SAÚDE // DISTURBIOS ALIMENTARES Especialista alerta para o risco das dietas




Nutricionista afirma que dietas saudáveis não farão a pessoa passar fome
Nutricionista afirma que dietas saudáveis não farão a pessoa passar fome
Foto: Reprodução/ Internet
A notícia de que a princesa Kate Middleton está mais magra (pois estaria mantendo sua dieta pré-nupcial)reacendeu nesta terça-feira (28), nas redes sociais, comentários e discussões sobre transtornos alimentares como a anorexia, pois muitos especularam se a esposa do príncipe William não seria vítima desse distúrbio. 

De acordo com a nutricionista Michelle Galindo, "os transtornos alimentares são provocados pelo fator psicológico, mas acabam refletindo na questão alimentar. Quando as pessoas começam a enxergar você diferente de como você se vê já é um sinal para ficar em alerta". O desvio da auto-imagem é uma das principais características desses distúrbios e acaba afetando o comportamento social da pessoa. "Muitos se afastam dos amigos porque não querem ouvir opiniões diferentes", exemplificou a nutricionista. 

Para a médica, a obsessão pelo emagrecimento atrelado a dietas rigorosas como as da princesa Kate acabam induzindo muita gente ao erro. "A dieta dá ideia de um período de restrição alimentar com início e fim. E aí quando 'acaba', geralmente volta-se a comer tudo de maneira errada. O ideal é que as pessoas que desejam emagrecer passem por uma reeducação alimentar, não uma dieta", defende.

como o próprio nome sugere, a reedução alimentar tem como objetivo fazer a pessoa aprender a comer, com lições que vão além da combinação entre alimentos. "O primordial é saber diferenciar fome de vontade de comer", destaca Michelle. Segundo a nutricionista, algumas dicas que podem ser aplicadas no dia-a-dia ajudam a diferenciar essas necessidades. São elas:


- Não deixar comidas à mostra; 
- Sair da mesa quando estiver saciado (que é diferente de sair com a barriga cheia);
- Comer em pratos pequenos;
- Mastigar devagar durante as refeições;
- Apreciar a comida;
- Soltar o talher enquanto mastiga

"São medidas simples, super acessíveis, e que fazem uma diferença enorme. É mais recomendável corrigir primeiro a forma de comer para depois mudar os alimentos", diz. A médica explicou, ainda, que nenhuma dieta fará a pessoa passar fome. "O que você aprende com a reeducação alimentar é a controlar a ansiedade, sua compulsão por comida. Essas dietas que sugerem a eliminação de uma das refeições ou que fazem a pessoa se privar da necessidade do alimento estão erradas e não são, de maneira alguma, recomendáveis".fontejornaldocomercio
POSTADO ÀS 01:42 EM 28 DE JUNHO DE 2011

Estaria Kate Middleton magra demais? Esta foi a pergunta que tomou conta da web após a duquesa de Cambridge aparecer na plateia de Wimbledom no camarote real, ao lado do príncipe William. Dizem que Kate adotou uma dieta elaborada pelo francês Pierre Dukan, que garante três quilos a menos em uma semana, para se casar, mas que não teria abandonado o regime após o enlace. Particulamente o Social1 acha que Kate está ótima e você? Comente.
Foto: AFP
blogsocial

Comentários

Postagens mais visitadas