INVERNO PODE AGRAVAR DOENÇAS DO COURO CABELUDO.


Inverno pode agravar doenças do couro cabeludo
Para ter um cabelo bonito é preciso muito mais do que um bom xampu e algumas sessões de hidratação. A saúde do seu cabelo depende de alguns cuidados que, durante o inverno, merecem ainda mais a sua atenção. Confira esta matéria!


Sabe aquela história de que no inverno as pessoas ficam mais bonitas? Nem sempre é assim! Durante essa estação, as doenças do couro cabeludo costumam se agravar e colocam em risco a beleza e a saúde dos nossos cabelos. A caspa, a queda dos fios e a coceira são alguns dos problemas que insistem em incomodar. Por isso, os cuidados precisam ser redobrados.

A caspa tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora ou piora. "No inverno, a queda da temperatura e a baixa umidade deixam a pele mais suscetível a irritações e inflamações", afirma o médico Gilvan Alves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O estresse e o cansaço ligados ao ritmo de vida acelerado também podem ser fatores desencadeadores da patologia. "Por se tratar de uma doença crônica, é importante o uso de medicamentos, como xampus apropriados", explica o dermatologista.

A queda de cabelo afeta um grande número de pessoas e pode trazer conseqüências biopsicossociais. "A alopecia decorre da alteração no folículo piloso. Se essa alteração não destrói a matriz capilar, os fios voltam a crescer naturalmente. Caso contrário, pode resultar na formação de feridas e produzir uma perda permanente", alerta o especialista.

Na estação mais fria, a psoríase e a dermatite atópica podem surgir no couro cabeludo e em outras partes do corpo. Vale destacar que o diagnóstico das doenças é feito sempre por um dermatologista, que irá prescrever o melhor tratamento para cada caso.

Dicas para Prevenir as Doenças do Couro Cabeludo


Lave o cabelo com água de morna para fria, com temperatura por volta de 22ºC;

Não durma com os cabelos molhados ou úmidos;

Use xampus adequados ao seu tipo de cabelo e condicionador apenas nas pontas;

Não utilize produtos ou medicamentos sem orientação médica;

Alimente-se de forma saudável, ingira água em abundância e mantenha sob controle o estresse;

Procure um dermatologista diante de sintomas no couro cabeludo. 
FONTESUADIETA 
Cabelos em queda? O problema pode ser a sua saúde
Não espere para ver se a queda de cabelos vai diminuir naturalmente. Procure um médico antes.


Não são só as folhas da árvore de caem. Os cabelos também. Mas, segundo os dermatologistas especialistas em medicina capilar (tricologia), esse é um processo natural, relacionado às mudanças climáticas que ocorrem com a mudança das estações e acabam modificando o ciclo dos cabelos.
Na verdade, não há como prevenir a queda de cabelo que se acentua a cada mudança de estação. O processo depende de fatores climáticos que interferem no ritmo de produção e secreção dos hormônios de cada ser humano e também na forma como as estruturas que originam os cabelos (folículos pilosos) se comportam.
Quando se fala de uma queda normal de cabelos, uma mulher perde, em média, de 50 a 120 fios por dia, mas, geralmente, a reposição capilar ocorre naturalmente. O problema é quando essa queda começa a ser motivo de preocupação, incômodo ou motivo da diminuição do volume de cabelo ou falha no couro cabeludo.
Dermatologistas acrescentam que a queda capilar não se limita a fatores genéticos ou a quadros de estresse. Problemas de saúde como a deficiência de ferro, desnutrição, tireóide, sífilis e até mesmo câncer, também são algumas das causas da queda. Por isso, é preciso procurar um dermatologista logo que perceber que a queda está fora do normal.
Uma investigação mais profunda feita com a ajuda de um médico pode ajudar, e muito, na descoberta dessas possíveis causas, eliminá-las. Mesmo os casos de calvície podem ser revertidos caso não tenha havido destruição ou atrofia completa dos folículos que dão origem aos cabelos. Quando a causa é o estresse físico ou psíquico, a recuperação é ainda mais fácil.
Quedas hormonais, provocadas por doenças ou com alterações na saúde do couro cabeludo, são mais difíceis de recuperar, mas, para tudo existe um tratamento. Por esse motivo, os especialistas insistem em dizer: quanto antes o problema for tratado, melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas