Veja a comparação em relação às calorias:

A carne de porco é uma proteína de alto valor biológico, rica em zinco (mineral importante para a saúde), contém ferro (outro mineral indispensável), mas é sempre vista como vilã nas rodinhas de dieta e alimentação saudável – um grande engano.

Veja a comparação em relação às calorias:

Pernil de porco assado: 262 kcal para cada 100 g
Sobrecoxa de frango assada: 260 kcal para cada 100 g
Sobrecoxa de frango assada sem pele: 233 kcal para cada 100 g

Pois é: dependendo do corte e do modo de preparo, ela é uma excelente opção para variar seu cardápio. Para hoje, preparei uma paleta de leitoa de 1,5 kg mais ou menos para 5 pessoas.

Ontem fiz uma marinada com: 1 colher (chá) de pimenta do reino, amassada grosseiramente, e 1 colher (sopa) de alecrim. Adicionei 2 xícaras (chá) de vinho branco, 1 cebola em rodelas, 1 cenoura em rodelas e 1 talo de salsão picado.

Misturei bem com a leitoa, coloquei dentro de um saco plástico para alimentos e deixei na geladeira até hoje. Durante esse período, dei uma virada no saco para a paleta ficar submersa no tempero.

Retirei da geladeira, escorri a paleta e sequei com papel toalha. Polvilhei sal e acomodei a carne em uma assadeira. Reguei com a marinada, cobri com papel alumínio e assei em forno médio, preaquecido, a 180 °C por aproximadamente 1h45. Retirei o papel, aumentei o forno para 220 °C e deixei dourar.

Durante todo o tempo do forno, fiquei de olho se havia líquido no fundo da assadeira, pois não queria que meus vegetais queimassem e, no final, tive que adicionar 1/2 xícara (chá) de água quente no fundo da assadeira para evitar que isso acontecesse.

Retirei do forno, deixei a leitoa coberta com alumínio descansar por 15 minutos e passei o líquido da assadeira em uma peneira, amassando os vegetais. Levei o molho obtido ao freezer para separar a gordura que subiu à superfície.

Aqueci novamente o molho e servi com a paleta assada.

Ficou uma delícia! Servi com arroz branco, feijão e couve refogada – um almoço bem brasileiro!

Fonte:mulhercotidiana 

Comentários

Postagens mais visitadas