Como tirar o mofo de sua casa


Incomodando principalmente aos alérgicos, mofo e bolor podem ser grandes empecilhos em nosso dia a dia. Invadem nossas casas, principalmente no Brasil aonde o clima é úmido e com muitas chuvas.

A principal causa do mofo é a umidade, maresia e chuvas frequentes. Esse vilão também pode aparecer em ambientes que ficaram muito tempo fechados, como em casas de praia que são usadas apenas em alta temporada, ou em locais que não há ventilação e iluminação.

Vazamentos de água e infiltrações andam de mãos dadas com o mofo e o bolor, além de danificar o patrimônio, por isso, fique de olho.

Mas não pense que os urbanos estão livres desse mal. Aqueles que moram sozinhos tendem a ter maiores problemas com o mofo, já que passam a maior parte do dia fora e na maioria das vezes não há como deixar janelas e portas abertas para a ventilação.

O primeiro passo para se livrar dos incômodos do mofo e do bolor, é limpar bem as paredes e armários, removendo quaisquer vestígios.

Para limpar os armários recomenda-se o uso de uma mistura de água com água sanitária, aplicada em todo o móvel, principalmente nos cantos. Depois deixe respirar bem para secar direitinho.

Nos banheiros, aplique com uma esponja 100 ml de água sanitária diluídos em 1 litro de água em todas as partes afetadas. Produtos tira-mofo vendidos no mercado também podem ser de grande valia.

Com os tecidos o cuidado deve ser um pouco mais elaborado. Mergulhe-os em leite fervente e, se forem coloridos, em seguida lave-os com água morna e vinagre branco. Caso sejam brancos, coloque-os em um recipiente com água e sal e espere esfriar.

Para as paredes, misture sabão em pó, água e água sanitária, molhando um pano nessa solução e aplicando em todos os locais afetados pelo mofo.

Mantenha as janelas abertas para que o ar circule e a umidade evapore com mais facilidade. Afaste os móveis da parede e evite materiais que aqueçam demais o ambiente como tapetes e cortinas feitos com tecidos grossos.

Por incrível que pareça, lâmpadas incandescentes reduzem a umidade do ambiente e promovem a evaporação de água em possíveis pontos de acúmulo. Circuladores de ar também podem ser ótimos aliados.
guiamodamulher

Comentários

Postagens mais visitadas