Fugindo das Vozes de Max Lucado

Você deseja ter sucesso? Aqui está seu modelo. Deseja obter realizações na vida? Aqui está o protótipo. Quer estar sob os holofotes, sob a atenção da imprensa, deseja bajulação? Considere o artigo principal na primeira página do maior jornal diário dos Estados Unidos.
Era uma caricatura da "Miss América". A informação "vital" das 51 participantes foi compilada a fim de apresentar a mulher perfeita. Ela tinha cabelos e olhos castanhos, sabia cantar e tinha medidas perfeitas: 90-60-90. Era ideal para ser a Miss América.
A mensagem é ostentada na página: "Esse é o padrão para a mulher americana". A implicação é clara: faça o que for preciso para ficar como ela, enrijeça as pernas, torneie suas coxas, ajeite o cabelo, melhore a maneira como anda.
Nenhuma referência é feita em relação às suas convicções, à sua honestidade ou ao seu Deus. Mas, com certeza, disseram a você o tamanho do quadril dela.
Numa fotografia pequena, 10 centímetros para a esquerda, está outra mulher, com o rosto fino, pele enrugada, parecendo um pedaço de couro. Sem nenhuma maquiagem, pó ou batom. Leva um sorriso débil nos lábios e um lampejo no olhar. Parece pálida, talvez seja minha imaginação ou talvez seja verdade. A notícia diz: "Madre Teresa: em estado grave".[1]
Você conhece a história de Madre Teresa. Quando ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1985, ela doou os 200 mil dólares para os pobres de Calcutá; quando um empresário lhe comprou um carro novo,
ela o vendeu e deu o dinheiro para os menos privilegiados. Não ganhou nada e não possuiu nada.
Duas mulheres: Miss América e Madre Teresa. Uma caminha pela passarela; a outra trabalhava em becos. Duas vozes: uma promete coroas, flores e multidões; a outra serviço, redenção e alegria.
Não tenho nada contra modelos bonitas, embora eu tenha algumas reservas sobre elas, mas tenho algo contra as vozes mentirosas que atordoam nosso mundo.
Você já as ouviu. Elas dizem para trocar sua integridade por uma nova liquidação, barganhar suas convicções por um acordo fácil, trocar a devoção por uma emoção rápida.
Elas sussurram, insistem, escarnecem, atormentam, tentam conquistar, elogiam:
— Tudo bem, vá em frente!
— Espere até amanhã.
— Não se preocupe, ninguém vai saber.
— Como pode algo tão bom ser tão ruim?
As vozes da multidão.
Nossas vidas são a Wall Street do caos, são as bolsas de valores dos muitos pedidos enlouquecidos. Homens e mulheres adultos vociferam num esforço frenético de conquistar tudo o que podem antes que o tempo se acabe. Compre, venda, comercialize, troque, faça qualquer coisa, mas faça rápido e para que todos possam ver.
Um carnaval de ternos cinzas flanelados onde ninguém sorri, mas todos fazem suas investidas.
Um coral infindável de vozes explosivas: algumas oferecendo, outras tomando para si e todas gritando.
O que fazemos com essas vozes?
Enquanto trabalho neste manuscrito, estou usando uma escrivaninha no quarto do hotel. Estou longe de casa, longe das pessoas que me conhecem, longe dos membros da família que me amam.
As vozes que encorajam e afirmam estão distantes.
Porém, as vozes que atormentam e seduzem estão muito próximas. Embora no quarto esteja tudo quieto, se eu escutar, essas vozes são bem claras. Um folheto no criado-mudo me convida para um passeio no saguão do hotel, onde posso "fazer novos amigos em um ambiente relaxante". Uma propaganda no topo da televisão promete que o pedido de um filme pay-per-view para maiores de idade transformará todas as minhas "fantasias em realidade". Na lista telefônica, várias colunas de serviços de acompanhantes oferecem "amor longe de casa". Um volume atraente, em letras douradas, na gaveta do criado-mudo, acena: O Livro de Mórmom – O Outro Testamento de Jesus Cristo. Na televisão, um apresentador de programa de entrevistas discute o tópico do dia: "Como se dar bem fazendo sexo no escritório".
Vozes, algumas por prazer, outras por poder.
Algumas prometem aceitação, outras prometem carinho. Todas têm algo para oferecer.
Mesmo as vozes que Jesus ouviu prometiam algo.
"Quando a multidão viu o milagre que Jesus tinha feito, começou a dizer: `Com certeza este é o Profeta que devia vir ao mundo'. " [2]
Para um observador distante, essas são as vozes da vitória. Para o ouvido mal treinado, esses são sons do triunfo. O que poderia ser melhor? Cinco mil pessoas, mais mulheres e crianças proclamando ser Cristo "o Profeta". Milhares de vozes avolumando-se em um ruído de avivamento, em uma aclamação de adoração.
