Pólen: o alimento das abelhas que melhora a saúde do homem

O pólen representa o principal alimento das abelhas. A partir dele, o enxame se desenvolve, aproveitando-o como fonte de carboidratos, proteínas, minerais e lipídeos. As abelhas retiram o pólen das flores e o levam para a colmeia. 

O uso do pólen na nutrição humana tem se intensificado nos últimos anos. Os abelheiros usam uma espécie de tela na entrada da colmeia, que é usada para captar uma parte do pólen produzido, deixando um pouco para o sustento da colmeia. 

O pólen é bastante rico em vitaminas, como o betacaroteno (provitamina A), e a maior parte das vitaminas do complexo B e as vitaminas C, D, E e P.

Também são encontrados no pólen fermentos, que ajudam à digestão dos açúcares atuando sobre a utilização dos fosfatos pelo organismo; do mesmo modo, o pólen contém ainda substâncias hormonais, em que algumas são fatores de crescimento e outras estimulantes endócrinos.

Uma das principais qualidades do pólen é a sua contribuição na estabilização do equilíbrio nervoso. É recomendado para a astenia, os neurastenia, depressão e esgotamento, fadiga nervosa e intelectual. Ele atua no sentido da estabilização do equilíbrio e da harmonia. Assim, pode ser utilizado, ao mesmo tempo, contra o emagrecimento e no tratamento da obesidade, já que ajuda a reduzir a ansiedade e na regulação de funções intestinais.

O pólen é também um elemento protetor contra variedades microbianas. Contribui para a regeneração do sangue, especialmente no aumento da taxa de hemoglobina, favorecendo combate à anemia, enfraquecimento e excesso de fadiga.

Além disso, pesquisas recentes associaram o uso do pólen na alimentação ao combate às doenças do envelhecimento, já que o beta caroteno e as vitaminas C e E, encontradas em abundância neste alimento, possuem ação antioxidante.

As recomendações de ingestão diária variam conforme a necessidade do indivíduo. Mas os efeitos podem ser aproveitados com uma ou duas colheres diárias de pólen puro ou misturado a outro alimento.  
fonte saúdeplena 

Comentários

Postagens mais visitadas