Cardápio de Alimentação para Anemia


A anemia é uma doença que atinge milhões de brasileiros no qual é constatado falta de ferro no sangue trazendo diversos sintomas, a alimentação saudável é muito importante para combate-la.


A anemia pode ser desenvolvida em qualquer idade, porém em crianças, idosos e gestantes é mais comum já que necessitam mais de vitaminas.
A anemia é uma doença que gera muita polemica já que ataca pessoas de todas as idades, inclusive crianças e idosos que deixa de se alimentar de vitaminas essenciais. A anemia é caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de glóbulos vermelhos ou na  quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm, trazendo como consequência a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.
A má alimentação gera a anemia, porém além disso outra causa está relacionada a perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses. O ferro,  vitamina B12 e ácido fólico deve sempre está presente na alimentação do dia a dia dos brasileiros.

Cardápio de Alimentação para Anemia

Toda mãe deve estar atenta na alimentação dos seus filhos seja quando criança ou adolescente no qual trocam um prato de comida por lanches, os idosos também sofrem com a perda de vitaminas no qual deve-se fazer uma alimentação rica em ferro e vitaminas B12.
Mulheres grávidas também necessitam de uma alimentação fica em ferro já que necessita de mais vitaminas para a formação do feto.As melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal, fígado e carnes de qualquer animal  pelo fato de possuírem um tipo de ferro que é aproveitado pelo nosso organismo.

Cardápio para Anemia

Coloque no cardápio doses generosas de feijão e alimentos de origem animal. Uma boa opção é o fígado, 2 bifes garante a dose diária de que o corpo precisa: entre 10 mg e 12 mg. Entre vegetarianos, porém, é mais frequente outro tipo de anemia, a megaloblástica, quando falta ferro e vitamina B12.
O jeito é lançar mão de vegetais verde-escuros, consumidos de preferência crus, pois cerca de 70% de vitamina B12 se perde no cozimento. No leite pasteurizado, a perda pode chegar a 90%. As boas fontes desse nutriente são fígado, espinafre, feijão branco, brócolis, germe de trigo, repolho, banana e laranja.
FONTEmulherbeleza

Comentários

Postagens mais visitadas