As pessoas tinham tudo que precisavam para uma revolução.
Tinham um inimigo: Herodes. Tinham um mártir: João Batista. Tinham liderança: os discípulos. Tinham muitos suprimentos: o multiplicador de pães. E eles tinham um rei: Jesus de Nazaré.
Por que esperar? A hora havia chegado. O reino de Israel seria restaurado. As pessoas tinham ouvido a voz de Deus.
— Rei Jesus — alguém proclamou. E a multidão repetia, concordando.
Um coro, aclamando poder, contagiava. Não precisavam de cruz, nem de sacrifício. Um exército de discípulos seguindo as pegadas de Jesus. Poder para mudar o mundo sem ter de morrer fazendo isso.
A vingança seria doce. Aquele que tomou a cabeça de João Batista está a apenas alguns metros de distância. Pergunto-me se ele alguma vez já sentiu uma lâmina fria roçar seu pescoço.
Sim, Jesus ouviu essas vozes. Ele ouviu a sedução. Entretanto, também ouviu mais alguém.
E quando Jesus o ouviu, ele o buscou:
"Sabendo Jesus que a multidão estava com a idéia de pegá-lo à força para fazê-lo rei, voltou sozinho para o monte. " [3]
Jesus preferiu estar sozinho com o verdadeiro Deus a ficar junto à multidão de pessoas equivocadas.
A lógica não disse a ele para despedir a multidão. A sabedoria convencional não lhe disse para virar as costas ao exército desejoso. Não, não era uma voz de fora que Jesus ouviu, era uma voz interior.
A marca de ovelha era o que lhe tornava capaz de ouvir a voz do Pastor.
"O vigia abre a porta para ele e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. " [4]
A marca de um discípulo é a sua capacidade de ouvir a voz do Mestre.
"Escutem, eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e comerei com ele e ele comerá comigo. " [5]
O mundo soca a mão na sua porta; Jesus apenas bate. As vozes gritam por sua adesão; Jesus mansamente pede. O mundo promete prazer rápido; Jesus promete um jantar tranqüilo... com Deus. "Entrarei em sua casa e comerei com ele e ele comerá comigo".
Qual voz você escuta?
Deixe-me dizer algo importante. Não há um momento em que Jesus não esteja falando. Nenhum sequer. Não existe um lugar em que Jesus não esteja presente, nenhum sequer. Nunca haverá um quarto muito escuro... um saguão muito envolvente... um escritório muito sofisticado... que o terno Amigo, sempre marcando presença e que sempre nos acompanha, implacavelmente não esteja lá, batendo à porta dos nossos corações, com toda gentileza, esperando ser convidado a entrar.
Poucos ouvem essa voz. Um número ainda menor abre a porta.
Todavia, não interprete nossa insensibilidade como a ausência dele. Cercada de promessas evanescentes de prazer, está a promessa eterna de sua presença.
"E eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. " [6]"Eu nunca o deixarei; eu jamais o abandonarei." [7]
'
Não há qualquer outro coro que soe tão alto a ponto de não permitir que a voz de Deus seja ouvida... se decidirmos ouvi-la. É o que acontece nesse hotel.
Demorei alguns minutos para encontrá-la, mas encontrei. Não estava tão visível como o folheto do saguão ou o aviso do filme. Mas estava lá. Não era tão ornamentada como a bíblia dos Mórmons ou tão atraente como a propaganda de acompanhantes. Mas eu desistiria de todas essas mentiras de uma vez por todas, para ficar com a paz que encontrei nesse tesouro.
Uma Bíblia. Uma simples Bíblia deixada ali pelos Gideões. Gastei alguns minutos para encontrá-la, mas finalmente encontrei. E quando a vi, abri em uma das minhas passagens favoritas:
"Não se admirem disso, porque está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a sua voz e sairão dos túmulos. Aqueles que fizeram o bem, vão ressuscitar para a vida eterna. Mas aqueles que fizeram o mal, vão ressuscitar para ser condenados. " [8]
Interessante. Um dia virá em que todos ouvirão a voz dele. Haverá um dia em que todas as outras vozes serão silenciadas, e somente a voz dele será ouvida.
Alguns escutarão sua voz desde o primeiro instante. Não é que ele nunca tenha se pronunciado, mas é que eles nunca a ouviram. Para esses, a voz de Deus será a voz de um estranho. Eles a ouvirão uma vez e nunca mais. Vão passar a eternidade fugindo das vozes que seguiram na terra.
Mas os outros serão chamados de seus túmulos por uma voz familiar, pois são ovelhas que conhecem seu pastor, são servos que abriram a porta quando Jesus bateu.
Nesse dia, a porta se abrirá novamente. Somente dessa vez. E não será Jesus que entrará em nossa casa; seremos nós que entraremos na casa dele.

Comentários

Postagens mais visitadas