Palavra do dia .II Reis 4

1) Certa mulher, que era viúva de um profeta, foi falar com Eliseu e disse: -O meu marido morreu. Como o senhor sabe, ele era um homem que temia ao Deus Eterno. Mas agora um homem a quem ele devia dinheiro veio para levar os meus dois filhos a fim de serem escravos, como pagamento da dívida.
2) Eliseu perguntou: -O que posso fazer por você? Diga! O que é que você tem em casa? -Não tenho nada, a não ser um jarro pequeno de azeite! -respondeu a mulher.
3) Eliseu disse: -Vá pedir que os seus vizinhos lhe emprestem muitas vasilhas vazias.
4) Depois você e os seus filhos entrem em casa, fechem a porta e comecem a derramar azeite nas vasilhas. E vão pondo de lado as que forem ficando cheias.
5) Então a mulher foi para casa com os filhos, fechou a porta, pegou o pequeno jarro de azeite e começou a derramar o azeite nas vasilhas, conforme os seus filhos as iam trazendo.
6) Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela perguntou se havia mais alguma. -Essa foi a última! -respondeu um dos filhos. Então o azeite parou de correr.
7) Ela foi e contou ao profeta Eliseu. Aí ele disse: -Venda o azeite e pague todas as suas dívidas. Ainda vai sobrar dinheiro para você e os seus filhos irem vivendo.
8) Um dia Eliseu foi até a cidade de Suném, onde morava uma mulher rica. Ela o convidou para uma refeição, e daí em diante, sempre que ia a Suném, Eliseu tomava as suas refeições na casa dela.
9) Ela disse ao seu marido: -Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus.
10) Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá.
11) Um dia Eliseu voltou a Suném e subiu ao seu quarto para descansar.
12) Ele disse a Geazi, o seu empregado, que fosse chamar a dona da casa. Quando ela chegou,
13) Eliseu disse a Geazi: -Pergunte o que eu posso fazer por ela para pagar todo o trabalho que ela tem tido, cuidando de nós. Talvez ela queira que eu vá falar em favor dela com o rei ou com o comandante do exército. Mas a mulher respondeu: -Eu tenho tudo o que preciso aqui, no meio do meu povo.
14) Eliseu perguntou a Geazi: -Então o que posso fazer por ela? Ele disse: -Bem, a mulher não tem filhos, e o marido dela é velho.
15) -Diga a ela que venha aqui! -ordenou Eliseu. Ele a chamou, e ela foi e ficou na porta.
16) Então Eliseu disse: -No ano que vem, por este tempo, você carregará um filho no colo. A mulher exclamou: -Por favor, não minta para mim! O senhor é um homem de Deus!
17) Mas, como Eliseu tinha dito, no ano seguinte, no tempo marcado, ela deu à luz um filho.
18) Alguns anos depois, no tempo da colheita, o menino saiu para se encontrar com o pai, que estava no campo com os trabalhadores que faziam a colheita.
19) De repente, ele começou a gritar para o pai: -Ai! Que dor de cabeça! Então o pai disse a um dos empregados: -Leve o menino para a mãe.
20) O empregado carregou o menino até o lugar onde a mãe estava. Ela ficou com ele no colo até o meio-dia, quando ele morreu.
21) Aí ela o carregou para o quarto de Eliseu e o pôs na cama. Depois saiu e fechou a porta.
22) Então chamou o marido e disse: -Mande um empregado trazer uma jumenta. Eu preciso ir falar com o profeta Eliseu. Volto o mais depressa que puder.
23) O marido perguntou: -Por que você vai falar com ele hoje? Hoje não é sábado nem dia de Festa da Lua Nova! -Não faz mal! -respondeu ela.
24) Aí mandou que pusessem os arreios na jumenta e ordenou ao empregado: -Faça o animal andar o mais depressa que puder e só pare quando eu mandar.
