazer junto”, formado de com-, “junto, com”, mais portare, “carregar, transportar”. Mais tarde adquiriu também o sentido de “arrumado, corretamente disposto, bem arranjado”.
No latim a palavra tem intima relação com relacionamento e forma de agir em relação aos outros.
- “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo...”
- Maneiras, por sua vez vem do Latim manuarius, “relativo à mão”, de  manus, “mão”. Acabou adquirindo o significado de “modo de proceder, comportamento”, através da noção de “modo adequado de se fazer algo, método de manejar satisfatoriamente uma situação”.
Se faz necessário para se poder viver em sociedade sem atritos. 
- “4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”.
Sociedade palavra que vem do Latim societas, “convívio mútuo, união”, de socius, “companheiro, camarada”, originalmente “seguidor”, do verbo sequi, “ir atrás, seguir, acompanhar”.
1Co 14:40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Viver junto a outras pessoas exige, outras qualidades, como decoro, do Latim decorum, “decência, conveniência”, do verbo decere, “convir, ser adequado”, origem também de “decente”.
Rom 15:5 - Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.
Fp 2:5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
1Pe 3:8 - E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
1Te 5:15 - Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
Heb 12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Boni mores - Bons costumes
EXÓRDIO
Se nós entendermos que há uma condição natural antropológica, para que a Humanidade se relacione, temos como salvos uma ordenação sagrada de vivermos em um relacionamento santo e naturalmente evocado pelo rudimento da noção que nos congrega em um só Corpo, ou seja, o Corpo místico de Jesus Cristo.
Esta noção, fundamental e basal, para sermos componentes deste Corpo divino nos leva a entendermos a questão do comportamento como algo inerente e forte a ser vivido por nós como salvos, dentro de parâmetros comportamentais, observados os Mandamentos bíblicos.
Há uma infinitude de textos e doutrinas bíblicas que nos levam a buscar e viver sob um comportamento, que eu diria ser o comportamento do Salvo.
Na Lição deste domingo temos o texto paulino como base, e o mesmo é forte, e amplo em nos colocar a direção a seguir nesta nossa vida.
Máxima do comportamento dos salvos entre não salvos:
I Pedro 2:17-18 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos Senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
Poderíamos conceituar este comportamento em duas direções.
- a direção horizontal;
- a direção vertical;
Na Direção Horizontal temos outras duas vertentes.
Entre salvos e não salvos:
É a linha Comportamental entre o salvo, e os seus relacionamentos com os nãos salvos.
Romanos 12:17-18 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
1- A vertente do comportamento do salvo, entre os nãos salvos, que abrange o relacionamento social, em vários setores:
Tito 2:9-10 Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
- Negócios:
-empregos, negócios com terceiros, negócios com governo, relação com Criação [o meio-ambiente]; empregados; patrão.
- Socialização intersocial;
- trânsito;    
- Relacionamento emocional:
- casamento; namoro; noivado.
- Relacionamentos pessoais;
- família; vizinhos; outros...
Inter Salvos.
Romanos 12:3-5 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
É a linha Comportamental entre o salvo, e os seus relacionamentos com os demais agrupamentos dos santos, com os quais ele interage, neste relacional que exige a aplicação igualitária, submetida a crivo daqueles seus iguais, os demais salvos.
1Pe 3:8 - E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Temos, portanto.
2- Na Vida Eclesial, ou seja, entre irmãos salvos:Romanos 12:9-10 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros
- nos Departamentos
- Coral, Grupos de Senhoras, Grupos jovens;
- Escola Dominical: Classes, alunos e Professores.
- No Púlpito:
Romanos 12:6-10 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Rm 12.4-8
- indicação de uma perfeição na Igreja através do Santo Ministério.
O número de dons (sete destes dons) concedidos pelo Espírito os quais o Apóstolo Paulo considera, aqui em sua Epístola:
1) dom de profecia - ministração das verdades espirituais.
2) dom do ministério - serviço prestado ao Mestre, junto a Igreja. Atos 2.
3) dom de ensino – explanação com explicação da Palavra ao povo. Nm. 8
4) dom de exortação, encorajamento a se fazer o que é certo, apontar a atenção às faltas.
5) dom de contribuição - exercer com liberalidade, sem interesses próprios.
6) dom de presidir - governar, chefiar ou guiar o povo de Deus.
7) dom de misericórdia – cuidado com os necessitados; intuito: confortar e suprir. Tg.2
3- Interministerial.
Entre:
- pregadores, ministros, preletores, convidados.
- obreiros: cooperadores, diáconos, presbíteros.
- Nas Ministrações:
- Ceias, Doutrinas, assentos, posições.
4- Intermembros:1Pe 3:8 - E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
- Entre a membresia
- como membros salvos em meio a salvos e joio; 
- Entre membros e pastores;
- Entre membros de denominações diferentes, mas salvos;

- Entre membros e neófitos na fé, os catecúmenos.
PR OSIEL VARELA ,MEU ESPOSO .

Comentários

Postagens mais visitadas