Inveja, Um Grave Pecado Lição 11 CPAD - 3º TRIMESTRE/2012

Lição 11 - 09/09/2012 - CPAD
              ; SUBSÍDIO DE: Pr. Osvarela
Reflexão:
Biblicamente a Inveja é uma doença da alma.
A alma necessita de estar bem, para que todo o corpo tenha saúde!
III João 1:2. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
TEXTO ÁUREO                                            
 “O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos(Pv 14.30).
VERDADE PRÁTICA
O cristão verdadeiro não se deixa levar pela inveja e não age com maldade.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 João 2.9-15.9 - Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão até agora está em trevas.
10 - Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.11 - Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.12 - Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados.13 - Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.14 - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
         Saber que a inveja está presente no coração do homem desde a queda.
         Discutir a respeito das consequências da inveja na vida do crente.
         Conscientizar-se dos males advindos da maldade.
A inveja é um cancêr que rouba a paz de muitas almas.
Uma doença que atinge algumas pessoas incapazes de admirarem e respeitarem o sucesso alheio.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".
A inveja, conforme Sebastián de Covarrubias, gravura século 16
Descrição (Portuguese) Gravura: Envidia (Inveja). {English} Envy, from Jacob Matham's series The Vices, plate #5. 21.43 x 14.29 cm. Dataséculo 16, c. 1587
O termo inveja vem do latim que significa in = não conjugado ao verbo vedere = ver.
Ou seja, NÃO VER.
A pessoa que cultiva esse sentimento, essa quase doença, NÃO VÊ EM SI as QUALIDADES que o outro tem e, portanto, tenta destruí-lo, através de calúnias, gestos, fofocas e até mesmo em forma de amizade, uma relação pegajosa, grudenta que não faz bem aos que convivem com o portador dela.
O conceito de inveja no grego tem em seu bojo o significado de “olhar enviesado” aquele olhar que o invejoso lança sobre o objeto da inveja que traz uma energia forte e avassaladoramente destrutiva. Vera Ciuffo - Enviado por Vera Ciuffo em 09/08/2007; Reeditado em 09/08/2007; Código do texto: T599395
Como:
A Inveja Se Tornou “oficial” no Cristianismo, como um dos Pecados Capitais no Cristianismo.
Sob a Normatização da Igreja Católica Romana.
No século VI, so o papa Gregório Magno.
Precisamos entender, que biblicamente é possível haver distinção entre pecados.
Talvez possa chocar, mas as Escrituras nos garantem esta afirmação:
Contudo esta atual classificação em 7, ou 8 pecados capitais, se tornaram doutrina na ICAR cmo visto acima.
As Cartas Paulinas ‘serviram’ de base para tal inserção:
Vejamos:
Rm.1.29. Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Romanos 13:12-14. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. [δεν σε ταραχές, ούτε μέθη, όχι στην ανεντιμότητα ούτε σε ασέλγεια, όχι σε διαμάχη και ζηλεύω]
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
I Corintios 3:3. Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
1.      Os 7 Pecados
1.1 A Gula
1.2 A Avareza
1.3 A Luxúria
1.4 A Ira
1.5 A Inveja
1.6 A Preguiça
1.7 A Orgulho ou Vaidade
Usados pelo Cristianismo Católico Romano, muito embora, estejam citados – direta ou indiretamente - nas Escrituras - Rm.1.29. Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; - como falhas do caráter humano, a serem deixados de praticá-los; conceitos incorporados no que se conhece hoje, como os sete pecados capitais, se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vício, mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano.
Sobre os sete pecados capitais ou veniais nada existe na bíblia falando sobre isso.
Pecado venial significa “pecado de pouca importância”.
A Igreja Católica classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis [os pecados veniais – de pouca importância] sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação.
DESTAQUE:
Texto Bíblico:Tiago 3.14. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. [Για όπου ζηλεύουν και διαμάχες, υπάρχει σύγχυση και κάθε κακό έργο.]
17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
inveja (n.) (Brasil) -קִנאָה
“gloriae et virtutis invidia est comes...”
Significado: A inveja é a companheira da glória e da virtude. A inveja procura destruir a virtude e o mérito...
A palavra inveja, em hebraico quinah, significa literalmente ambição desmedida. No conceito bíblico, é uma doença da alma
invejar (v.)
