Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde. Dentre suas principais vantagens, a dupla é capaz de reduzir a formação de cálculo biliar. Um estudo realizado com roedores confirma que a combinação alho-cebola aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar os níveis de colesterol — e quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura. Para chegar à essa conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos.

Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!


E os benefícios não param por aí. Uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata.

Alho

O uso contínuo previne o câncer no trato gastrintestinal e doenças cardíacas. Para as pessoas soropositivas, que com frequência possuem alterações no colesterol e triglicerídeos, esse alimento tem um papel fundamental na dieta diária.

O alho é antiviral, antioxidante (evita o envelhecimento por exposição ao sol, combatendo radicais livres) e tem ação antibiótica, principalmente contra a bactéria Hlicobacter pylori, que pode causar gastrite e úlceras. Além disso, possui Argina, um aminoácido cuja principal função é estimular o sistema imunológico.

Como Consumir o Alho

Um dente de alho por dia triturado ou esmagado. O alho pode ser usado para refogar alimentos. Mas não o deixe queimar, porque assim ele perde as suas propriedades. Colocar um dente de alho na panela de arroz segundos antes do arroz ficar pronto dá um gosto especial ao alimento.

Outra dica é colocar um dente de alho dentro do pote de azeite que você utiliza diariamente nas saladas.

Cebola

A cebola é antioxidante, antiinflamatória, evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico. Repleta de diversos agentes anticancerígenos, está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. "Afina" o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de combater a asma e a bronquite crônica.

Como Consumir a Cebola

Esse alimento pode ser consumido à vontade. Quando aquecida, a cebola não perde as suas propriedades — apenas deve-se tomar cuidado com o cheiro desagradável que deixa na boca, claro.

Então, inclua-a como tempero obrigatório em suas refeições. Assado no forno ou na churrasqueira, fica uma delícia. Como a cebola é rica em enxofre, pessoas com tendência a ter gases devem consumi-las com moderação.

Benefícios do Alho e Cebola



Ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas
Aumenta a longevidade
Reduz os riscos de infarto
Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
Reduz a glicose sanguínea
Reduz o colesterol LDL (ruim)
Aumenta o colesterol HDL (bom)
Combate bactérias e vírus
Previne a aterosclerose
Previne o câncer
Melhora a qualidade de vida DICAS DE BELEZA E SAÚDE.

Comentários

Postagens mais visitadas