Compartilhar problemas ajuda a diminuir seu impacto



Pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica (Canadá) entrevistaram 3.026 estudantes de 10 anos de Vancouver. A equipe analisou questões relacionadas a satisfação com a vida, autoestima, ansiedade, vitimização, bullying e níveis de depressão, e investigaram como esses fatores eram afetados pelo relacionamento das crianças com adultos e colegas.
Quando uma criança sofre algum tipo de bullying na escola, muitos pais se sentem impotentes, achando que, por serem adultos, estariam “muito distantes” para ajudar. Estudo recente, porém, mostrou que o apoio de adultos pode ser tão benéfico quanto o de colegas na hora de lidar com esse tipo de problema.
Casos de agressão social e verbal constantes foram relatados por um em cada seis meninos e por uma em cada sete meninas. Além disso, esses problemas apresentaram um forte vínculo com baixa autoestima e baixa satisfação com a vida. Entre as crianças que tinham apoio de adultos e/ou colegas, contudo, o impacto era consideravelmente menor.
“Nossos resultados podem ajudar a promover o bem-estar de crianças em escolas e contextos comunitários, dando suporte a intervenções que, simultaneamente, estimulem habilidades sociais e reduzam a vitimização”, disseram os autores da pesquisa. “Em outras palavras, crianças precisam de mais do que ausência de fatores de risco para ter bem-estar e boa saúde mental”.[ScienceDaily]

Comentários

Postagens mais visitadas