Sou adolescente e agora?





"Eu vos escrevi jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" (1 Jo 2.14). 

Esta é a Palavra de Deus que João dirige aos jovens. Se a Palavra estiver em vós já vencestes o maligno. Mas a pergunta que a maioria dos adolescentes deve estar fazendo é esta: E agora como servir ao Senhor na adolescência já que cheguei a este ponto de minha vida? Creio que muitos gostariam de pular esta fase da vida, como também muitos não gostariam de ver esta fase chegar ao fim. Há sempre dois conceitos em todas as nossas decisões: O certo e o errado. Temos que ter a sabedoria para tomar a decisão mais acertada para cada tempo de nossa vida, e assim colheremos o melhor em nosso tempo. Salomão diz que o sábio conhece o tempo e o modo. Seja na infância, adolescência ou velhice. O que João quis dizer é que em todas as coisas a Palavra tem que nortear nossas decisões. Vemos na Bíblia vários exemplos de homens de Deus, que mesmo ainda muito jovens puderam ser chamados assim: homens de Deus. Quando dizemos homens estamos nos referindo ao gênero humano num todo.

A maior dificuldade, hoje em dia, no meio dos jovens de nossas igrejas é achar alguém para liderá-los com um espírito jovem. Não quero dizer líderes como Roboão, que negligenciou a sabedoria dos anciãos para se valer da inexperiência dos jovens de sua idade. O meu ministério começou com a liderança de jovens na igreja. O jovem de hoje não é diferente dos jovens de antigamente como muitas pessoas dizem ou pensam. Vemos no tempo do profeta Samuel sua total dedicação ao Senhor. Podemos olhar por outro lado a falta de temor de Deus nos filhos de Eli, o Sumo sacerdote de Deus. Você meu amado irmão ou irmã que está neste período tão maravilhoso de sua vida, não pense que um homem ou uma mulher de Deus não pode ser adolescente. Não pense você que para ser um instrumento de Deus você precisa de uma alma de velho. Davi disse para Saul que ele não precisava da armadura dele. Davi tinha suas próprias armas para sua época. Você também tem as suas. E assim Davi destruiu o gigante que afrontava Israel. João diz que vocês são fortes e já venceram o maligno. Um jovem que aceita a Jesus, ele não deixou de ser jovem. Ele fez uma escolha e nós não podemos por sobre ele um jugo de 40 anos se ele ainda tem vinte. Jesus disse ao jovem rico: Vende tudo o que tem, dá aos pobres depois vem e me segue. Ele não fez isso diz a Bíblia porque era dono de muitos bens. Mas Jesus não o repreendeu quanto a ele ter falado que praticava os mandamentos. Podemos deduzir que se ele estivesse mentindo certamente Jesus o teria repreendido. Hoje quando um jovem vem a Cristo ele está deixando para trás todo seu conceito de riqueza na juventude para viver para Deus. Só isso já é bem difícil, já que muitos velhos que guardam o mandamento ainda não estão vivendo uma vida em Cristo. Fechados em suas teologia de um cristianismo que visa mudança exterior e não interior criticam toda atitude tomada pelos nossos adolescentes dehoje.Chamando até na maioria das vezes os escolhidos de Deus de filhos de belial. Davi era um jovem e sábio que não podia lutar com as armas do velho Saul. A armadura de Saul estava profanada pela sua falsa santidade. 

Portanto a palavra que tenho para você adolescente é que você pode vencer no seu tempo este mundo tenebroso. Você não precisa de uma capa de pessoas que não conheceram a Deus na sua adolescência e acham que você tem que servir a Deus como homem e perder o melhor de Deus na sua adolescência. Deus confia na nossa mocidade. E tanto confia que ele esta chamando uma geração de Samuel em nossos tempos, para que a roupa ou a maneira de ser não seja a viga mestra de santidade. Você pode ser santo mesmo sendo adolescente. Recebo muitos e-mails de jovens procurando um conselho para suas vidas. A Bíblia tem sido nossa referência nestes dias para esta geração. Mas somente aquilo que a Bíblia diz, em as hipocrisias humanas, que na maioria das vezes matam em vez de edificar. Você como disse está em tempo de decisões. Algumas delas vão valer para a vida toda. Enquanto que outras somente terão significado em tempo real. Alguns jovens hoje em dia decidiram errado e estão pagando por suas decisões atrás das grades. Outros estão carregando um filho ou filha nos braços e assim por diante. 

Diante de tudo isso, não se esqueça: Deus diz que vós sois fortes. Suas desculpas não molestarão a Deus. Ele já pronunciou uma Palavra a teu respeito. Sempre se aconselhe com seus pais ou pastores antes de suas decisões. A Palavra de Deus e também aqueles que já foram jovens em Cristo e viveram suas vidas com Deus na mocidade vão saber como te aconselhar no caminho a seguir. Você, adolescente, é o futuro pastor, líder e também a esperança de amanhã. Portanto decida sempre pelo melhor. Decida sempre pelo correto ainda que tenha alguma coisa a perder, saiba que Deus lhe recompensará.

Fique na paz.

Pr. Adélcio Ferreira
FONTE:vivos

Comentários

Postagens mais visitadas