Osteoporose – Dicas Para Viver Melhor Com Este Problema

A osteoporose torna os ossos mais finos e com pouco cálcio, deixando-os porosos e consequentemente mais frágeis, facilitando a ocorrência de fraturas, principalmente em casos de quedas.
Como se Manifesta a Osteoporose?
Esta doença silenciosa muitas vezes só se revela quando acontece uma fratura. No mundo inteiro estima-se que meio milhão de pessoas sofram desse problema, sendo a sua maioria do sexo feminino.
A osteoporose normalmente surge com a idade, principalmente, no caso das mulheres, após a menopausa. Nos homens também é comum aparecer em idades avançadas.
As fraturas podem ocorrer em qualquer osso, mas as mais frequentes são nos punhos, nas ancas e vértebras.
Fatores de Risco
- Idade acima dos 50 anos
- Menopausa (natural ou cirúrgica)
- Hereditariedade
- Raça branca ou oriental
- Pessoas de porte pequeno ou magras
- Maus hábitos alimentares com baixa ingestão de cálcio e alta ingestão de proteína animal, sal, café e bebidas alcoólicas
- Estilo de vida sedentário
- Baixa exposição solar
- Uso de drogas: corticoesteróides crónicos, diuréticos de ansa, anticonvulsivantes, hidróxido de alumínio, hormônio Tiroideia
- Uso de cigarro
- Doenças: insuficiência renal, hipertiroidismo, mieloma múltiplo entre outros.
Diagnóstico
Uma consulta médica juntamente com um exame físico já poderá ser suficiente para diagnosticar aosteoporose, mas o exame atualmente utilizado para avaliar a doença é a Densitometria Óssea (ou Densiometria Óssea). Este exame detecta as perdas de massa óssea e é relativamente simples de se fazer pois não provoca dor ou desconforto, além de não exigir altas exposições à radiação. Outros exames como radiografias, exame de sangue e urina podem ser também úteis na avaliação.
É Possível ter uma Vida Normal?
É possível ter uma vida normal convivendo com a osteoporose, mas é preciso ter alguns cuidados.
Quando a doença já está instalada é fundamental que sejam tomados cuidados para evitar quedas. O uso indiscriminado de tranquilizantes também deve ser evitado.
Ninguém deve deixar de andar, passear ou sair de casa por medo de sofrer uma fratura. Deve-se sim tomar cuidado e usar calçado adequado ao piso para evitar quedas.
O exercício físico é um grande aliado para quem sofre de osteoporose pois ajuda a manter a massa óssea além de melhorar o tonus muscular, fazendo com que a pessoa fique com uma postura melhor e mais força nos músculos, evitando assim as dores e até mesmo diminuindo o risco de quedas.
Cuidados Especiais
Para quem já sofre de osteoporose é importante seguir algumas indicações conforme segue:
- Fazer exercícios: aeróbica de baixo impacto, caminhadas, dança e exercícios com pesos.
- Faça avaliações de sua visão e audição regularmente. É importante ter os sentidos apurados para evitar quedas.
- Mantenha o seu médico informado sobre todos os medicamentos que utiliza.
- Tenha a sua casa segura e bem iluminada. Todos os objetos de uso regular devem estar ao seu alcance sem que precise subir e descer escadas ou bancos para buscá-los.
Prevenir é o Ideal
É na infância que se constroem ossos fortes. Ter o hábito de beber leite todos os dias e fazer atividade física regular por toda a vida é algo fundamental para prevenir a doença.
Coma menos doces e gorduras.
Coma mais verduras, frutas, cereais, cereais integrais e peixe.
Consuma menos carne vermelha. Procure comer mais carnes brancas e peixe.
Evite o uso de cigarro e de bebidas alcoólicas bem como o café em excesso.
Tome leite enriquecido com cálcio, principalmente no caso das mulheres durante a gravidez e após amenopausa.
Conclusão
A osteoporose não é o fim do mundo, mas requer alguns cuidados especiais por parte dos que sofrem desta doença. Uma medicação adequada também ajuda bastante pois podem impedir a perda de massa óssea ou mesmo ajudar a aumentar a formação de osso novo. Pense na osteoporose desde cedo e mantenha uma vida saudável pois a prevenção é o melhor remédio.
FONTEdicas úteis
Comentários
Postar um comentário
QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .