Cuidado com a "época da catapora

Richard De Luca - richard.deluca@engeplus.com.br

Troca de estação, saída do frio e chegada do calor. É nesta época do ano que começa a aumentar a incidência de casos de varicela, mais conhecida como catapora. Em 2009 um alerta foi feito em Criciúma, que teve mais de dois mil casos notificados, mas há um lado bom neste surto que passou.
“Existem bombas de epidemia que acontecem a cada cinco anos. Agora, um novo surto desses provavelmente só acontecerá em 2014”, explica o coordenador do Setor de Agravos da Vigilância em Saúde, Jeberson Bayan Gorges. Até o final de agosto foram 300 casos notificados em Criciúma, sendo que a média histórica é de 600.
Para evitar a doença é possível fazer a vacina da Varicela, que não é oferecida gratuitamente em Criciúma e na maioria dos municípios do Sul.
Sintomas – A doença começa com febre alta e depois as “bolinhas” começam a aparecer pelo corpo. “Não é bom que as pessoas cocem as feridas porque podem acontecer infecções de pele e até infecções generalizadas”, conta o gerente da Vigilância em Saúde, Paulo Hansen.
O vírus é mais comum em crianças de um a nove anos, mas pode acontecer com pessoas de todas as idades. Caso você já tenha sido contaminado pela catapora está imune ao vírus para o resto da vida. 
Cuidados – A doença tem um ciclo de aproximadamente duas semanas se tratada normalmente. “Indicamos quem estiver com a doença a procurar um posto de saúde para tratar corretamente a catapora para que não possa ter complicações”, diz Hansen. Durante o período da doença também é aconselhável ter o mínimo contato possível com outras pessoas para que o vírus não se prolifere.
Outro cuidado que auxilia a não ter complicações na doença é estar sempre com as mãos higienizadas. A catapora, se não cuidada pode causar complicações que levam à morte. Em 2009 foram contabilizados dois óbitos em Criciúma por complicações da catapora.
www.engeplus.com

Comentários

Postagens mais visitadas