Pele no inverno.



 - pele no inverno 250.jpg

Em algumas cidades do Brasil, o frio começa a dar as caras, depois de uma longa temporada de calor. É bom já começar a cuidar da pele para evitar ressecamento, fissuras labiais, dermatites, caspas e outros problemas intensificados pela mudança de temperatura. Veja o que fazer para passar saudável pela estação.

Hidrate-se

O dermatologista Adilson Costa, de São Paulo, ensina: o mais importante é manter a pele hidratada no inverno. "O consumo ideal de água, para o bom funcionamento de todos os órgãos, é de 1 a 2 litros por dia". A aplicação de hidratante também deve ser levada em conta, mas atenção: não usar grandes quantidades de produto só por causa do frio. "Os hidratantes apenas devem ser reaplicados mais vezes durante o inverno e ter um toque mais oleoso que seu correspondente de verão", reforça Dr. Adilson.

Banho quente pode?

Volta e meia pessoas têm dúvida sobre os malefícios da água quente. Afinal, ela e mesmo prejudicial à pele e ao couro cabeludo? O dermatologista paulistano Marcelo Bellini, é enfático: "Sim, a água quente é uma grande inimiga da pele saudável. A temperatura corporal dos seres humanos fica em torno dos 36ºC. Se a água estiver acima disso, ela resseca e retira a oleosidade natural do corpo".
DICA - O especialista ensina um truque para descobrir se você passou da conta na temperatura: Feche a porta e as janelas do banheiro e ligue o chuveiro. Em 10 minutos de banho, se os vidros e espelhos embaçarem ligeiramente, a água está em torno dos 30ºC, que é ideal. Se você não conseguir se enxergar no espelho de tão embaçado, está acima dos 40ºC. Aí é melhor diminuir. E se perceber que há uma névoa forte, pode ter alcançado os 50ºC, o que é perigoso.

Outros cuidados

Se mesmo tendo se precavido sua pele ficar craquelada, evite banhos longos e quentes. Não passe grandes quantidades de sabonete e termine com a aplicação de um hidratante. Para quem sente arrepios só d o rosto com água fria, calma: é possível fazer a higienização na temperatura morna.
Para hidratar os lábios, prefira os produtos que contenham vitamina E, ceramidas, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6 na fórmula. E a famosa manteiga de cacau? "Esse não é um bom hidratante labial", resume Dr. Adilson.

DICA - Nas cidades mais secas, os efeitos do frio podem ser ainda mais devastadores. Se você mora num local com essas características ou pretende passar as férias curtindo o inverno europeu, por exemplo, anote uma receitinha superfácil do Dr. Bellini:
"Faça uma compressa com soro fisiológico geladodurante 5 minutos (duas vezes por semana). O soro ajuda a recompor a pele após dias de muita exposição à poluição e ao tempo seco. Isso ocorre porque a fórmula do produto é totalmente compatível com a derme. Além disso, a aplicação do soro favorece a penetração dos princípios ativos que podem ser aplicados depois (hidratante e creme)".
fonte bolsademulher

Comentários

Postar um comentário

QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .

Postagens mais visitadas