10 dicas para substituir o sal


Alimentação. 10 dicas para substituir o sal.

O sal consumido em excesso pode prejudicar a saúde. O ideal é reduzir seu consumo ao mínimo necessário. Durante muito tempo fomos acostumados a usar o sal em tudo e por isso é muito difícil reduzir seu consumo e manter o mesmo prazer na alimentação.

Para diminuir o desprazer de consumir alimentos com pouco sal é preciso seguir as dicas abaixo que mostram que é possível ter sabor sem o uso excessivo do sal. São dez truques que ajudam na diminuição do consumo do sal e com isso sua saúde vai melhorar sem que tenha que perder o prazer na alimentação.

1 – Para diminuir a quantidade de sal à mesa, faça uma mistura de vinagre de maçã com ervas e deixe curtir por alguns minutos.

2 – quando experimentar uma nova especiaria aumente gradativamente a quantidade usada para adequar ao seu paladar.

3 – Em alimentos quentes, adicione ervas secas e especiarias durante a última meia hora do preparo, assim o gosto fica mais acentuado.

4 – Adicione temperos com antecedência às saladas e molhos.

5 – Nas carnes, aves e peixes, esfregue as ervas uma hora antes de prepara-las, acrescente vinho e deixe marinando.

6 – Na elaboração de peixes, utilize o coentro como tempero.

7 – O feijão pode ser preparado com louro e pimenta-do-reino.

8 – O famoso yakisoba(1) pode ter o sal e shoyu substituídos pelo gengibre.

9 – Pratos árabes, como quibe, esfiha e tabule contam com a aplicação da hortelã no lugar do sal em quantidades exagerada.

10 – Para elaborar uma boa receita de gaspacho(2), aposte no cheiro-verde e na pimenta-do-reino e diga adeus ao sal em excesso.

(1)Yakisoba - O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

(2)Gaspacho ou Caspacho é uma sopa fria à base de vegetais hortícolas, com destaque para o tomate, o pepino e o pimentão, muito popular no sul de Espanha no sul de Portugal como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.
viver com saúde

Comentários

Postagens mais visitadas