Osteoporose – Dicas Para Viver Melhor Com Este Problema


Osteoporoseosteoporose é uma doença óssea metabólica que nos dias de hoje se transformou num dos mais importantes problemas de saúde da espécie humana. Não atinge somente mulheres, mas também homens e, por mais incrível que pareça, crianças.
osteoporose torna os ossos mais finos e com pouco cálcio, deixando-os porosos e consequentemente mais frágeis, facilitando a ocorrência de fraturas, principalmente em casos de quedas.

Como se Manifesta a Osteoporose?

Esta doença silenciosa muitas vezes só se revela quando acontece uma fratura. No mundo inteiro estima-se que meio milhão de pessoas sofram desse problema, sendo a sua maioria do sexo feminino.
osteoporose normalmente surge com a idade, principalmente, no caso das mulheres, após a menopausa. Nos homens também é comum aparecer em idades avançadas.
As fraturas podem ocorrer em qualquer osso, mas as mais frequentes são nos punhos, nas ancas e vértebras.

Fatores de Risco

- Idade acima dos 50 anos
- Menopausa (natural ou cirúrgica)
- Hereditariedade
- Raça branca ou oriental
- Pessoas de porte pequeno ou magras
- Maus hábitos alimentares com baixa ingestão de cálcio e alta ingestão de proteína animal, sal, café e bebidas alcoólicas
- Estilo de vida sedentário
- Baixa exposição solar

- Uso de drogas: corticoesteróides crónicos, diuréticos de ansa, anticonvulsivantes, hidróxido de alumínio, hormônio Tiroideia
- Uso de cigarro
- Doenças: insuficiência renal, hipertiroidismo, mieloma múltiplo entre outros.

Diagnóstico

Uma consulta médica juntamente com um exame físico já poderá ser suficiente para diagnosticar aosteoporose, mas o exame atualmente utilizado para avaliar a doença é a Densitometria Óssea (ou Densiometria Óssea). Este exame  detecta as perdas de massa óssea e é relativamente simples de se fazer pois não provoca dor ou desconforto, além de não exigir altas exposições à radiação. Outros exames como radiografias, exame de sangue e urina podem ser também úteis na avaliação.

É Possível ter uma Vida Normal?

É possível ter uma vida normal convivendo com a osteoporose, mas é preciso ter alguns cuidados.
Quando a doença já está instalada é fundamental que sejam tomados cuidados para evitar quedas. O uso indiscriminado de tranquilizantes também deve ser evitado.
Ninguém deve deixar de andar, passear ou sair de casa por medo de sofrer uma fratura. Deve-se sim tomar cuidado e usar calçado adequado ao piso para evitar quedas.
O exercício físico é um grande aliado para quem sofre de osteoporose pois ajuda a manter a massa óssea além de melhorar o tonus muscular, fazendo com que a pessoa fique com uma postura melhor e mais força nos músculos, evitando assim as dores e até mesmo diminuindo o risco de quedas.

Cuidados Especiais

Para quem já sofre de osteoporose é importante seguir algumas indicações conforme segue:
- Fazer exercícios: aeróbica de baixo impacto, caminhadas, dança e exercícios com pesos.
- Faça avaliações de sua visão e audição regularmente. É importante ter os sentidos apurados para evitar quedas.
- Mantenha o seu médico informado sobre todos os medicamentos que utiliza.
- Tenha a sua casa segura e bem iluminada. Todos os objetos de uso regular devem estar ao seu alcance sem que precise subir e descer escadas ou bancos para buscá-los.

Prevenir é o Ideal

É na infância que se constroem ossos fortes. Ter o hábito de beber leite todos os dias e fazer atividade física regular por toda a vida é algo fundamental para prevenir a doença.
Coma menos doces e gorduras.
Coma mais verduras, frutas, cereais, cereais integrais e peixe.
Consuma menos carne vermelha. Procure comer mais carnes brancas e peixe.
Evite o uso de cigarro e de bebidas alcoólicas bem como o café em excesso.
Tome leite enriquecido com cálcio, principalmente no caso das mulheres durante a gravidez e após amenopausa.

Conclusão

A osteoporose não é o fim do mundo, mas requer alguns cuidados especiais por parte dos que sofrem desta doença. Uma medicação adequada também ajuda bastante pois podem impedir a perda de massa óssea ou mesmo ajudar a aumentar a formação de osso novo. Pense na osteoporose desde cedo e mantenha uma vida saudável pois a prevenção é o melhor remédio.
FONTEdicas úteis 

Comentários

Postagens mais visitadas