25) E assim ela saiu e foi para o monte Carmelo, onde Eliseu estava. Quando ela ainda estava um pouco longe, Eliseu a viu chegando e disse ao seu empregado Geazi: -Veja! A mulher de Suném vem vindo aí.
26) Corra até lá e pergunte se tudo está bem com ela, com o marido e com o filho. A mulher disse a Geazi que estava tudo bem;
27) porém, quando chegou ao lugar onde Eliseu estava, ela se ajoelhou diante dele e abraçou os seus pés. Geazi ia tirá-la dali, mas Eliseu disse: -Não faça isso! Você não está vendo que ela está muito aflita? E o Deus Eterno não me disse nada sobre isso!
28) Então a mulher disse a Eliseu: -Senhor, por acaso, eu lhe pedi um filho? Não lhe pedi que não me enganasse?
29) Eliseu virou-se para Geazi e disse: -Apronte-se, pegue o meu bordão e vá. Não pare para cumprimentar ninguém que você encontrar e, se alguém cumprimentar você, não perca tempo respondendo. Vá direto e ponha o meu bordão em cima do menino.
30) Mas a mulher disse a Eliseu: -Juro pelo Deus Eterno e juro pelo senhor mesmo que eu não o deixarei aqui. Aí Eliseu se levantou e foi com ela.
31) Geazi foi na frente deles e colocou o bordão em cima do menino. Porém ele não soltou nenhum gemido, nem havia nele qualquer outro sinal de vida. Então Geazi voltou para encontrar Eliseu e disse: -O menino não acordou.
32) Quando Eliseu chegou, entrou sozinho no quarto e viu o menino morto na cama.
33) Então fechou a porta e orou ao Deus Eterno.
34) Depois deitou-se sobre o menino, pondo a sua boca sobre a boca dele, os olhos sobre os olhos e as mãos sobre as mãos. Quando Eliseu se deitou sobre o menino, o corpo da criança começou a esquentar.
35) Eliseu levantou-se e andou de um lado para outro do quarto. Depois voltou e deitou-se de novo sobre o menino. Aí o menino espirrou sete vezes e abriu os olhos.
36) Então Eliseu chamou Geazi e mandou que ele chamasse a mãe. Quando a mulher entrou, Eliseu disse: -Pegue o seu filho.
37) Ela caiu aos pés de Eliseu e encostou o rosto no chão. Depois pegou o filho e saiu.
38) Certa vez, quando havia falta de alimentos naquela terra, Eliseu voltou a Gilgal. Enquanto estava ensinando um grupo de profetas, ele mandou que o seu empregado pusesse uma panela grande no fogo e fizesse um cozido para eles.
39) Então um dos profetas saiu para o campo a fim de apanhar ervas. Ele achou uma trepadeira que dava umas frutas amargas e apanhou todas as que pôde carregar na sua capa. Então voltou, cortou as frutas em pedaços e jogou dentro da panela, não sabendo o que eram.
40) O cozido foi servido aos homens, mas, assim que eles o provaram, começaram a gritar para Eliseu: -O cozido está envenenado! E não queriam comer.
41) Então Eliseu pediu um pouco de farinha, jogou dentro da panela e disse: -Sirvam mais um pouco de cozido para todos. E o cozido que estava na panela já podia ser comido sem perigo.
42) Outra vez, um homem chegou de Baal-Salisa, trazendo para Eliseu vinte pães feitos com a primeira cevada que havia sido colhida naquele ano e também algumas espigas de cevada ainda verdes. Eliseu mandou que o seu empregado desse aquela comida ao grupo de profetas.
43) Mas o empregado perguntou: -O senhor acha que isto dá para cem homens? Eliseu respondeu: -Entregue a eles, e eles comerão, pois o Deus Eterno diz que eles vão comer e ainda vai sobrar.
44) Aí o empregado lhes deu a comida, e, como o Deus Eterno tinha dito, todos comeram, e ainda sobrou.

Comentários

Postagens mais visitadas