Médica e idosos dão dicas de como manter a saúde na terceira idade

Roberta Rêgo Atenção com a saúde dos idosos inclui vacinação, cuidados com a alimentação e prática de atividades físicas; campanha de imunização contra gripe começa nesta quarta

Foto: Roberta Rêgo
Quem tem mais de 60 anos precisa ter uma atenção especial com a saúde. Cuidar da alimentação, tomar vacinas e praticar algum esporte são formas de prevenção muito importantes.

Todo fim de tarde, a dona de casa Alaíde Florentino Chagas, 77 anos, vai caminhar. Exercício que faz há 17 anos. "Eu faço cinco quilômetros em uma hora", conta com orgulho.

Esta é uma necessidade de quem tem mais de 60 anos. Se manter ativo ajuda a retardar o envelhecimento. Uma caminhada de meia hora pode ser suficiente - esta é uma das dicas da médica Ana Catarina Pereira dos Santos (foto 1), especialista em saúde do idoso.

Mas antes de começar qualquer tipo de exercício é bom lembrar da avaliação física. “Se a pessoa fazia um tipo de exercício quando jovem, parou e vai retornar, não pode recomeçar com mesmo ímpeto, mas de forma adequada, fazendo exames, consultando especialistas, se tiver alguma patologia”, explica. “É como se estivesse começando a engatinhar”.

Aos 70 anos, a aposentada Anita Monteiro, que não gosta de ser chamada de senhora, esbanja saúde. Ela parou de fumar e na geladeira não falta espaço para frutas e verduras. Ela não pratica exercícios físicos, mas não aceita ficar parada. Faz todo o serviço de casa e, quando pode, vai a pé para os lugares.

Anita diz que há tempos não fica doente e atribui isso a um cuidado especial: a vacinação. “Gripe mesmo eu nunca tive, todo ano eu estou lá onde tem vacinação”, conta. “A gente se cuida quando é jovem e quando chega a essa idade, tem que se cuidar mais ainda, principalmente da cabeça”.

De acordo com a doutora Ana Catarina, a vacina é tão importante quanto os cuidados com a alimentação ou os exercícios físicos. Em um idoso a gripe pode evoluir mais facilmente para uma doença mais grave, como a pneumonia.

“A grande preocupação da gripe no idoso é que ele não tem imunidade que tinha antes”, afirma a especialista. “Não é o fato de pegar a gripe, são as consequências nos idosos, que são enormes”.


Nunca é cedo para começar a se cuidar. Mesmo quem ainda está longe dos 60, precisa levar uma vida saudável. Uma pessoa é na velhice, o reflexo do comportamento que teve durante toda a vida.

VACINAÇÃO
Na próxima quinta-feira (23), os idosos que passarem pela estação central do metrô, no Recife, também poderão se vacinar contra a gripe. Das 8h às 16h, funcionários ligados à Secretaria Estadual de Saúde vão orientar as pessoas que têm 60 anos ou mais sobre a importância da vacinação.

Também serão oferecidos outros serviços gratuitos de saúde como aferição de pressão, por exemplo. Em Pernambuco, 700 mil idosos deverão ser vacinados contra a gripe, em mais de dois mil postos espalhados pelo estado este ano. É o que espera a Secretaria Estadual de Saúde.

Esta semana, a vacinação começou em várias cidades pernambucanas. Nesta quarta-feira (22), é a vez de Olinda, onde a campanha começou mais cedo nos 51 postos de saúde municipais. A meta em Olinda é vacinar 42 mil idosos. A vacina da gripe deve ser tomada todos os anos.

“Não tem porque ter medo, todos os idosos, inclusive hipertensos e diabéticos acima de 60 anos, devem tomar a vacina”, afirma a coordenadora de imunização de Olinda, Alda Neuza. “Não tem problemas, reação da vacina é apenas para aqueles que têm alergia à proteína do ovo. Fora disso, todas as pessoas podem e devem vir tomar a vacina contra a gripe”.

A vacina pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade, mas a vacinação do governo contempla o pessoal da terceira idade. “Também estamos vacinando contra difteria e tétano, intervalo entre uma e outra é de 60 dias, depois a cada dez anos”.

Ainda de acordo com a coordenadora, se o idoso não puder sair de casa, as unidades de saúde do município de Olinda vão à residência dele para vacinar os acamados contra gripe e pneumonia.
FONTE:NOTICIASCOLOBONORDESTE

Comentários

Postagens mais visitadas