Entenda como seu corpo reage ao inverno Infográfico explica e dá soluções para dilemas, como sentir mais sono e fome




É comum associarmos a chegada do inverno à cotidiana dificuldade de sair da cama, a crises alérgicas, ao chocolate e ao ritual de tirar os casacos mais gordinhos do armário. Mas você já parou para pensar por que as coisas funcionam assim? Afinal, por que sentimos mais sono e fome no inverno?

Para entender cada processo fisiológico, que engloba desde problemas capilares e dificuldades respiratórias até o ressecamento da pele, o Minha Vidacontou com uma equipe de médicos e profissionais especializados que não só deram respostas a essas questões, como também sugeriram dicas para amenizar cada um dos problemas. Confira:
Fontes:

Alexandre Krizek, consultor de beleza e imagem;

Bárbara Murayama, ginecologista obstetra, membro da Sociedade Paulista de Ginecologia Obstetrícia e diretora da clínica Gergin;


Daniel Portella, fisiologista do esporte e consultor científico;

Dolores Gonzalez Fabra, membro especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Gennaro Preite, cabeleireiro e consultor de beleza da Condor;

José Marcos de Gois, cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo;

Elaine Marília, psicóloga especializada em comportamento cognitivo;

Sandra Aparecida Ribeiro, pneumologista do Hospital São Luís e professora da Unifesp.
As estações do ano, hoje em dia, ocorrem de forma atípica. Elas estão se alterando por conta, provavelmente, do efeito estufa e de correntes marítimas como "El Niño" e "La Niña". O inverno típico, no entanto, é caracterizado por aumento e diminuição de algumas doenças. Assim, aquelas doenças típicas do verão, como as diarréias infecciosas, resultado da contaminação de alimentos por microorganismos, que têm seu crescimento facilitado pelo calor, são pouco comuns. Entretanto, o frio produz uma série de mudanças no comportamento das pessoas, que facilita a transmissão de outras doenças.

A transmissão de doenças respiratórias aumenta em função de alguns fatores. Em primeiro lugar, para evitar o frio, as pessoas costumam ficar em lugares pouco ventilados. O resultado disso é que a possibilidade de transmissão de doenças respiratórias aumenta muito, pois a falta de ventilação concentra os microorganismos, presentes e invisíveis no ar. Exemplos de doenças que têm a transmissão aumentada estão os resfriados (causados por centenas de vírus diferentes), a gripe e as infecções como as pneumonias e as meningites.

A doença meningocócica provocada pelo mesmo agente infeccioso que a meningite é uma variação muito grave e mata quase que a totalidade das pessoas que a adquire. Felizmente é relativamente rara.

O inverno provoca outras mudanças nas vidas das pessoas: a poluição é uma delas. As temperaturas baixas associadas à ausência de chuvas fazem com que em grandes núcleos populacionais, como São Paulo, ocorra uma grande concentração de poluentes na atmosfera, que são inalados, ao se respirar.

O resultado disso é uma menor eficiência do aparelho respiratório em eliminar poluentes e microorganismos facilitando infecções, quadros de rinite ou mesmo asma de ordem irritativa, insuficiência cardíaca, e dificuldade para respirar. O frio é também um grande inimigo particularmente das pessoas idosas, que tem uma maior dificuldade em conservar calor, pois diminuem com facilidade a temperatura do corpo, podendo até morrer em função disso.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/13591-Entenda-como-seu-corpo-reage-ao-inverno.htm
fonte minhavida

Comentários

Postagens mais visitadas