Inveja é a última palavra de Os Lusíadas de Camões [célebre Escrito do Poeta portugues, que dá nome a Obra].
Do latim invidia, que quer dizer olhar com malícia.
Inveja ou invídia é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem.
Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).
Muitas vezes, se confunde Inveja com Cobiça, que significa querer tirar a tal coisa desejada à pessoa que a tem, fazendo com que ela fique sem ela.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, o que gera, até hoje, cada vez mais confusões e interpretações errôneas.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos.
Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação.
A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
O Que Voce tem è Teu.
I João 3:22. E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
O Que o Outro Tem é Seu.
Mc. 7.18. E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
20 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
Não podemos deixar-nos confundir mente, alma e coração, por termos falta daquilo que outrem possui, muitas vezes, nem se trata de volume, valor ou beleza, mas somente porque nós não temos igual.
É claro que ninguem deseja coisa ruins, que alguem possua, ou tenha adquirido, mas é conveniente o escrito sobre, pois a nossa lingua-mãe nos deixa confuso com certas frases.
A própria etimologia de sua origem latina, coloca a Inveja dentro do contexto, do qual Jesus Cristo nos ensinou, que é pelos olhos que temos trevas, em nosso corpo.
Jesus falando exatamente do aspecto de ter bens, ou desejá-los, diz:...Mat 6:22; 24 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Luc 11:34 - A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso.
Nestes textos nos quais, Jesus usa a expressão corpo, como a condensação somática da tricotomia antroplogica adamica.
Podemos inferir a relação etimologica com a relação humana, na modificação adamica do pecado em tela nesta Lição.
Ecl 4:4 - Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo.
 O que olha para o bem que outrem possui e e sem condições morais, fisicas, intelectuais, espirituais e até mesmo sem carater e personalidade de alcança-las, se ve frustrado em não possuir aquilo, seja bens materiais ou imateriais, possui!” Osvarela
Tal comportamento impede, até mesmo, ao ser humano de amar:
1Co 13:4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso;
É por isto, que alguns teólogos antigos, como  Peter Binsfeld em 1589, comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios seguindo os significados mais usados. De acordo com Binsfeld's Classification of Demons, esta comparação segue o esquema:
-Asmodeus - Luxúria
-Belzebu - Gula
-Mammon – Ganância – relativo a riquezas perecíveis - Mat 6:22; 24 - A candeia do corpo são os olhos; ...Ninguém pode servir a dois senhores; ...Não podeis servir a Deus e a Mamom.
-Belphegor - Preguiça
-Azazel - Ira
-Leviatã - Inveja
-Lúcifer – Orgulho
Os Pais da Igreja:
Inveja é a atitude que nos enche de tristeza ao ver a prosperidade do outro.
Santo Agostinho de Hipona afirmou que a inveja é "o pecado diabólico por excelência”.
Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pelo mal do próximo e o desgosto causado pela sua prosperidade
A Expressão Paulina introduzindo Inveja e Cobiça, com aspectos diferenciados:
Gl.5.18. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Agur E Sua Sabedoria:
Provérbios 30:7-9. Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra:
Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.
A Contaminação do Interior Gera a Inveja:
Utilizando-nos dos versos da leitura Bíblica podemos inferir:
19 Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?
20 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
A Inveja traz Podridão ao homem:
Provérbios 14:30. O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.
Quando alguém se enche de Inveja esta produz um enfraquecimento mental, que leva o homem a um outro estágio: o desgaste físico, traduzido muitas vezes, em falta de apetite, em doenças psicomaticas, que destroem as forças físicas do invejoso.
Não invejar aos que são ‘loucos’ ricos, presunçosos e aparentemente poderosos.
Isto não é algo acitável, por isto devemos confiar no Senhor para que possamos possuir o que Ele tem de melhor para nós.
Se temos, temos;se não temos o Senhor proverá [YWHW JHIRÉ];
Provérbios 24:1-19. NÃO tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.
Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios,
O lucro da impiedade não é o lucro da vida Eterna, mas da morte Eterna! Osvarela
Precisamos demonstrar que o Amor de Deus, para nós é muito maior e necessário do que amar as coisas do Mundo, em nós está o Amor do Pai, por Jesus Cristo.
14 - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
A Inveja pela Capacidade alheia:
Muitos querem ser igual a outrem, que possua alguma destreza, habilidades desafiadoras e os invejam a tal ponto que se torn algo doentio.
