Chá verde pode ajudar a evitar Alzheimer e câncer, diz estudo

Quem possui problemas cardíacos ou digestivos deve restringir o uso do chá - Stock Photos, Divulgação


O chá verde já teve o seu reinado quando o assunto era dietas emagrecedoras. Uma recente pesquisa da Universidade de Newscastle, no Reino Unido, mostra que essa bebida pode proteger o cérebro de doenças e até atuar na prevenção do câncer. Os pesquisadores avaliaram se as propriedades benéficas da bebida, que anteriormente já haviam sido comprovadas no chá recém-preparado, ainda permaneciam ativas uma vez que o chá fosse digerido.
A digestão acontece por um processo vital para conseguir os nutrientes necessários, porém, nem sempre os compostos mais saudáveis dos alimentos serão absorvidos pelo corpo, chegando, às vezes, a se perder ou se modificar no processo. Segundo os pesquisadores, quando o chá é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são muito eficazes contra gatilhos importantes do Alzheimer. Também foram descobertos que os compostos digeridos possuíam propriedades contra o câncer.
— Constantes pesquisas são realizadas comprovando e descobrindo os efeitos benéficos do chá verde. Sabe-se que o consumo desta bebida deve ser feito com cautela. Recomenda-se cinco a seis xícaras de chá ao dia. Indivíduos que possuem problemas cardíacos ou digestivos devem restringir o uso do chá verde para evitar complicações para a saúde — alerta a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.
Vale ressaltar que para a realização do estudo, a equipe de cientistas da Newcastle trabalhou em parceria com os pesquisadores da Escócia, que desenvolveram uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano, e foi justamente com tais tecnologias que foram constatadas as propriedades de proteção dos produtos do chá.

Comentários

Postagens mais visitadas