Moda para gordinhas, sim - com muito estilo!

Juliana Romano
A blogueira Juliana Romano no backstage do FWPS

Foto: MdeMulher/Sérgio Carvalho

A blogueira "plus size" Juliana Romano veste tamanho GG de gata! Aqui, ela conta como a moda brasileira vem prestando mais atenção às gordinhas


Foi preciso que a cantora Beth Ditto, da banda americana Gossip, escandalizasse o mundo colocando as gorduras à mostra, em 2006, para que a moda começasse a dar bola para as gordinhas. Fã de roupas descoladas, Beth - que tem 1,57 metro e 95 quilos - virou ícone fashion e foi parar na passarela da Fashion Week de Paris, em 2010, ao lado do estilista Jean Paul Gaultier. Depois dela ficou mais fácil para outra gordinha, a cantora inglesa Adele, toda delicada, virar referência de estilo para mulheres de todos os pesos.

Depois de ecoar na atmosfera da moda internacional, esse grito de liberdade das mulheres G (G de gata!) está aos poucos invadindo o mercado do Brasil. Faz todo o sentido: segundo uma pesquisa divulgada em 2010 pelo Ministério da Saúde, 42,3% das mulheres brasileiras têm excesso de peso (índice de massa corporal acima de 25).


Adele e Beth Ditto
As cantoras Adele (à esquerda) e Beth Ditto (à direita)
Foto: Getty Images

Prova de que o mercado de moda está mais atento às gordinhas é o evento Fashion Weekend Plus Size, que acaba de realizar sua quarta edição (veja aqui a galeria com imagens dos últimos desfiles) e trouxe coleções cheias de estilo (destaque para a grife Kauê e suas peças de couro e texturas).

Outro fato a se comemorar: marcas mais tradicionais  vêm democratizando suas coleções aumentando a numeração, que antes se resumia a P, M e G. É o caso de lojas de departamentos como C&A, Marisa, Renner e Riachuelo e grifes como Duloren, Nem e Armazém Erva Doce.

Não quer dizer que as dificuldades das mulheres acima do peso tenham terminado. Mesmo que o leque de opções para elas esteja cada vez mais amplo, as coleções ainda têm limitações. A relação entre o comprimento e a largura das peças é uma delas. Afinal, nem sempre ter quadris largos é sinônimo de ser alta - o que torna bastante difícil encontrar saias na altura exata!

Muitos fabricantes também não levam em conta que as circunferências das coxas e dos braços precisam ser mais largas. Se comparadas às coleções de marcas estrangeiras, a variação de medidas das coleções brasileiras ainda é tímida. No exterior existem três tamanhos só de G: L, XL e XXL. A situação está melhorando, mas longe ainda de ser a ideal.

Comentários

Postar um comentário

QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .

Postagens mais visitadas