Atras da cortina do banheiro

Capitulo : 7 
Do livro quando Deus sussurra  seu  nome 
ATRÁS DA CORTINA DO BANHEIRO
Deveria instalar um computador no meu box de banho. É ali aonde me vêm as melhores idéias. 
Hoje bolei uma fantástica.
Estava refletindo sobre uma conversa recente que tive com um irmão cristão desencantado. Estava chateado comigo. Tão chateado que estava considerando cancelar o convite que tinha me enviado a fim de que falasse em seu grupo. Parece que tinha ouvido que era bastante franco quanto às pessoas com as quais tenho comunhão. Tinha lido as palavras que escrevi: "Se Deus diz que uma pessoa é seu filho, não deveria chamá-lo meu irmão?" e "Se Deus aceita os outros com seus erros e mas interpretações, não deveríamos fazê-lo nós também?" .
Não se agradou disso. "Está se excedendo", me disse. "As sebes são necessárias", me explicou. "As Escrituras são claras acerca de tais assuntos". Leu-me umas poucas e depois me instou a ser cuidadoso ao decidir a quem eu concedo graça.
"Eu não a concedo", assegurei-lhe, "só descubro onde Deus já o fez".
Não pareceu ficar satisfeito. Ofereci-lhe deixar de lado o compromisso (o descanso teria sido agradável), mas ele se suavizou e me disse que fosse, depois de tudo.
Ali é onde irei hoje. É por isso que pensava nele na ducha. E é por isso que necessito de um computador a prova de água. Bolei um grande pensamento. Uma dessas revelações que me fazem dizer: "Por que não pensei em dizer-lhe isto?".
Tomara que hoje o veja. Se o tema voltar a surgir, eu falarei. Mas se por acaso não surgir, eu falarei para você. (É demasiadamente bom para desperdiçar). É só uma frase:
Nunca me surpreendeu o juízo de Deus, mas ainda me deixa pasmo sua graça,
O juízo de Deus nunca foi um problema para mim. Mais do que isso, sempre me pareceu correto. Relâmpagos sobre Sodoma. Fogo sobre Gomorra. Assim é como se faz, Deus. Egípcios engolidos pelo Mar Vermelho. Eles mereciam. Quarenta anos para suavizar as duras cervizes dos israelitas? Eu teria feito o mesmo. Ananias e Safira? É assim mesmo que devia ser.
Não tenho dificuldade em engolir a disciplina. Lógica de assimilar. Manejável e apropriada.
Porém, e a graça de Deus? Qualquer coisa menos isso.
Exemplos? De quanto tempo você dispõe?
Davi, o salmista, se converte em Davi, o espião, mas pela graça de Deus volta a ser Davi, o salmista.


Pedro negou a Cristo antes de pregar a Cristo.
Zaqueu, o ladrão. A parte mais limpa de sua vida era o dinheiro que havia lavado. Contudo, ainda assim Jesus dispunha de tempo para ele.
Relato após relato. Frase por frase. Surpresa após surpresa.
Pareceria ser que Deus antes procura a forma de conseguir que cheguemos ao lar em vez de buscar formas que impeçam nossa chegada. O desafio a achar uma alma que tenha se aproximado de Deus buscando graça e não a tenha achado. Rastreie nas páginas. Leia as histórias. Imagine os encontros. Ache uma pessoa que veio procurando uma segunda oportunidade e tenha ido embora após um severo discurso. O desafio. Procure.
Não o achará.
Encontrará uma ovelha que se afastou até o outro lado do riacho. Está perdida. Ela sabe disso. Está trancada e envergonhada. O que dirão as outras ovelhas? O que dirá o pastor?
Encontrará um pastor que a encontra. 
Aí, aí, aí. Incline-se. Cubra os olhos com os cascos. A cinta está a ponto de bater.
Porém a cinta nunca é sentida. Somente mãos. Mãos grandes e abertas que se estendem por debaixo de seu corpo e levantam a ovelha, cada vez mais alto, até que esteja colocada sobre os ombros do pastor. A leva de volta para o rebanho e fazem uma festa em sua honra! "Cortem a grama e penteiem a lã", anuncia ele. "Faremos uma festa!".
As outras ovelhas meneiam a cabeça sem acreditar. Do mesmo modo que faríamos nós. Em nossa festa. Quando cheguemos ao lar. Quando observemos como o Pastor traz sobre suas costas e coloca entre nós uma alma improvável após outra.
Eu acho que Deus dá muito mais graça da que jamais poderíamos imaginar.
Poderíamos dizer o mesmo.
Não estou a favor de diluir a verdade nem de comprometer o evangelho. Porém se um homem de coração puro chama a Deus de Pai, não posso chamar a esse mesmo homem de irmão? Se Deus não estabelece a perfeição doutrinaria como requisito para a membresia familiar, deveria fazê-lo eu?
E se nunca estamos de acordo, não posso tolerar os erros dos outros? Se Deus pode tolerar meus erros, não posso tolerar os erros dos outros? Se Deus pode se fazer de desentendido com meus erros, não posso fazer o mesmo com os erros dos outros? Se Deus me permite, com as minhas debilidades e falhas, que o chame de Pai, não deveria eu dar a mesma graça a outros?
Uma coisa é certa. Quando cheguemos ao céu, nos surpreenderemos diante de algumas pessoas que ali veremos. E alguns se surpreenderão quando nos virem.

Comentários

Postagens mais visitadas