Radiação UVA

Tipos de Radiação Solar

Radiação UVA

A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele, sendo a grande causadora do fotoenvelhecimento. Esse tipo de radiação não contribui para o câncer de pele.

Radiação UVB

Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre as 10 da manhã e 3 da tarde. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal fonte de alterações celulares que causam predisposição ao câncer da pele.

Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Já os raios UVA não provocam essa reação superficial. Porém, são capazes de penetrar em camadas mais profundas. A exposição excessiva desses raios, ao longo do tempo, danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.

O Uso do Protetor Solar

Radiação UVA e UVB

Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados. O primeiro deles é evitar se expor ao sol entre as 10 da manhã e 3 da tarde, horário em que o sol é mais forte. Além disso, ao praticar atividades ao ar livre ou ao passar o dia na praia, devemos nos proteger com chapéus, óculos de sol e aplicar o protetor solar.

O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele. Protetores que formam uma camada opaca sobre o corpo atuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar. Ao comprar um protetor solar devemos procurar produtos que ofereçam proteção tanto contra os raios UVA como contra os raios UVB, além de escolher um FPS adequado ao nosso tipo de pele.

Fator de Proteção Solar

O fator de proteção solar (FPS) indica o grau de proteção contra os raios UVB. O número do FPS indica quanto tempo você pode ficar exposto ao sol antes de começar a se queimar. Por exemplo, uma pessoa que costuma ficar vermelha depois de dez minutos de exposição, com um protetor de FPS 8 começará a se queimar após 80 minutos, com FPS 15 após 150 minutos, e assim por diante.

Fotoenvelhecimento

Radiação UVA e UVB

Ao longo dos anos, a pele, assim como todos os demais órgãos do corpo, sofre alterações e envelhece. Tais alterações levam à perda de elasticidade e luminosidade, surgem rugas e flacidez. Mas não é só o envelhecimento cronológico que faz com que a aparência da pele mude ao longo dos anos. Fatores externos como o estresse, o fumo e, principalmente a radiação solar, influenciam e aceleram o envelhecimento da pele, fazendo com que o aspecto da pele seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce.

A pele fotoenvelhecida apresenta perda da elasticidade, rugas, manchas escuras ou claras e alterações da superfície, podendo tornar-se áspera e descamativa. Já a pele envelhecida em decorrência da deterioração natural do organismo tem uma aparência mais fina, flácida, com pouca elasticidade e apresenta rugas finas, porém sem manchas ou alterações em sua superfície.

Prevenção e Tratamento do Fotoenvelhecimento

A melhor forma de prevenção do fotoenvelhecimento, de novo, é o uso de protetor solar. Quanto antes a pessoa começa a se cuidar, melhor. E quem já atingiu a casa dos 30 deve começar logo, pois é a partir dos 30 anos de idade que o desempenho biológico começa a declinar. Felizmente, hoje sabemos que podemos adiar os efeitos do tempo, protegendo a pele de seu mais implacável inimigo: o sol.

Os tratamentos estéticos vêm se modernizando a cada dia. Varias técnicas estão sendo utilizadas, entre elas destacam-se os peelings. As inovações na área da estética envolvem ainda aparelhagens sofisticadas e variadas técnicas de massagem. Isso sem falar nos lançamentos constantes de linhas de cosméticos químicos e naturais.

E lembre-se: para fazer um tratamento estético de pele, consulte sempre um dermatologista.

FONTE BELEZA E SAÚDE

Comentários

Postagens mais visitadas