Como chegar bem à terceira idade
A alimentação, ao lado da atividade física regular, é um dos maiores aliados para chegar à terceira idade com saúde.
No dia 1º de outubro é o dia do idoso. Quem não quer comemorar esse dia feliz e bem disposto?
Para chegar à terceira idade com saúde e disposição é preciso uma série de cuidados durante a juventude. Atitudes simples, como uma boa alimentação e exercícios físicos podem contribuir para a longevidade desta parte da população que cresce a cada ano. De acordo com dados do último Censo, a população acima de 60 anos no Brasil ultrapassa os 14 milhões.


É possível chegar à terceira idade com saúde?

Esta fase da vida pode ser uma das melhores - se desde cedo - a pessoa não fumar, beber pouco, comer moderadamente e de forma saudável, usar protetor solar e se exercitar conforme a recomendação médica. De acordo com o ministério da Saúde, uma em cada dez pessoas tem 60 anos ou mais. Estima-se que até 2.050 essa estatística dobre.

Segundo a geriatra Livia Devens, desde o nascimento a pessoa já deve se preparar para chegar bem à terceira idade. "Ao longo da vida, todas as construções que fazemos são importantes, seja ela afetiva, física ou social. É importante também evitar tomar medicamentos em excesso e sem prescrição", explica.

A geriatra afirma que os idosos estão vivendo mais e com melhor qualidade de vida e já ultrapassam os 80 anos. "Hoje em dia as pessoas se preocupam em cuidar da saúde, fazem exercícios físicos, monitoram a diabetes, a hipertensão e cuidam da saúde mental desde cedo. E quando chegam a terceira idade continuam a fazer as mesmas atividades que antes".

A nutricionista Karina Bertazo reforça que hábitos alimentares saudáveis devem começar ainda na infância. "Se os pais não se alimentam de forma correta, consequentemente, os filhos vão crescer da mesma forma, mas nunca é tarde para mudar os hábitos e começar a se alimentar de forma saudável".

Karina explica que o organismo tem necessidades alimentares diferentes em cada fase da vida. Os mais jovens precisam consumir alimentos calóricos, pois gastam mais calorias, e quem já passou dos 50 anos deve dar preferência aos legumes e vegetais, pois são mais leves e de fácil digestão. Confira:

a) 20 a 30 anos:
Nesta fase, as pessoas precisam comer bastante carboidrato para repor as energias e proteínas para fortalecer os músculos. Coma batata, aipim, abóbora, cereais, soja, leite, ovos e queijos.

b) 30 a 40 anos:
É nesta época que as doenças costumam aparecer. Prefira alimentos que combatam os radicais livres. Abuse do tomate, folhas verdes, cenoura, laranja, morango, uva, morango e maça.

c) 40 a 50 anos:
Beba bastante líquido e tome chá verde todos os dias. Procure substituir a carne vermelha pela carne branca. Coma peixe pelo menos duas vezes por semana, a carne é mais magra e rica em ômega 3.

d) 50 a 60 anos:
Para manter o bom funcionamento do organismo, quem já chegou aos cinquenta precisa de reforço de vitaminas porque, geralmente, a partir desta idade começa a diminuir a capacidade de absorção dos nutrientes. Consuma frutas cítricas, que são rica em vitamina C e vegetais de coloração verde ricos em vitamina A.

e) Após os 60:

MEDO DE ENVELHECER.

Envelhecer pode ser perigoso.

O caminho é traiçoeiro e as armadilhas são muitas.
Precisamos estar preparados.
Você Sabe que esta para chegar lá.Deus não deixou o processo em segredo.
Não é como se é como se você estivesse abrindo uma trilha à medida que vai ficando mais velho. Não é como se ninguém tivesse passado por isso antes.
Olhe ao seu redor.
Você tem grandes oportunidades de se preparar e vários casos a considerar.
Se a velhice o pegar de surpresa, não culpe a Deus.
Ele deu uma quantidade suficiente de avisos.
Ele também deu diversos conselhos.
Seus últimos capítulos podem ser os melhores.
Sua última canção pode ser a mais bonita.
Pode ser que a vida inteira tenha preparado você para o grande final.
Os mais velhos de Deus sempre estiveram entre os seus escolhidos.
Conforme ficamos mais velhos, nossa visão deveria melhorar.
Não a nossa visão terrena, mas a visão do céu. MAX LUCADO
Promessas Inspiradoras Sobre Luta Pelo Poder
Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
I Coríntios 3.18,19
Porque onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.
Tiago 3.16,17
Semelhante mente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeito uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, más da graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte.
I Pedro 5.5,6 maria alice s varela.

Comentários

Postagens mais visitadas