Você acompanha seu consumo diário de vitamina C?

Vitamina C

As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para vida e possuem compostos nitrogenados. O organismo não é capaz de sintetizá-las e quando faltam na nutrição provocam carência no organismo.

A Vitamina C é um poderosoantioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias — principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sangüíneos.

A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.

Para o corpo humano estar em perfeito funcionamento, deve haver um balanço entre as substâncias oxidantes e antioxidantes. Quando as substâncias oxidantes aumentam de quantidade ou os antioxidantes diminuem, temos o chamado stress oxidativo que, em excesso, pode ser bastante tóxico para o organismo.

Movimentando-se pelas células, os radicais livres — que são substâncias bastante instáveis— tentam desesperadamente se ligar à outra molécula. Os alvos preferenciais são DNA e proteínas, que acabam sofrendo lesões após essa união e se tornam disfuncionais. O resultado são doenças dos mais diversos tipos.

A vitamina C deve ser ingerida diariamente, porque não é armazenada no corpo e é destruída pelo calor e pela exposição ao ar. A dose diária recomendada é 75 mg. Ou seja, uma laranja e alguns morangos já são o suficiente.

Vitamina C

Benefícios da Vitamina C

· Fortalece os capilares sanguíneos.

· É extremamente importante em tratamentos antialérgicos.

· Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

· É excelente na prevenção de gripes e infecções.

· Atua no organismo como um poderoso antioxidante.

· Dá resistência aos ossos e dentes.

· Facilita a absorção de ferro pelo organismo.

· Atua no metabolismo de alguns aminoácidos.

Deficiência de Vitamina C

· Escorbuto

· Sangramento das gengivas

· Anemia

· Depressão

· Hemorragia

· Doenças Cardiovasculares

· Envelhecimento precoce

O excesso da vitamina C pode causar formação de cálculos nos rins.

A melhor maneira de se obter a quantidade necessária desta vitamina é através da alimentação. A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentões e brócolis. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir várias doenças, inclusive determinados tipos de câncer.

Vitamina C e a Beleza

Vitamina C

A vitamina C utilizada como cosmético ajuda na hidratação e na produção de substâncias que agem na renovação da pele. Ela tem um poder antioxidante, estimulando a eliminação de radicais livres — que são moléculas que causam danos às células e aceleram o processo de envelhecimento.

A vitamina C também atua na produção de colágeno, essencial em tratamentos de rejuvenescimento. É indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exagerada exposição ao sol.

O colágeno é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência da pele, ou seja, sem ele a pele fica mais flácida e frágil. A exposição continuada ao sol é um dos fatores que alteram a síntese de colágeno na pele, levando a formação das rugas.

Aí entra outro papel da vitamina C, proteger contra a exposição solar, ou seja, além de consertar os danos causados pelo sol ela ainda evita que esses danos ocorram.

Para combater o envelhecimento da pele a forma tópica tem se mostrado bem mais efetiva. Mas são necessários alguns cuidados. Primeiro é importante consultar um médico para saber qual a concentração de vitamina C é mais adequada para o seu tipo de pele. A vitamina C é muito instável, isso porque ela perde as suas propriedades em contato com a luz e com o ar. Então o creme deve ser guardado em frasco fosco e bem fechado, melhor ainda se for na geladeira.

fonte beleza e saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas