A Oração no Antigo Testamento.

Lição 02-CPAD-4º Trimestre/2010 Autor. Osvarela

Texto Áureo.Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à sua santa habitação de Deus, até aos céus.”. 2 Cr.30.27.

Reflexão:

Sl.54.2. Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras a minha boca.

Leitura Bíblica em Classe.

1 Cr. 18.31-39.

36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

I-Pequena Exegese:

-Encontramos neste texto uma das mais curtas Orações do Antigo Testamento.

יצחק ישראל, שיהיה ידוע היום כי אתה אלוהים בישראל, כי אני עבדך, וכי על פי דברך עשיתי את כל הדברים האלה. תענה לי, הו אלוהים, ענה לי, כי העם הזה יודע כי האתה יהוה אלהים, וכי דברת לחזור ללב שלך.

Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

II-Antiguidade da Oração:

Mi Kamôcha quem é como tu entre os deuses? .

Hino de mais de 3000 anos, proclamado pelos israelitas quando da abertura do Mar Vermelho (vide Ex 15:11. Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?).
III-Transliteração - Exôdo 15.1.ss.

KA MI-MO-CHA?
(Quem é como Tu)
Mi Ka-mo-cha b'e-lim, Adonai? Mi Ka-mo-cha b'e lim, Adonai?
Mi Ka-mo-cha? Ka Mi-cha-mo?
Ne-dar ba-ko-desh. Ne-dar-ba-ko-Desh.
No-ra t'hi'lot, o-seh fe-leh, o-seh fe-leh. T'hi'lot ra-Não, o fe-seh leh-o-seh fe leh.
Quem é como Tu, ó Senhor,
Entre os deuses?
Quem é como Tu? Senhor.
Não há ninguém mais,
Admirável em louvor,
Operando maravilhas, ó Senhor.
Quem é como Tu, Senhor?
(Êxodo 15:11)
Paul Wilbur

IV- Glossário.

imprecar (im-pre-car) v.t.

Expressar o desejo de que recaiam sobre alguém males (ou bens).

Pedir, rogar com insistência.

v.i. Rogar pragas, soltar pragas.

V-Intercessão.

Intercessão "consiste no pedir em favor d'outro. Ela conforma-nos e une-nos à Jesus que intercede junto de Deus Pai por todos os que N'Ele creêm. A intercessão deve estender-se também aos inimigos".

1-O Que É A Intercessão?

Leia mais...

Comentários

Postagens mais visitadas