Conte com reforço extra para emagrecer O sucesso da dieta depende de você, mas a motivação pode vir de fora




Anne Kelly Vargas, Larissa Veloso e Nalú Pastore. Juntas, elas eliminaram um total de 87 quilos. E não foi na base do milagre. Pegaram firme na dieta, aprenderam a comer direito e suaram a camisa até ver o manequim encolher mês a mês. O que não faltou para cada uma delas foi força de vontade. E quem faz dieta sabe que mesmo com um cardápio magrinho, a geladeira levinha, a roupa da academia nova em folha, se não há motivação para persistir no objetivo de emagrecer então nada feito. E qual a maior lição a tirar do exemplo de Anne, Larissa e Nalú? Elas provaram que a dieta não precisa ser solitária. Participando ativamente da comunidade do Dieta e Saúde, elas mostraram que é possível contar com o apoio de quem passa pela mesma situação para chegar ao peso ideal. Afinal, a trajetória delas não foi nada fácil.

Para Anne Kelly, as dificuldades já apareceram logo na infância. Aos dez anos de idade ela já fez sua primeira visita ao nutricionista em busca de uma solução para o peso extra. Depois disso, Anne tentou de tudo: receitas, chás e shakes e até mesmo remédios que prometiam o emagrecimento fácil. Enfim, Anne se cansou de sofrer com os quilinhos a mais. "Comecei a me sentir mal na praia, durante o verão. Quando as roupas são mais leves, mais curtas e mais abertas não há como se esconder. Então comecei a me empolgar e resolvi emagrecer definitivamente", conta.

Anne Kelly - foto Stúdio Sétima Arte
Já para Nalú, a desculpa para passar o dia mastigando intensamente foi da gravidez. "Precisei adaptar meu guarda-roupa para os 20 quilos que ganhei. Saía de casa somente para trabalhar, de tanta vergonha do meu corpo", revela. Nalú descobriu outros motivos que a faziam engordar. No trabalho, vivia comendo como forma de camuflar o medo de se expressar e, além disso, vislumbrou a herança genética como um problema ao visitar uma tia. Aos 45 anos, Nalú perdeu 20 quilos com o programa do Dieta e Saúde, e agora se esforça para fazer a manutenção do peso, das medidas e da qualidade de vida.

O caso de Larissa Veloso é ainda mais impressionante. Desde cedo, ela teve que aprender a conviver com o sobrepeso e teve muito de sua personalidade moldada por isso. Afinal com 1,55m de altura, chegou a pesar 106kg. Hoje, com 54 quilos a menos e muita confiança a mais, Larissa comemora a virada em sua vida e dá a dica: "Você merece uma vida mais saudável e feliz, por isso é um compromisso seu entrar no peso. É importante dedicar-se ao seu objetivo. Dessa maneira, não há obstáculo que force a desistência, até minha timidez diminuiu quando ganhei mais confiança em mim mesma e descobri que sou capaz de vencer", conta Larissa. 
"Tenha em mente que o emagrecimento não é linear. A cada semana se tem uma perda de peso diferente e é preciso saber lidar com isso"
Quer seguir o exemplo desse trio exemplar? A nutricionista chefe do Dieta e Saúde, Roberta Stella, dá algumas dicas para não desistir da dieta e conquistar uma maior autoestima e qualidade de vida.

Participe de uma comunidade:
 Estar em contato com pessoas que estão passando pelo mesmo processo de emagrecimento é motivador, pois assim todos trocam experiências e mensagens de estímulo. "Um apoia o outro nos momentos de maior dificuldade e, também, comemoram quando há uma vitória", diz Roberta.

Tenha metas claras: É importantíssimo saber onde você quer chegar. A disciplina e o engajamento aparecem, quando se sabe qual é o objetivo real a ser alcançado. Isso também ajuda a caminhar em frente. "Estipular metas realistas é o primeiro passo para saber que é possível chegar onde se deseja", explica Roberta.
Larissa Veloso - foto Stúdio Sétima Arte
No entanto, tome cuidado com as metas, elas não podem ser absurdas, portanto tente dividi-las em pequenas fases. "Tenha em mente que o emagrecimento não é linear. A cada semana se tem uma perda de peso diferente e é preciso saber lidar com isso", explica Roberta.

Com metas impossíveis, sentimentos como frustração, baixa autoestima, depressão e sensação de extrema impotência. "É necessário superar a zona de conforto, pois assim a pessoa percebe que é possível. Aí do outro lado das barreiras existe outro cenário e a sensação de vitória", revela Roberta.

Acompanhe os resultados dos outros: Ver que outras pessoas estão conseguindo alcançar seus objetivos e estão emagrecendo é estimulante. "É a sensação de que se o outro consegue, eu também consigo. Isso dá ânimo e coragem para seguir em frente e colher os mesmos bons resultados visualizados em pessoas que está no mesmo processo", revela Roberta. 
Nalú Pastore - foto Stúdio Sétima Arte
Assim como muitas pessoas, Larissa começou a procurar conselhos de pessoas que conseguiram vencer a balança na internet. Depois de preencher uma avaliação de peso do Dieta e Saúde, resolveu experimentar o programa. "Em dois dias, já estava familiarizada com o contador de pontos. Também inseria alimentos na lista de favoritos e salvava refeições. E nunca deixava dúvidas para depois, sempre recorria ao suporte", revela.

Sinta os efeitos da reeducação alimentar: Roberta explica que perceber que o controle da alimentação começa acontecer naturalmente e que deixar de comer exageradamente já não é mais um sofrimento é altamente estimulante. Com isso, a autoestima irá se elevar e a confiança de que é possível chegar ao objetivo final também vai aparecer automaticamente.

Outro fator fundamental para vencer o peso, foi a seleção adequada da alimentação. "O efeito platô me tirava do sério. Precisei ter muita paciência para continuar treinando e seguindo a dieta sem notar as mudanças no meu corpo", revela Anne. 
Saiba MaisA mudança de hábitos não é fácil. A participação da família e amigos pode ser muito importante para o sucesso. "Dificuldade mesmo era enfrentar a gula do marido sem cair em tentação. A disciplina tem sido minha maior aliada, porque meu marido come muito e gosta disso", conta Nalú.

De olho no peso: 
Pesar uma vez por semana é importante para ter controle. Reserve um dia para isso. "Acorde e, com o mínimo possível de roupa, suba na balança. Uma resposta do que se faz com a alimentação é fundamental para saber como foi a semana. Quando a pessoa assume um compromisso com ela mesma, logo terá mais estímulo", explica Roberta.

Anote tudo: Fazer um diário alimentar ajuda a controlar o que se está comendo, pois geralmente as pessoas tendem a subestimar o que comem e superestimar a atividade física. Roberta orienta que, "É importante anotar a hora da refeição, assim como todos os alimentos ingeridos, pois aquele pedacinho de bolo pode virar uma fatia imensa no fim da semana. Isso ajuda até mesmo a programar as compras, ver os erros e planejar a alimentação". 

Exercite-se: Praticar uma atividade física é um dos maiores aliados da dieta, pois aumenta o metabolismo, fazendo com que o corpo trabalhe mais e melhor. "As pessoas normalmente têm certo bloqueio para começar a se exercitar, mas quando superam a barreira do começo, elas se sentem mais vitoriosas. Isso faz com que se sintam mais motivadas também", Roberta explica.

Compromisso com você: Tenha comprometimento e tire da cabeça que o emagrecimento acontece sozinho. "É preciso parar de carregar muletas. Sabemos que emagrecer não é fácil. Mas se a pessoa não se compromete, não tem disciplina, fica quase impossível. Uma ótima alternativa é recorrer ao contador de pontos do Dieta e Saúde para avaliar seu desempenho", explica Roberta. 
fomte minha vida

Comentários

Postagens mais visitadas