Carência de minerais provoca distúrbios no organismo

A carência de minerais no sangue pode ocasionar várias doenças no organismo. Os minerais são muito importantes para o corpohumano. Eles têm várias funções no metabolismo e no corpo, sendo essenciais para o bom funcionamento das células, tecidos e órgãos.

Alguns minerais como o ferro produzem muitas proteínas e enzimas no organismo.Outros, como o potássio, ajuda a produzir proteínas a partir de aminoácidos e estão envolvidos no metabolismo dos carboidratos. Os minerais também desempenham um papel importante na construção de músculos e ossos e são fundamentais para o desenvolvimento do corpo.

O metabolismo é o processo físico e químico do organismo tais como respiração, circulação do sangue, digestão, eliminação de resíduos através da urina e fezes e regulação da temperatura corporal. 

A carência de minerais muitas vezes tem origem genética, passadas de pais para filhos atráves dos genes. Doenças como diarréia, desnutrição e o alcoolismo também podem colaborar para a carência de vitaminas no organismo. 

Esses são os minerais que desempenham um papel fundamental no corpo: cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio e sódio. A ausência deles pode desencadear uma série de doenças como raquitismo, doenças renais, osteoporose, pedras nos rins, e muitas outras.


MAÇÃ
Estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de maçãs ajuda a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares. A fruta é em fibras e vitamina c, reduz risco de câncer e torna o sistema imunológico mais jovem, pois possui flavonóides e polifenóis.
AVEIA

De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. A quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha. A aveia previne doenças cardiovasculares por seus efeitos sobre o colesterol, a arteriosclerose, o envelhecimento dos tecidos, a hipertensão arterial e por seus efeitos como antiinflamatório. Para os dentes, combate as cáries. Melhora a concentração e o esgotamento mental. É útil em enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade.

ALHO
Um estudo realizado na Alemanha, chegou à conclusão de que 1 grama de alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias. O alho inibe a bactéria causadora da úlcera e reduz a pressão arterial, protege o coração, ajuda na prevenção de tumores malígnos, além de que o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados.

SOJA
A soja é reconhecidamente o alimento que tem maior teor protéico.
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. É importante para as mulheres porque há indicações de que ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.

AZEITE DE OLIVA 
Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos; acelera as funções metabólicas.
Azeite extra virgem tem muitos antioxidantes anticancerígenos: ômega 3 e esqualeno (que é um composto que previne câncer de cólon).

TOMATE
10 colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir em 50% o risco de ocorrência de 11 tipos de câncer. Além de ser uma boa fonte de vitamina C, o tomate é ideal para quem quer perder peso, pois contém poucas calorias. 0 tomate funciona como antitóxico e laxante e ajuda o organismo a combater infecções. Além disso, é um excelente depurador do sangue. Também é rico em sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro.

CASTANHA-DO-PARÁ
Auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Ao ingerir cinco ou seis nozes antes da refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais tempo. As mulheres ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos.
Ela é fonte de vitamina E selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide, fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais pesados e age no combate aos radicais livres.

IOGURTE
O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro. Além de equilibrar a microflora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, prevenindo infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, aumentam a absorção de cálcio pelo organismo, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras.

SEMENTE DE LINHAÇA
O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides devendo ser consumidos de preferência diariamente, no café da manhã. A semente de linhaça protege e evita a formação de tumores, pois contém 27 componentes anticancerígenos.


UVA

Tem muitas fibras e tem resveratrol, flavonóide da casca da uva, deixa sistema imunológico e mas artérias mais jovens, reduzindo câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas. O resveratrol também vem sendo relacionado com a inibição da carcinogênese. Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposto e com a pele mais bonita.
 
fonte: medicina natural

Comentários

Postagens mais visitadas