O QUE É ORAÇÃO. Lição 01-4º Trimestre

O QUE É ORAÇÃO.
Lição 01-4º Trimestre/2010 Autor. Osvarela
TEXTO ÁUREO.
“Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no espírito, e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Ef. 6.18.
Objetivo.
Fp.4.6. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE.
1 Cr. 16.8,10-17.
João 15.16.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
I- CONCEITO GERAL.
Oração.
O tema deste trimestre é importante escolha dos editores da Casa para nós como membros das Assembléias de Deus.
Trata-se de um Ministério importante na casa de Deus, sem o poder do qual a Igreja seria uma entidade espiritual inerte.
No conceito geral das religiões, Oração é um pedido a divindade.
- a Oração pode ser também expressa, entre muitos povos, através de cânticos ou hinos de adoração ou de súplica.
A Oração à divindade, é uma forma de o homem expressar para o ‘divino’ [seja qual for a divindade conhecida, pelo que pede], o reconhecimento da superioridade de realizar o que ao homem é impossível.
Para nós, os crentes, esta absoluta superioridade, soberania, e poderio, só pode ser encontrada e é absoluta em Deus Triuno – coexistente em três pessoas. O Pai. O Filho E O Espírito Santo.
Oração é um rogo.
Uma súplica – ‘Proseuchomai’
Substantivo básico – ‘euche’ – uma prece; fazer um juramento;
-Pode ser pedido pelo próprio ser que ora. Sl.42.5,6. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
1-Pode ser um pedido por outro.
a-Exemplo.
Abraão – Oração Intercessória – Gn.18. 22-33. Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor. E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles. Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.[...] Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei. E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar.
2-Pode ser um pedido de alguém a uma divindade, mesmo que não seja a ‘sua’ divindade. Ex.8.28.somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto;
Exo 9:28 - Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Do mesmo corpo místico -1Te 5:25. - Irmãos, orai por nós.
3-Pode ser um pedido por necessidade.
4-Pedido por Nações, Povos, Cidades.
Pela cidade mesmo que ela não lhe seja a cidade de sua benção, mas de sua tribulação. Jr.29.7. E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.
5-Pelo bem, com promessa.
Sl.122.6. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
Orai – sha’al – pedir, buscar, solicitar, desejar.
Esta é uma palavra inunsual para ‘orar’, porém sugestiva para pedir ou indagar sobre algo.
Sha’ul – Saul – significa “o que foi pedido” ou “solicitado”
-Fome, chuva, doenças, bênçãos, prosperidade, afastamento de maldições, prevenção, cuidado.

Comentários

Postagens mais visitadas