O que é a dieta dissociada?

Macarrão com legumes é permitido até às 18h. Crédito: Getty Images.

Você já ouviu falar da dieta dissociada? O nome pode ser esquisito, mas a ideia é bem mais simples. Não é um regime radical. Na verdade, não precisa deixar de comer nada e nem contar calorias. A única regra é consumir carboidratos do momento em que se acorda até às 18h.

Nessa lista, você pode incluir batata, cenoura, beterraba, frutas, pães, torradas e massas integrais. Eles fornecem a energia necessária para as atividades do dia. Depois desse horário, você só pode ingerir alimentos de proteína animal (como carnes, aves e peixes), que demoram mais a ser digeridos e, por isso, geram sensação de saciedade. Doces devem ser evitados.

Mais um detalhe importante: não é permitido misturar os dois grupos na mesma refeição. O endocrinologista da Unifesp, João Cesar Castro Soares, explica o motivo em entrevista à revista NOVA: “A combinação dos dois grupos aumenta a liberação de insulina, hormônio responsável por barrar a ação da enzima lipase – encarregada da metabolização das moléculas de gordura”. Isso significa que, se a gordura não for “quebrada”, ela será estocada no corpo, especialmente na barriga e no culote.

Para seguir essa dieta, é necessário fazer seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanchinho da tarde, jantar e ceia. Dessa forma, você não corre o risco de ficar muitas horas em jejum e, com isso, evita explodir de fome.

Mas atenção! Não se arrisque a fazer a dieta por conta própria. Antes, consulte um médico ou nutricionista.

(Com reportagem de Paula Brandão Sereno para a revista NOVA).

fonte mdemulher

Comentários

Postagens mais visitadas