Se Deus nos deu capacidade, use a parábola dos Talentos para uqe possamos desenvolver o que Ele nos deu.
E não inveje aquele que recebeu mais talentos, mas continue desenvolvendo os teu, os multiplicando-os para Deus, pois no final a recompensa – salário – será idêntica.
Eclesiastes 4:4. Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.
Não sofra a aflição que o texto nos comunica, o cristão que assim o faz, nunca alcançará o bom prazer do Senhor.
A Inveja é um pecado com características:
Destrutivas do homem nas formas
 -moralmente
-fisicamente
-espiritualmente
-da fé
-do serviço cristão, impedido pela inveja.
É um pecado que brota do interior e transborda para ser visualizado como algo condenável, a quem o possa deixar tomar conta do seu coração:
Marcos 7:23-22. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
Jesus coloca inveja num patamar condenável em todas as Escrituras, a Neotestamentaria, quanto na Veterotestamentaria:
-os adultérios,
-as prostituições,
-os homicídios,
-Os furtos,
-a avareza,
-as maldades,
-o engano,
-a dissolução,
-a inveja,
-a blasfêmia,
-a soberba,
-a loucura.
De tal forma que pode criar homicidas espirituais:
I João 3:12. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
Assim como Caim matou Abel sob o foco da Inveja por um serviço espiritual – um culto a Deus –
Pense nisto a Inveja impede o nosso culto a Deus, além de podermos nos tornar homicidas de nossos irmãos!
A Lição nos deixa Ensinamentos:
Devemos deixar as obras da Inveja, pois é Obra da Carne – sarx – que quer nos impedir de ver o melhor de Deus para nós.
Impede-nos de receber e usufruir o que é nosso e foi dado pelo Pai das Luzes.
Deus quer que você aprecie o que Ele lhe deu.
Usufrua o pouco e seja fiel, para ser colocado no Muito que Ele tem para nós.
O Pecado através da lente míope da Inveja, nos leva a pecar:
Contra a Igreja, como Corpo;
Contra o irmão, aborrecendo-o, com a inveja do que ele produz e nós ficamos desejando obter o mesmo, mesmo sabendo que isto não é bom, mas apenas pelo desejo pessoal de ser igual!
I João 3:10-17. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
A Inveja são trevas, que nos cegam a caminhada e erramos o alvo – pecado – harmatia.
O pecado é uma violação do padrão de Deus para o comportamento humano.
As palavras bíblicas mais frequentes para “pecado” se fala de violar a norma de alguma forma.
O equivalente grego, hamartia significava, originalmente, “errar o alvo, falha no dever” (Romanos 3:23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Επειδή όλα αμαρτήσει και στερούνται τη δόξα του Θεού?).
1 João 2.9-15.
9 - Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão até agora está em trevas.
10 - Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
11 - Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
E a Inveja é o impedimento moral, espiritual do erro que pode impedir-nos de usufruir tudo o que Deus preparou para mim e para você.
Gálatas 5:26-21. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Contra estas coisas não há lei.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Vivamos sob a égide do Espírito para que Deus possa nos curar de todos os males, que possam estar impedindo a nossa saúde espiritual.
Gálatas 5:25. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
E desfrutemos o fruto do Espírito:
         Amor,
         Gozo,
         Paz,
         Longanimidade,
         Benignidade,
         Bondade,
         Fé,
         Mansidão,
         Temperança.
As Escrituras neotestamentarias nos mostram, como no texto da Leitura Básica em Classe, que o Apóstolo São João nos dá no mínimo 15 razões sobre o pecado como destrutivo na vida do crente.
“1 João afirma 15 razões porque o pecado não pode ser tolerado na vida cristã e ressalta novamente que o pecado é a ignorância da verdade e da falta de amor (1 João 3:3-10- E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.). No entanto, Deus perdoa aqueles que confessam seus pecados, e Cristo faz expiação de seus pecados e intercede por eles (1 João 1:7-2:2)”. Holman Treasury of Key Bible Words de Eugene E. Carpenter e Philip W. Comfort.
Fonte:
Citadas no corpo do texto;
Apontamentos do autor;
Dicionários diversos
Bíblia hábil.
Lição CPAD.

Comentários

Postagens mais visitadas