A importância dos grãos para sua saúde


Os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, que são o principal combustível do corpo. Os carboidratos fornecem energia para manter seus movimentos, sua respiração e sua mente.

Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro, assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos são riquíssimos em fibras.

Tipos de grãos

Os tipos mais comuns e essenciais para nossa alimentação são: feijão, lentilha, grão de bico, milho, soja e ervilha.

O ideal é incluir uma porção por dia de um tipo de grão na alimentação. Comer de maneira mais saudável pode também fazer parte de um tratamento alternativo contra doenças.

Feijão

A importância dos grãos para sua saúde

As fibras contidas no feijão são responsáveis por regular o trânsito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e colesterol e triglicérides elevados.

Dentre os vários componentes presentes no feijão destacam-se os compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes. Estas substâncias agem no nosso organismo, reduzindo os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças degenerativas. O feijão é rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções.

Lentilha

A importância dos grãos para sua saúde

A lentilha é um alimento de elevado valor nutricional: contém quantidades apreciáveis de proteínas, hidratos de carbono, dos quais se destaca o teor em fibra alimentar, e são praticamente isentas de gordura.

Apresenta também uma quantidade grande de vitaminas, especialmente do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio; e oligoelementos como molibdênio, manganésio, ferro, cobre.

Grão de Bico

A importância dos grãos para sua saúde

O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim. Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas, pois previne problemas no feto. O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia. Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Milho

A importância dos grãos para sua saúde

O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos. Possui também quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E, além de sais minerais. Ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. Possui propriedades antioxidantes e é ainda rico em fósforo.

O milho pode ser consumido por pessoas que possuam o aparelho digestivo delicado, por ser de fácil digestão. O óleo de milho é indicado porque dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.

Soja

A importância dos grãos para sua saúde

Muitas propriedades benéficas são atribuídas à soja. A mais recente e mais importante é a capacidade desse alimento de ajudar a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer.

A soja apresenta elevada concentração de proteína, mas nem por isso pode ser usada como uma fonte única desse nutriente. A soja tem em sua composição o fitoestrógeno, elemento que tem a capacidade de inibir a síntese de colesterol no fígado. Outra função importante do fitoestrógeno é a sua ligação com alguns tipos de células cancerígenas.

Ervilha

A importância dos grãos para sua saúde

A ervilha oferece muitos benefícios à saúde, variando conforme a espécie do grão. De uma forma geral, os grãos possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre: elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos.

A leguminosa também possui vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.

fonte belezesaúde.

Comentários

Postagens mais visitadas